Por Bolacha Bono e Cláudio C. Silva
Tem uma atividade que consegue unir todos os Kaluandas: ir à praia. Seja na Ilha, no Mussulo, numa nova descoberta nos Ramiros, ou mesmo para além do casco urbano, em Cabo Ledo ou Sangano, ir à praia é das melhores formas que temos para recarregar as baterias e nos libertarmos do stress do dia a dia.
Neste artigo, reunimos as nossas praias favoritas, cuidadosamente seleccionadas por nos proporcionarem bons momentos de lazer e descanso. A nossa esperança é que vocês também contribuam com as vossas praias preferidas; partilhem conosco experiências e dicas valiosas para que possamos ter um artigo ainda mais completo e recheado de informações úteis sobre onde nadar, comer e pausar em Luanda.
Ilha do Cabo
Praia do Panorama
A praia frente ao Panorama é das mais acessíveis na Ilha do Cabo. Parte dela tem um chão de cimento, onde o pessoal às vezes joga futebol. É uma praia gratuíta, pública, onde não precisas de levar nada para além das tuas imbambas para um picnic e um saco de lixo para levares os teus resíduos sólidos.
Todas as praias no início da Ilha têm uma espécie de desnível devido ao assoreamento da terra, por isso há que ter atenção às ondas. Contudo, esta praia é tranquila, calminha, que dá para nadar, estar com os amigos e apreciar o pôr do sol.
Praia do Panorama no Google Maps
Praia da Marinha
Ao longo dos anos, as praias públicas da Ilha do Cabo foram ficando cada vez mais organizadas: são limpas com mais frequência, oferecem mais segurança e já atraem prestadores de serviços que vendem cadeiras, bebidas e comida. A Praia da Marinha é das praias públicas mais organizadas da Ilha e a única que conta com um nadador salvador dedicado.
Praia da Marinha no Google Maps
Praia do Infinitus
Das mais novas praias organizadas da Ilha, fica mesmo em frente ao Infinitus Gastrobar e é gerida por este estabelecimento, um dos nossos preferidos. É basicamente o Infinitus em modo praia: podes contar com os teus cocktails e petiscos preferidos enquanto contemplas o mar e te levantas para o ocasional mergulho. Tens a opção de estender a tua toalha na areia ou alugar uma das espreguiçadeiras (com sombra) do Infinitus.
Praia do Infinitus no Google Maps
Praia do Malibu
Apesar de não concordarmos com as configurações atuais da praia do restaurante Malibu – parte da praia foi fechada para fazer uma espécie de “refúgio” mal conseguido, com o intuito de evitar que os transeuntes se misturem com os clientes – temos o Malibu nesta lista porque desfrutar da praia neste local é uma sensação única e até nostálgica. Remete-nos aos tempos em que o Malibu se chamava Caribe e era o ponto de encontro da cidade nos dias quentes do verão luandense.
É uma praia que sabe muito à nossa infância e a infância de outras pessoas da nossa idade (entre 25 a 35 anos). Ir à praia do Caribe, hoje Malibu, passar o dia e mergulhar naquela mar específico era uma atividade de domingo sagrada.
Praia do Malibu no Google Maps
Praia do Café del Mar
Claramente, nesta lista de praias não poderia faltar o Café del Mar. Embora agora seja mais conhecido pelas sangrias e pelo seu menu cosmopolita, o Café del Mar sempre foi “aquele spot” da praia. Preferimos ir a esta praia de manhã e adoramos estar lá nesse período do dia, seja para brunchar ou para mergulhar. Por ser uma praia privativa, está sempre limpa; tem sombrinhas, mesas de praia e um serviço atencioso, mas podes sempre levar a tua toalhinha e estendê-la na areia.
Praia do Café del Mar no Google Maps
Beach Clubs (Shogun e Lookal Beach Club)
Luanda não ficou indiferente à proliferação de beach clubs pelo mundo, e hoje conta com dois estabelecimentos dignos deste nome: o Lookal Beach Club e o recém-reaberto Shogun. Inspirados pelos Nikki Beaches da vida, ambos têm uma vibe mais virada para o glamour, com piscinas enormes, cabanas privadas, praias privativas, espreguiçadeiras ao pé da piscina ou da praia, DJs e, de vez em quando, festas. O Lookal conta com uma única cozinha (muito boa, por sinal), enquanto que o Shogun tem vários conceitos gastronómicos dentro do mesmo espaço, incluindo sushi e teppanyaki.
Shogun no Google Maps
Lookal Beach Club no Google Maps
Mussulo
Praia da Roça das Mangueiras
O Roça é o Roça, né? É dos melhores resorts em Luanda e um dos melhores locais para fazer praia no Mussulo. É um resort completo: podes fazer praia, podes comer no restaurante ou no snack-bar, podes até dormir nos lindos quartos deste espaço. Esta praia está situada numa baía de águas calmas e tranquilas; para quem não sabe nadar, são as águas ideais.
Roça das Mangueiras no Google Maps
Praia da Casa cor-de-rosa
Um marco na costa do Mussulo, do lado da baía, a Casa côr-de-rosa, localizada perto da Roça dos Mangueiras, é uma praia pública. Só tens que levar a ti, a tua vida e as tuas coisas. É um excelente spot para passar o dia na companhia dos teus queridos, e é totalmente grátis. Nem todas as praias exigem pagamento, e felizmente ainda existem praias assim na cidade.
Praia da Casa cor de rosa no Google Maps
Praia do Flamingo Bay Resort
É provavelmente a melhor praia na contra-costa do Mussulo. De facto, o Flamingo tem acesso às duas costas do Mussulo, mas a praia da contra-costa é a melhor. Este resort dispõe de perto de 50 quartos de diferentes tipologias, do lado da baía e do lado da contracosta, uma piscina vistosa, um vasto areal, um restaurante com lugar para mais de 150 pessoas, spa, bares de praia, e várias actividades de lazer e desporto.
Flamingo Bay Resort no Google Maps
Cabo Ledo
Praia do Carpe Diem
As praias do Cabo Ledo são das mais limpas de Luanda, e a do Carpe Diem não foge à regra. Dá gosto nadar aqui, e nem é pelas ondas. Ir ao Cabo Ledo, e particularmente ao Carpe Diem, é toda uma experiência. Cria-se uma expectativa, uma ansiedade, e exige preparação prévia. Poder acordar e dizer, “vamos a Cabo Ledo!” é um luxo, um acontecimento. O segredo de usufruir do Carpe Diem na sua plenitude é ir ao longo da semana: tens a praia praticamente só pra ti.
Não te esqueças de almoçar lagosta no restaurante, e depois, compra peixe aos pescadores ao lado para ser degustares durante a semana. Voltas pra cidade com o coração cheio.
Praia dos Surfistas
Para os apaixonados do surf, é simplesmente a melhor praia de Luanda. Conhecemos malta que sai de Luanda todos os dias para surfar as ondas aqui antes do começo do dia de trabalho. Apesar de estar cada vez mais infraestruturada, com bar e restaurante de praia, casas de banho, e o resort Eco Carpe Diem no cume da “montanha”, a Praia dos Surfistas mantém a sua vibe rústica e meia-selvagem. Nos dias da semana, fica praticamente deserta.
Praia dos Surfistas no Google Maps
Sangano
Praia do Boutique Lodge Sangano
O Boutique Lodge Sangano é um charmoso resort à beira-mar numa zona menos concorrida (e, por isso, mais barata) que Cabo Ledo. Dispõe de vários bungalows a escassos metros da praia, um restaurante e bar, um extenso areal, e uma calmaria que faz esquecer a cidade. O extenso areal proporciona um ambiente de paz e tranquilidade, ideal para relaxar enquanto as crianças brincam; as águas são calmas e a praia é limpa. Perfeito para recarregar as baterias.