Publireportagem
Aberto há quatro anos, o Espaço Luanda é hoje um dos mais concorridos restaurantes de Talatona, conhecido principalmente pela sua forte oferta de carne de alta qualidade. Mas a atractividade do Espaço vai para além da restauração: é também um centro de formação, devido a sua parceria com a Escola de Hotelaria e Restauração de Talatona, e um local onde a arte e cultura angolana é promovida, seja pelas constantes exposições de esculturas e pinturas, ou ainda pela música ao vivo de quinta-feira a sábado, todas as semanas. O Espaço Luanda tem ainda outra particularidade interessante: mesmo em tempo de crise, continua a contratar jovens competentes e ainda não teve de despedir alguém por falta de clientela. Antes pelo contrário…
O Espaço
Descontraído, bem decorado, amplo e agradável, o Espaço Luanda está localizado em frente ao novo complexo administrativo de Talatona, onde está sediado o Ministério de Administração do Território, numa rua conhecida como Rua do MAT. A sala interior é uma das maiores da cidade, albergando mais de 100 pessoas; é sempre fácil acomodar grupos grandes e tanto o ambiente como o espaço são apelativos para reservas de grupos. Num dos cantos da sala está montado um palco onde já tocaram nomes como Paulo Flores e Mayra Andrade, mas onde também sobem jovens talentosos do promissor mercado angolano. Perto do bar e da área de espera encontrará a porta que dá acesso à confortável esplanada; importa realçar a existência de um parque de estacionamento privado vigiado, para a comodidade, conforto e segurança dos que visitam este lugar.
A aposta na formação
Uma das principais características do Espaço Luanda é que quase toda equipa é constituída por estudantes da Escola de Hotelaria e Restauração, localizada por trás do restaurante. De facto, o restaurante e a Escola partilham a mesma cozinha, que é usada para a formação dos estudantes. É, por isso, totalmente normal ser servido algo por um estudante que outro estudante cozinhou, sob a direcção do chef Celestino Fernandes.
Somos apreciadores do atendimento do Espaço Luanda. Começa logo no momento em que entramos para o restaurante, onde somos recebidos por duas raparigas que tratam de levar-nos a nossa mesa. Os jovens são profissionais mas descontraídos, e procuram ser rápidos na execução dos seus trabalhos. A comunicação entre eles é uma constante: quando o gin tónico está quase a acabar, vem logo alguém a mesa para saber se queremos outro. Reparamos também os garçons sabem descrever os pratos da cozinha bem como os vinhos, algo ainda um tanto quanto anormal em Luanda.
A Gastronomia
Apesar do principal foco do Espaço Luanda ser a carne grelhada, o restaurante tem um dos menus mais diversificados e extensos que já vimos aqui na capital, dividido em várias secções, incluindo aperitivos, tábuas de presunto, enchidos grelhados e queijos, sopas e saladas, carpaccios, peixes e mariscos, e massas. Tem também um pequeno menu infantil e diversas sobremesas.
Mas é na carne que está o grande trunfo do Espaço Luanda. Entre as suas escolhas tem cortes conhecidos como o fillet mignon, entrecote, acém, alcatra, o famoso T-bone e o ribeye, bem como carne maturada, como a vazia e o fillet mignon. A carne pode ser grelhada na brasa ou frita, servida com ou sem molho, ou mesmo grelhada na pedra em frente de si. A picanha na pedra é um dos pratos mais requisitados aqui. Uma das mais recentes novidades do Espaço é o Fondue, que oferece ao degustador a oportunidade de cozinhar a sua carne no tacho.
Todas as carnes são servidas com “batata especial” e “arrozinho de feijão”.
Há, contudo, certos pratos que se destacam e que merecem o seu interesse. Comece com o Creme de lagosta, servido com dois pedaços do crustáceo (2.600 AKZ), ou um delicado carpaccio de polvo (3.500 AKZ); as Tiras de choco crocante (3.600 AKZ), uma interpretação do chef do nosso conhecido choco frito, é outra opção acertada. Entre os peixes, o Bacalhau com broa servido dentro da carcaça da broa, acompanho por legumes e batata (4.950 AKZ), é particularmente saboroso.
Se estiver com desejo de massas, recomendamos num piscar de olhos a Pasta semba, uma mistura de massa fina com camarões, ameijoas, molho de tomate e manjericão.
Para os assumidamente carnívoros, não tem como ignorar uma das principais estrelas da casa, o T-bone steak. São 600 gramas de carne de alta qualidade; o preço de 8.900 AKZ sugere uma refeição para ocasiões especiais ou para os mais apaixonados apreciadores deste corte. Se estiver numa onda de partilha, das melhores maneiras de pôr a prova a cozinha do restaurante é pedido o Misto terra e mar, para duas pessoas (15.500 AKZ): contém polvo, gambas, lagostas, peixe, picanha, acém. Para os que não são apreciadores de carne vermelha, a Espetada mista do mar para duas pessoas (12.500 AKZ) é mais que tentadora.
O Espaço Luanda já é bastante conhecido pela sua Picanha na pedra (5.500 AKZ para uma pessoa, 9.950 AKZ para duas), mas ainda poucos conhecem o Fondue (preços variam entre os 16.500 AKZ para o Fondue de carne de novilho a 20.300 AKZ para o Fondue de carne, marisco e peixe). Concebido para duas pessoas, é uma maneira divertida de cozinhar no conforto da sua mesa.
Nenhuma refeição deve acabar sem um momento doce. Para terminar com uma memória agradável, porque não um Apple crumble, ou o sempre recomendado Brownie com gelado? Do nosso lado, o que mais gostamos de pedir são os Churros, e achamos que o Espaço Luanda é o único restaurante na cidade que os sirva.
Aos sábados, o restaurante serve pratos tradicionais angolanos; de segunda a sexta, aos almoços, tem a possibilidade de escolher o conhecido Menu Kamba por 4.000 AKZ. Este menu executivo inclui couvert, prato principal de peixe ou carne, sobremesa, e um refrigerante ou cerveja. Alternativamente, pode também optar por almoçar no refeitório do Espaço Luanda, aberto ao público operado em parceria com a Escola de Hotelaria e Restauração de Talatona; aqui, o almoço custa 2.100 AKZ, é servido por estudantes e inclui o prato principal e uma bebida. O acesso é feito pela Escola, atrás do Espaço Luanda.
De realçar que o Espaço Luanda foi um dos restaurantes que mais menus vendeu durante o Angola Restaurant Week 2015.
O que beber?
Este restaurante tem uma lista de bebidas e vinhos é extensiva. Cervejas, aperitivos, mais de 10 marcas de gin, vodkas, runs, e uma série de digestivos de diversas qualidades. Entre os vinhos, é clara a preferência de vinhos portugueses.
Ao sair…
Passe pela sala reservada a venda de pinturas, esculturas e outras peças de arte; para uma experiência um pouco diferente, vá às sextas e aprecie música ao vivo na sala interior.