Cá em Luanda, a penúltima semana de Junho ficou marcada por uma quantidade incrível de ricas experiências vínicas, entre elas dois Jantares Nómadas do LNL em parceria com o Clube Nómada de Hildérico Coutinho e a Angonabeiro, que aproveitou a ocasião para dar a conhecer os vinhos da sua Adega Mayor.
O Restaurante Kurah em Talatona e o Restaurante Cousteau da Marina Baía foram os palcos dos nossos jantares; coube ao Chef Ricardo Helton, no Kurah, e ao Chef Helt Araújo, no Marina Baía, criar pratos com alma angolana para acompanhar os vinhos alentejanos da Adega Mayor. A harmonização entre vinhos e as diferentes criações únicas de cada chef não deixaram a desejar – antes pelo contrário.
Foram duas noites memoráveis. Partilhamos aqui o press release da Angonabeiro:
ADEGA MAYOR REFORÇA PRESENÇA NO MERCADO ANGOLANO COM A PROMOÇÃO DE TRÊS JANTARES VÍNICOS
Marca do Grupo Nabeiro participou também na Grande Prova de vinhos portugueses
Luanda, 23 de Junho de 2023 – Com vista ao crescimento sustentado do negócio dos vinhos em Angola, a Adega Mayor, marca de vinhos distribuída em Angola pela Angonabeiro, empresa do Grupo Nabeiro, associou-se uma vez mais aos Jantares Nómadas do Luanda Nightlife (LNL), com a promoção de três jantares vínicos. Os vinhos da Adega Mayor foram os grandes protagonistas dos jantares, realizados nos dias 20, 21 e 22 de Junho.
O primeiro jantar realizou-se no restaurante Kurah, pelas 19h30, tendo a refeição estado a cargo do chef Ricardo Helton. O segundo jantar teve lugar na Marina Baía, assinado por Helt Araújo, seguindo-se o último jantar, no restaurante Embarcadouro de Luanda, sob o mote “Get Together”, onde estiveram presentes clientes e parceiros da Angonabeiro.
Ainda no dia 22 de Junho, a Adega Mayor juntou-se à Grande Prova de vinhos portugueses, promovida pela ViniPortugal, no Hotel Intercontinental Luanda Miramar, onde marcaram presença 33 produtores portugueses.
Os vinhos portugueses detêm cerca de 85% de quota de mercado em Angola, em valor das importações de vinho, estando presentes em distintos canais de venda.
“Enquanto marca de vinhos do Grupo Nabeiro, a Adega Mayor tem em Angola um dos seus principais mercados. O nosso grande objectivo é reforçar ainda mais a presença e a solidez da marca no País, não só para continuarmos a acrescentar valor ao mercado, como para sermos cada vez mais percepcionados como uma marca de qualidade”, refere Nuno Moínhos, director-geral da Angonabeiro.
A história da Adega Mayor começou a ser escrita por um sonho antigo de Rui Nabeiro, fruto da sua grande paixão pelos vinhos e pela sua terra. Em 1997 foram plantadas as primeiras vinhas em Campo Maior, na região do Alentejo, e 10 anos mais tarde, abria portas a primeira adega de autor em Portugal, desenhada pelo arquitecto Siza Vieira. Com o olhar contemporâneo da sua neta Rita Nabeiro, reinventa-se a tradição e nascem vinhos de um Alentejo ‘mayor’.
SOBRE OS VINHOS DOS JANTARES VÍNICOS
Caiado Branco 2021: Vinho de aspecto límpido e cor citrina. No nariz mostra a irreverência da sua juventude, sugerindo notas de limão e ananás maduro, complementadas por um toque floral e uma agradável sensação de mineralidade. Na boca surpreende pela frescura e harmonia, terminando longo e cheio de garra. Um vinho versátil e cheio de personalidade para os bons momentos da vida. A frescura e expressividade deste vinho são ingredientes perfeitos para acompanhar peixe grelhado, mariscos, carnes brancas e saladas.
35% Antão Vaz, 35% Arinto e 30% Roupeiro.
Caiado Tinto 2021: De cor violeta-ruby, denota um aspecto puro e convidativo. No nariz transmite juventude e exuberância, pleno de fruta vermelha doce e concentrada que nos remete para uma sensação de compota quase rebuçado. No palato é franco e sedoso, onde a acidez, a fruta fresca e os taninos salientes, mas corretos, traçam um perfil equilibrado e genuinamente alentejano. A personalidade deste jovem tinto alentejano permite-lhe uma enorme abrangência gastronómica. É um bom acompanhamento para pastas e massas ligeiras, bem como para queijos e enchidos. Releva-se uma excelente companhia numa tarde de churrasco, acompanhando as mais variadas carnes.
50% Aragonez, 30% Trincadeira e 20% Alicante Bouschet.
Adega Mayor Reserva Branco 2021: De aspecto límpido e brilhante, apresenta cor amarela citrina. No aroma temos frescura e exotismo, registos de lima e flor de limoeiro em equilíbrio com notas de fruta branca e uma agradável sensação mineral. Na boca é jovem e vibrante, segue o perfil do nariz, apontamentos tropicais de ananás fresco que nos conduzem a um final quase doce, fresco e persistente. Para a mesa ou para a esplanada, uma companhia bastante versátil. Pelo seu carácter e elegância, este vinho é um excelente aperitivo e a companhia perfeita para pratos de peixe, marisco ou carnes brancas.
50% Verdelho, 30% Viognier e 20% Arinto.
Adega Mayor Reserva Tinto 2020: Cor ruby concentrada. No nariz é profundo, com notas de mirtilo, ameixa madura e chocolate negro. No palato é amplo e equilibrado, com taninos polidos que nos remetem para um final longo e persistente. Um vinho com alma que, à mesa, pede a companhia de carnes vermelhas, caça ou simplesmente pastas, queijos de pasta mole e intensos.
40% Aragonez, 30% Touriga Nacional e 30% Alicante Bouschet.
Reserva Comendador Branco 2020: Cor citrina. Aroma intenso com notas de frutamadura (pêra, pêssego), bem conjugadas com ligeiras notas abaunilhadas da barrica. Paladar com boa estrutura, bem equilibrado, fresco, mineral e de uma longa persistência. Um branco fresco e estruturado com um perfil muito gastronómico. Revela-se excelente com pratos de peixe mais ricos e intensos ou preferencialmente com pratos de carnes brancas com algum exotismo. 70% Antão Vaz, 20% Verdelho e 10% Viognier.
Reserva do Comendador 2019 Tinto: Cor ruby, com bastante concentração. No nariz é profundo e complexo, sugere aroma de especiarias, flores do campo, fruto silvestre macerado e notas frescas de laranja desidratada. A boca segue o perfil do nariz, é densa, “cheia”, com sugestões de chocolate e grafite bem casados num conjunto que termina longo, com taninos sólidos e polidos.
60% Alicante Bouschet, 30% Touriga Nacional e 10% Syrah.
SOBRE A ADEGA MAYOR
A Adega Mayor, inaugurada em 2007, é a aposta do Grupo Nabeiro – Delta Cafés na área vitivinícola e surge como um projecto que une a arte do vinho à arte de Siza Vieira, numa homenagem à arquitetura do vinho e da vida. Com vinhas localizadas na Herdade das Argamassas e na Herdade da Godinha, em Campo Maior, a Adega Mayor tornou-se desde logo uma referência no enoturismo português ao ser a primeira adega de autor construída em Portugal.
SOBRE A ANGONABEIRO
A Angonabeiro é a empresa do Grupo Nabeiro que, desde o ano 2000, actua no mercado angolano na área do comércio e da indústria. O Grupo Nabeiro e a Delta Cafés mantêm uma forte e antiga ligação com Angola, que remonta à época em que o País ocupava já um lugar de relevo na produção mundial de café. Em finais dos anos 90, a Delta Cafés foi convidada pelo Governo de Angola a colaborar na reabilitação e reactivação de uma antiga unidade industrial, com o objectivo de relançar a marca de café Ginga, com produção de café 100% angolano. Hoje em dia a Angonabeiro é uma empresa com um vasto portefólio de marcas próprias e representadas, estando presente nas categorias de: Café (Ginga, Delta Cafés e Delta Q), Chá (Deltea, Tetley e Bom Tea), Açúcar (Delta Cafés, Delta Q e Ginga), Vinhos (Adega Mayor, Catraio e Bastardô!), Charcutaria (Porminho), Azeite (Adega Mayor, Qampo e Serrata), Leite (Puro), Água (Campilho e Natyva), , Bolachas e Tostas (Dan Cake, Aliança, Vieira de Castro e Diatosta), Azeitonas, Pickles e Tremoços (Qampo), Pastilhas e Rebuçados (Gorila e Penha), Conservas de Peixe (Magalhães/Mistral), Molhos e Temperos (Paladin e Knorr), Higiene Pessoal (Dove, Axe, Shield, Lifebuoy, Lux, Clear, Organics, Vaseline e Pepsodent), e Detergentes (Omo, Sunlight e Domestos).