Escrito por Erica Ferreira
Consequência do projecto “Comer o Mundo”, uma viagem culinária à volta do mundo com a mulher, o Asiático do Chef Kiko Martins é uma mistura do Nepal e Japão. Tudo neste restaurante foi pensado ao detalhe: a recepção como num balcão de check-in, o longo corredor escuro da entrada, de onde podemos apenas avistar o terraço e o bonsai milenar que coroa a sala. Quando passamos finalmente a pesada cortina, o instinto faz-nos lançar um wow de admiração.
Prato Principal
Os pratos estão divididos entre quentes e frios e, como tem sido frequente nos restaurantes de Lisboa, os menus são de partilha. Aconselham 3 a 4 pratos para duas pessoas; dá para provar um bocadinho de tudo. Nós já fomos em grupo, a pensar nisso!
Dos 12 pratos da lista, pedimos 9: Nigiri de Carapaus, Guiozas e Tom yum, Sashimi de Vieiras, Ceviche de Laos, Spring Rolls de Tártaro Atum, Yakitori de Polvo Agridoce, Rosbife Coreano, Noodles Vietnamitas e Arroz Thay Com Leitão.
Os pratos vão aterrando na mesa como pequenos aviões de papel. Quando nos observamos mais de perto, percebemos que todos eram de origami (arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel) o empratamento é uma arte, a harmonia e a estética prevalecem até que, uma vez na boca, a experiência é sempre inédita.
Os Spring Rolls são rolinhos fritos recheados de tártaro de atum, crocantes e macios ao mesmo tempo. Os Nigiris de Carapau são servidos em cima de um suspiro salgado que se desfaz na boca e tempera as fatias cruas de carapaus. O Ceviche de Laos tem um monte de texturas: atum fresco, molho com tapioca, cubos de lichias e um creme doce. O Polvo chega à mesa a fumegar. Fantástico!
Sobremesa
As sobremesas são a conclusão perfeita da sinfonia que foi a refeição. Os sabores e as texturas continuam a ser harmoniosos e explosivos. Pedimos Chocolate e Wasabi, Tapioca Galang Galang, Sticky Rice Vietnamita e Caril Doce, e mais uma vez partilhamos. Os prémios foram para o Sticky Rice e para o Caril, que recomendamos vivamente.
Bebidas
Para optimizar a experiência da refeição, experimente um copo de saqué, típico do Japão. Senão, pode acompanhar com um vinho ou um cocktail da casa.
Atendimento
O serviço é rápido e atencioso, digno de um restaurante desta envergadura.
A Reter
- O espaço, memorável;
- A comida de autor
A Melhorar
- A conta: salgado.