A província de Benguela tem uma rica oferta gastronómica. Um dos expoentes máximos da restauração benguelense é o Luna Ocean Club, um dos nossos espaços preferidos nesta região. É um lugar para comer, para fazer praia, para ouvir música ao vivo, ou mesmo só para saborear um copo no lounge ou bar à beira-mar. Localizado na Restinga do Lobito, zona nobre da cidade, o restaurante combina vários ambientes num só e conta com um vasto areal, típico dos restaurantes aqui. O menu é bastante variado e serve tanto para almoços e jantares como também para refeições ligeiras e snacks.
O que comer
A cozinha é um misto de influências portuguesas, brasileiras, angolanas e italianas, e por iss há de tudo um pouco: sopas, saladas e muzonguê, peixes e mariscos, carnes, massas, pizzas, diversos snacks e algumas sobremesas. É uma cozinha consistente, apesar de um ou outro prato não ser inteiramente do nosso agrado. Na nossa mais recente visita ao Luna optamos por uma entrada de ostras grelhadas; as desta região são gigantes. Outras opções incluem mexilhões, gambas, e carpaccio. Apreciamos também um belo arroz de garoupa, um dos nossos pratos de eleição neste espaço.
Há dois pratos de bacalhau que também recomendamos: o Lascas de bacalhau à sulano, servido com esparregado de gimboa, súmate e funge, e o Bacalhau à Lobito-velho, um prato da casa que inclui o lombo do peixe assado e servido por cima de uma cama de pasta de caranguejo, acompanhado por batata doce à murro. Para fãs incondicionais de marisco, a Travessa de Mariscos à Mwangolê é a escolha acertada.
Entre as carnes, prova o Filet Mignon à Mwangolê, que é servido com batatas fritas, presunto, ovo estrelado e molho de cerveja, ou ainda a Costeleta à Fazendeiro. O Tornedó Ocean Club, um bife de lombo grelhado servido com puré de abóbora, legumes e molho de cerveja, é outra boa opção.
Para a sobremesa, vale a pena provar a Tarte de limão.
O que beber
O Luna tem uma carta de vinhos modesta e dominada por vinhos portugueses, incluindo alguns que não vemos com frequência nos restauantes do país (Messala Alvarinho foi é um deles). Há fino Eka e Cuca, diversos cocktails, sumos naturais, refrigerantes, e bebidas espirituosas, entre outras opções.
Preços
Consideramos justa a relação preço-qualidade do Luna. É um restaurante de referência na província e os preços refletem isso. Os pratos de peixe variam entre os 8.500 aos 20.000 AKZ (a Travessa de marisco, para partilhar), enquanto que os de carne rondam os 7.500 aos 20.000 AKZ (grelhada mista para 2 pessoas). A tarte de limão custa uns 4.000 AKZ, mas é de longe a sobremesa mais cara. O preço médio dos snacks é de 4.000 AKZ, e as pizzas custam em média uns 5.000 a 7.000 AKZ.
Considerações finais
O Luna Ocean Club é o tipo de restaurante onde se gastam horas a saborear não só a comida como o espaço em si. Dá para fazer praia, petiscar, beber um copo e ter uma refeição recheada, não necessariamente nesta ordem. Uma viagem ao Lobito fica mais completa com umas horas passadas aqui.
Contactos
Tel: 926 963 939
Luna Ocean Club no Facebook
Luna Ocean Club no Instagram