Junho 1, 2016
No momento em que escrevemos estas linhas, 100 USD custam 38.000 AKZ no mercado informal. É practicamente impossível adquirir divisas nos bancos comerciais. Não há dólares, não há Euros, não há moeda estrangeira. Como consequência, as pessoas simplesmente pararam de viajar para fora, ou então o fazem com muito menos frequência. Mas será este o motivo para ficarmos eternamente em casa, presos num filme de terror financeiro, na incapacidade de sairmos deste pesadelo? Não nos parece.
Não vamos aqui fingir que existe turismo interno no verdadeiro sentido deste conceito, e muito menos uma indústria organizada e estruturada que o suporte. Entretanto, já começam a haver algumas opções, ainda que apenas para viajantes com um poder de compra acima da média. Estas opções são invariavelmente mais baratas que o custo total de trocar Kwanzas na rua e efectuar uma viagem ao exterior, e oferecem a oportunidade de conhecer a imensidade e o potencial turístico deste país. Partilhamos aqui alguns lugares espalhadas por Angola, bem como dicas sobre como melhor aproveitar a sua viagem.
Sem mais rodeios:
Campismo
Ao contrário de outros países melhor desenvolvidos, não é comum ver parques de campismo em Angola. Contudo, é cada vez mais comum ver pessoas a acampar, e em alguns lugares, como na praia de Cabo Ledo e na costa benguelense, certamente não será o único. Muitos destes lugares são de difícil acesso, por isso recomendarmos sempre ir com jipes bem equipados e condutores experientes.
Por esta Angola afora, há inúmeros lugares espectaculares para acampar. Partilhamos nas aqui alguns destaques, enviados pelos nossos amigos (em ordem: costa benguelense e Pungo Andongo, em Malanje) e a Praia da Mariquita.
Praia da Mariquita, Namibe
Este projecto, localizado numa bela praia deserta da província do Namibe, é gerido em parceria com o empreendimento hoteleiro Kimbo do Soba, do Lubango. Infelizmente o aldeamento, que incluirá bungalows e um pequeno parque de campismo, ainda está em construção, sem data prevista de abertura. Contudo, talvez os mais aventureiros podem montar tendas e usufruir da magnífica praia.