Cape Town, e por conseguinte, África do Sul, já viram melhores dias. O país depara-se com várias crises em simultâneo, entre elas uma crise de energia que faz com que durante várias alturas do dia, a “luz vai” – tal como aqui em Angola – o que é chamado de loadshedding por aquelas partes. Só que a África do Sul, não estando habituado a este fenómeno, não conta com uma proliferação de geradores como nós cá na banda.
Mas não é por isso que Cape Town deixou de ser um destino por excelência para quem pode fugir da crise cambial, social e inflacionária que é o nosso dia a dia. A Cidade do Cabo continua com os melhores restaurantes do continente e uma oferta gastronómica e vínica difícil de superar; durante a nossa última viagem lá, ainda este ano (2023), constatamos isto mesmo.
Os 8 lugares nesta lista, entre restaurantes, mercados e quintas vinícolas, demonstram exatamente isto. Se conseguires vender um rim para comprar o bilhete da TAAG, as divisas para gastares e um quarto de hotel onde dormir, estes lugares fazem (quase) valer o rim que vendeste.
Belly of the Beast
Este restaurante de fine dining no City Bowl foi sem sombra de dúvidas a melhor refeição que comemos em Cape Town nos últimos tempos. Algumas coisas a saber: não há menu. Não há um número fixo de pratos. Comes o que os chefs prepararem pra ti e pronto. As reservas são obrigatórias e o restaurante só tem 30 lugares. Têm apenas um serviço de almoço e um serviço de jantar.
Por alguma razão, fomos bafejados pela sorte (alguns crentes vão dizer que foi Deus, outros vão dizer que é feitiço) e conseguimos uma mesa sem reserva prévia; o que se seguiu foi um almoço extraordinário que foi augmentado com a harmonização de vinhos de Western Cape. Uma experiência íntima, ímpar e memorável. Sugestão: Assim que reservares a viagem, reserva também uma mesa aqui.
Almoço: R550 (30 USD)
Jantar: R750 (41 USD)
bellyofthebeast.co.za
Belly of the Beast no Instagram
Frankie Fenner Meat Merchants
Muitos restaurantes sul-africanos compram a sua carne aqui. “Encontramos o agricultor certo. Compramos o animal inteiro. Desmontamos com respeito. Usamos todas as peças que podemos.” Esta é a missão deste “talho”, e quando vês (e provas) a carne, percebes porquê. É algo surreal.
Há muito que procuramos carne de qualidade similar aqui em Luanda, tanto em restaurantes como em talhos por tudo que é canto, mas simplesmente não existe. Se tiveres um espaço na mala, compra uns nacos congelados de carne de vaca, porco, borrego, a escolha é tua. Mas compra. Não te vais arrepender. O que nós fizemos: fomos à loja deles em Woodstock durante o almoço e comemos umas costeletas de borrego grelhadas no local. Quase choramos.
ffmm.co.za
Frankie Fenner Meat Merchants no Instagram
Fyn
Em 2022, o FYN foi o primeiro e único restaurante africano na lista dos World’s 50 Best Restaurants, onde entrou de rompante na posição 37; neste ano, caiu para a posição 75, mas mesmo assim é o restaurante em África com a melhor classificação. Define-se como um restaurante de alma e inspiração japonesa que utiliza os melhores produtos sul-africanos, e procura combinar o melhor dos dois mundos.
A sala de jantar do Fyn, com a sua cozinha totalmente aberta e as enormes paredes de vidro com vista para Lion’s Head e Table Mountain fazem parte do encanto deste espaço. Sendo um menu de degustação de alto nível, a refeição é demorada, mas vale a pena. Se não tiveres divisas suficientes para o extenso menu do jantar, opta pelo menu de almoço – o restaurante tem vários menus que podes escolher, incluindo um vegetariano e outro só de peixe e mariscos.
fynrestaurant.com
Fyn Restaurant no Instagram
The Bailey on Bree
Durante vários anos o Chef’s Warehouse em Bree Street foi um dos nossos restaurantes preferidos em Cape Town pela qualidade das tapas do Chef Liam Tomlin, sempre surpreendentes, pelo ambiente acolhedor do espaço e pela loja de cozinha logo ao lado. Entretanto o Chef’s Warehouse fechou e mudou-se para o lado oposto da estrada, onde faz parte um complexo de dois restaurantes e um bar.
O complexo chama-se The Bailey on Bree e alberga o novo Chef’s Warehouse at The Bailey, o restaurante The Bailey Brasserie, e por fim um rooftop bar chamado The Old Bailey. Enquanto que o novo Chef’s Warehouse continua com as tapas irreverentes do antigo espaço, o Bailey Brasserie apostou num menu dos clássicos brasseries de Paris, fazendo uso de ingredientes sul-africanos sempre que possível.
the-bailey.co.za
The Bailey no Instagram
Codfather Seafood & Sushi
Este lugar é um templo aos verdadeiros amantes de peixe, marisco, e sushi. Localizado em Camps Bay, com uma linda vista para o mar e Lion’s Head, o Codfather é muito diferente dos lugares chics e trendy que populam este bairro de Cape Town. É um espaço que às vezes faz lembrar um mercado de peixe requintado, onde as pessoas falam e riem alto.
No Codfather, só há menu de vinhos. Tudo o resto é escolhido no balcão. Depois de escolheres a tua mesa, o garçon leva-te à montra para escolheres que peixes e mariscos queres comer; as tuas escolhas são depois pesadas, grelhadas, e levadas à tua mesa. Simples assim. As iguarias marítimas deste restaurante são deliciosamente frescas e cozinhadas de forma simples mas saborosa, de tal modo que o sabor do produto sobressai.
codfather.co.za
Codfather no Instagram
Thali
Como fãs incorrigíveis de comida indiana, o Thali é das melhores experiências que já tivemos nos últimos tempos, e sem dúvida a melhor comida indiana que já provámos em Cape Town. É mais um restaurante do universo de Liam Tomlin, e por isso o conceito é de partilha como se de tapas se tratassem. E ainda bem, pois as porções aqui são enormes e a comida é sensorialmente rica.
A maneira de servir no Thali é um pouco fora do convencional. Em vez de pedires pratos individuais, o menu é para 2 pessoas e inclui uma série de pratos, desde entradas à sobremesa; a refeição leva pelo menos uns 90 minutos. Se fores num grupo de 4 pessoas, por exemplo, pedem dois menus para a mesa; se tiverem amigos ou familiares vegetarianos ou veganos, há menus específicos para eles.
chefswarehouse.co.za/thali
Thali no Instagram
Oranjezicht City Farm Market
Para obcecados por gastronomia e tudo que for comestível, este é o paraíso em Western Cape. Sendo que a região é extremamente rica em termos de agricultura, este farmer’s market localizado na V&A Waterfront é uma excelente forma de te familirizares e comprares o melhor que se cultiva por estas bandas. Vegetais, frutas, peixe, carne (o Frankie Fenner Meat Merchants tem um stand aqui!), queijos, óleos, azeites, vinhos e muito mais preenchem os vários stands que compõem esta feira.
Mas não seria uma feira gastronómica se não pudesses também comer e beber. Há uma boa variedade de stands a vender os mais diversos tipos de comida, e a escolha é tanta que é sempre melhor fazer uma ronda pelo espaço todo antes de escolheres onde gastares as tuas preciosas divisas. Só não te esqueças de algo: vai cedo, porque a feira fecha às 14h00.
facebook.com/OZCFarm
OZCFarm no Instagram
Cavalli Estate
Este guia não estaria completa sem mencionarmos pelo menos uma quinta vínicola. A última que conhecemos foi a Cavalli Estate, onde não sabíamos se ficávamos mais impressionados pela arquitectura, a vista, o espaço, a comida ou os vinhos. Ou talvez uma combinação de tudo isto…
O Cavalli Estate fica na região de Helderberg, em Stellenbosch, há sensivelmente 50 mins do centro da cidade de Cape Town. Vale a pena ires com calma para usufruires de tudo que a quinta tem de oferecer: as provas de vinho, a galeria de arte, e claro, uma refeição no restaurante, onde o cardápio é realmente impressionante.