Baía da Musserra: Um pedaço de paz perto de Luanda

P U B L I R E P O R T A G E M

Por Winnie Carmo

O Resort Baía de Musserra nada mais é do que um sonho de casa em reforma que começou a ser construído há 11 anos, por um holandês que fez de Angola a sua casa e da Baía de Musserra o seu refúgio paradisíaco.

Localizado na província do Zaire, o resort começou com a construção de uma casa, que depois inspirou a construção de um jango, uma zona de praia, alguns bungalows, até que hoje, temos um resort com capacidade para hospedar cerca de 22 pessoas.

Este espaço é o resultado de materiais e mão de obra 100% locais. Inclusive, a maior parte do pessoal que trabalha no resort atualmente fez parte da sua construção, literalmente pondo a mão na massa. O gerente, por exemplo, é um exímio carpinteiro, com um talento artístico que acentuou ainda mais a personalidade aconchegante do lugar.

A pouco mais de 190 km de Luanda, a Baía de Musserra é perfeita para rápidas escapadelas da capital do país, principalmente se a sua intenção for recarregar as baterias, comer bem e sentir-se como um rei.

Arquitectura e Decoração

Ao entrar, o hóspede é recebido pela área aberta de entretenimento do resort. Lá, encontrará uma mesa redonda de madeira local, posicionada em frente à churrasqueira. Notará que o chão é uma mistura de madeira e pedras, que indicam sutilmente o caminho em um padrão ziguezagueante.

O espaço está repleto de plantas e flores bem cuidadas, transformando o jardim em uma obra de arte que transpira tranquilidade e hospitalidade. Além disso, vai reparar no forno de pedra cuidadosamente construído para preparar pizzas e pães, servidos aos hóspedes sempre que possível.

O jango que separa a área de entretenimento dos bungalows tem uma mesa de snooker, uma mesa de jantar artesanal e uma lareira, grande o suficiente para sentir como se estivesse a assistir ao fogo queimar os troncos, numa moldura de pedra de 72 polegadas.

Mais perto do restaurante/bar, tem um corredor com redes de descanso, para poder desfrutar de um livro ao som das ondas. Ainda por perto, tem uma área onde uma fogueira é acesa, se assim os hóspedes o desejarem.

Notamos também que muitos elementos estruturais e decorativos do espaço adotam formas arredondadas, mais orgânicas, espelhando o que encontramos na natureza.

Os Quartos

O resort tem duas tipologias de alojamento: bungalows e estúdios, que diferem muito pouco, sendo a principal distinção o tamanho dos mesmos.

Os estúdios, mais pequenos, encontram-se mais perto do mar e os 4 fazem parte de uma só estrutura, o que permite que haja conexões entre eles, aos pares, permitindo assim que se aluguem 2 estúdios como 1 apartamento para 4 pessoas.

Já os bungalows, construídos individualmente, são um pouco maiores do que os estúdios e têm todos uma varandinha exterior com uma mesa e 2 cadeiras de madeira, caso os hóspedes queiram desfrutar do ar livre, sem sair do seu espaço privado.

Todos os alojamentos têm uma cama confortável, ar condicionado, uma casa de banho com todas as comodidades necessárias e guarda-fatos disponível. Ao estar neles, a sensação é de uma cabana romântica, com o mosquiteiro a proteger a cama e a ventoinha pendurada num teto cónico, que deixa a esteira exposta, exibindo o orgulho nos materiais locais.

Serve mencionar que o resort tem um bungalow dedicado a pessoas com mobilidade reduzida, que está atualmente na sua fase final de construção.

Como pode imaginar, o resort foi criado para o convidar a fazer uma pausa na azáfama da vida moderna e desfrutar do prazer da conexão com os elementos naturais.

O Restaurante e Bar

Na verdade, tanto o restaurante quanto o bar são duplicados, uma vez que os hóspedes podem ser servidos no jango, perto da entrada do resort, quando estão na área da praia.

No jango, as mesas ficam no 1º andar, onde vai encontrar, uma vez mais, mesas artesanais, elementos decorativos esculpidos à mão e até persianas feitas pela mão de obra angolana, na província do Zaire. Aqui, a vista para o mar é deslumbrante e o pôr-do-sol ganha um laranja-fogo brando, mas muito vívido.

Já na área da praia, vai sentar-se nas cadeiras de plástico amarelas, cobertas por uma estrutura de madeira, que o ajudará a proteger-se do sol. No bar, pode pedir o seu cocktail favorito ou ainda deliciar-se com um fino, apropriadamente gelado.

E se pensou que tudo isso já é bom, espere até provar uma garfada da comida confeccionada pelo Chef Carlos Neto. Não só vai arregalar os olhos, como vai pedir por mais.

Alguns pratos que se destacam são a Paella e o Carpaccio. Porém, à hora do almoço tem uma seleção interessante de peixe e carne grelhados, acompanhados com legumes salteados e uma salada de massa para refrescar o prato.

Informação importante

  • Check-in: das 15h às 21h
  • Check-out: 12h

Refeições incluídas na diária: pequeno-almoço, almoço e jantar
Bebidas não incluídas no valor da diária

Nº de quartos: 11

  • Bungalows – 7
  • Estúdios – 4

Preços por noite (Akz, 2pax):

  • Bungalow – Akz 150.000 (se ficar somente 1 noite)
  • Bungalow – Akz 135.000 (se ficar 2 ou mais noites)
  • Estúdio – Akz 135.000 (se ficar somente 1 noite)
  • Estúdio – Akz 125.000 (se ficar 2 ou mais noites)

Preços por noite (Akz, 4pax):

  • Estúdio duplo – Akz 275.000 (se ficar somente 1 noite)
  • Estúdio duplo – Akz 250.000 (se ficar 2 ou mais noites)

Preços para crianças (máximo 2 por alojamento):

  • Dos 0 aos 5 anos –  não pagam
  • Dos 6 aos 12 anos – Akz 20 000/noite, incluindo todas as refeições

OBS.: Camas-extra são disponibilizadas mediante solicitação

Contactos

Tel: +244 928 003 312
Mapa

2 Comments

  1. Luís & Cátia says:

    Baía da Musserra.
    A peaceful place to relax and enjoy the South Atlantic sea. The rooms are comfortable. Our children had a lot of fun.
    Congratulations to Charles and Clarice who welcomed us very well and always with special attention.
    We really liked.

  2. Luís e Cátia says:

    Um lugar tranquilo e de um tremenda paz para relaxar e aproveitar o mar do atlântico sul. Os quartos são confortáveis.
    Os nossos filhos divertiram-se.
    Parabéns ao Charles e Clarice que nos receberam muito bem e sempre com uma atenção especial.
    Gostamos muito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *