Mais 3 Restaurantes com boa relação Preço-Qualidade
A série “Onde comer bem e barato em Luanda” (que já vai na sua quarta edição) congrega os que têm se tornado nos artigos mais lidos deste portal. Devido ao seu sucesso, e devido principalmente à contínua desvalorização do Kwanza e o correspondente aumento do custo de vida dos luandenses, até porque sobe tudo menos o salário, continuamos a não maiar: tratamos logo de escrever o quarto artigo desta série para vos dar a conhecer mais 6 restaurantes com uma boa relação preço-qualidade. Pode ter a certeza que a quinta ed. está a caminho.
Em primeiro lugar, há que esclarecer alguns pontos: barato não significa o mesmo para toda gente, e seguramente que esta lista não será de agrado de todos os nossos leitores. Outro ponto: Luanda é das cidades mais caras do mundo. O que é barato aqui, em Nova Iorque é um jantar num excelente restaurante com um cocktail incluído. Cocktail sério, diga-se de passagem. Ou seja: esta lista é para ser apreciada com base na nossa realidade peculiar, onde, em média, o preço de um prato de carne ronda os 3.000 AKZ e um prato de peixe ronda os 3.500 AKZ.
O que segue é uma lista de vários restaurantes onde é possível comer bem e comer barato, sem stress de kumbu, nas maiores das calmas. São lugares que apreciamos bastante não só pelos preços mas também devido ao atendimento simpático e o ambiente acolhedor e caloroso. São lugares onde ainda é possível não levar a carteira recheada e mesmo assim sair de lá com a barriga cheia. São lugares que, em larga medida, trataram de manter os seus preços mesmo depois da mais recente desvalorização do Kwanza.
Sem mais rodeios:
Segredo dos Sabores
Quando são os próprios guardas e lavadores de carros nas redondezas a dizerem-te “mos kotas aí nesse quintal tem comida muito boa mesmo. Comida à sério…”, não temos como não ir. O restaurante-quintal Segredo dos Sabores, nas imediações do Largo Do Ambiente e ao lado da Sistec, é frequentado por trabalhadores da zona. Os pratos do dia custam 1.300 AKZ; no dia em que fomos, escolhemos esta deliciosa Feijoada em lugar do Calulu de peixe fresco e seco e a Jardineira. Vale mesmo a pena.
Fica aqui a dica: Não esqueça de experimentar as sobremesas da casa. E se preferir, pode sempre pedir take-away ou entrega ao domicílio/escritório.
Bacchus Restaurant & Bar
Localizado na baixa de Luanda, bem próximo ao Clube Dom Q, o Restaurante Bacchus é um espaço elegante, confortável e moderno que serve almoços económicos e saborosos. Os pratos do dia do Bacchus raramente passam os 2.200 AKZ, e há sempre a opção do Prato Económico que normalmente ronda os 1.600 AKZ. A comida é de boa qualidade e a gastronomia é variada – foi aqui onde comemos um dos melhores frangos à cordon bleu em Luanda.
Fica aqui a dica: O Bacchus está aberto todos os dias, incluindo domingo, até depois do jantar. É um bom lugar para começar a noite, principalmente se o destino final for a discoteca Dom Q.
Nossa Sombra
O restaurante Nossa Sombra está inserido num pequeno viveiro de plantas; a sensação, sentados aqui e rodeados de verde, é de paz e sossego, mesmo estando o restaurante em pleno coração de Luanda. Para o almoço, a Nossa Sombra serve pratos do dia de peixe e carne, sopa, bitoques, hamburgueres, diversos petiscos, e pizzas. As sobremesas incluem petit gateau, baba de camelo, mousse de maracujá, bolos caseiros, salada de fruta, entre outras iguarias. Os preços raramente ultrapassam os 3.000 AKZ para o almoço. O bitoque são 2.000 AKZ, o hamburguer 1.500 AKZ, e as pizzas 2.600 AKZ.
Fica aqui a dica: A Nossa Sombra tem uma boa variedade de sumos naturais feitos com polpa de fruta.
Nossa Sombra no LNL