Restaurante Ceano

Há algo de interessante que acontece na Ilha do Cabo em relação aos restaurantes e bares. Na primeira metade da Ilha, principalmente na Casa dos Desportista e até à Floresta, a vasta maioria dos restaurantes são virados ao mar (apesar de estarem localizados no outro lado da estrada), são de fácil acesso e interagem com o seu ambiente. Alguns colocam mesmo as suas mesas no passeio. Já na segunda metade da Ilha, os restaurantes estão virados para si mesmo e para o mar, colados à praia e sem interação com a envolvência. Notam-se os muros, as paredes altas e uma certa ‘privatização’ da praia. 

O Ceano faz parte do primeiro grupo de restaurantes e, com a sua localização na Casa dos Desportistas, é um espaço virado ao mar (e por conseguinte ao magnífico pôr do sol da Ilha). É um espaço que conversa com o seu meio ambiente e tem mesas no passeio, o que dá uma sensação de abertura. Tem um interior design leve, elegante e de bom gosto, perfeito para o tipo de ambiente que quer transmitir. Talvez por isso é actualmente um restaurante da moda em Luanda, onde já se torna quase impossível encontrar uma mesa a partir do fim de tarde de uma sexta-feira. 

O que comer

Este restaurante tem um menu variado (alguns dos escritores cá no LNL dizem ser grande demais) dividido em pequeno-almoço, sandwiches e tostas, sopas, saladas, entradas e peticos, pratos principais, massas e sobremesas. Há também um menu semanal, com alternância dos pratos do dia. 

Nas nossas várias visitas ao Ceano, há alguns pratos que invariavelmente acabamos por pedir. Entre as entradas e petiscos, o fresco e saboroso Tataki de atum é imprescendível. Mas também somos fãs da Bruschetta al pomodoro, das Asinhas de frango BBQ e do Ceviche de garoupa. Há também saladas um pouco acima da média comparado com outros restaurantes luandenses; a Salada do mar é a nossa preferida. No que toca aos pratos principais, pedimos com frequência o Caril de camarão, os Ribs (da terra) e, quando estamos em grupo e com vontade de peixe e marisco, o Ceano Platter para duas pessoas. Gostamos de terminar com um crumble de maçã.

Quando estamos num mood mais carnívoro, a opção é só uma: o hambúrguer do Ceano. Vem com bacon, queijo, cebola caramelizada, tomate, rúcula (não alface!), e chips de batata doce.

O brunch

O brunch do Ceano chama-se Energia Urbana e vem com ovo, bacon, cebola e tomate grelhados, cogumelos salteados, torradas, sumo natural, café ou chá. Mas há mais opções para o pequeno-almoço, incluindo ovos benedict, fruta, taças de iogurte e tostas, tudo bem confeccionado e saboroso. Felizmente, o pequeno-almoço e brunch do Ceano estão disponíveis todos os dias – não tens de esperar pela preguiça do fim de semana.  

O que beber

Há cocktails, gin tónicos deliciosos, sangrias divinais, vinhos e fino, claro. E diversos sumos naturais dependendo do dia. 

Preços

Achamos os preços do Ceano um pouco acima da média, mas, por outra, as porções são mesmo generosas. 

Considerações finais

As pessoas procuram o Ceano com frequência pelo seu ambiente, pelos cocktails, pela comida, e pelo brunch aos fins de semana. É actualmente um dos espaços mais concorridos da Ilha. Às sextas, e às vezes ao domingo, as enchentes fazem com que o serviço sofra. Contudo, é um local de eleição para apreciar a Ilha do Cabo.

Contactos

Tel: +244 923 585 602 | Ceano no Instagram | Ceano no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Chat Icon