Esta zona da baixa de Luanda há muito que necessitava de um restaurante deste calibre. O Alquimia, como foi batizado, tem como força criativa o chef Octávio Neto, um dos chefs angolanos mais conceituados e experientes da actualidade, e conta com a consultoria gastronómica do chef português Carlos Duarte Afonso, que durante dois anos foi responsável pela excelente cozinha do Oitto, em Lisboa. Apesar de ter aberto há apenas 4 meses (foi inaugurado em setembro de 2024), o Alquimia é, na nossa opinião, um dos melhores estabelecimentos de restauração da cidade neste momento.
O que comer
Da cozinha do Alquimia, vemos uma oferta rica em produtos nacionais, ingredientes de qualidade e aquela criatividade já característica do chef Octávio. Durante a semana há pratos do dia (uma opção portuguesa, outra angolana) e à noite, predomina o menu à la carte.
Isto não é um estabelecimento de fine dining — aliás, o fine dining propriamente dito ainda não existe no nosso país — mas sim de comida de conforto feita de forma elevada. Há vários pratos memoráveis no menu, que merecem ser destacados. O inigualável Arroz de limão com garoupa e amêijoas é talvez o nosso preferido; recomendamos também a incrivelmente tenra Bochecha de porco cozinha em baixa temperatura e servida com purê de mandioca, e, quando estamos com a carteira mais recheada, o Camarão tigre grelhado servido com um magnífico molho de manteiga.
Aos domingos, gostamos de saborear o tradicional Cozido à portuguesa, eternamente familiar mas feito de tal forma que cada ingrediente, cada corte de carne, consegue brilhar individualmente.
O que beber
A carta de vinhos do Alquimia é maioritariamente composta por vinhos portugueses, destacando-se o serviço de vinho a copo, uma oferta ainda pouco comum nos restaurantes da cidade. As opções disponíveis a copo são de boa qualidade. Quanto aos cocktails, merecem especial destaque: os nossos parabéns ao barman pela sua execução primorosa.
O atendimento
Durante estes quatro meses o Alquimia teve a oportunidade de melhorar substancialmente o seu atendimento, e hoje apresenta um serviço eficiente, simpático e eficaz. Nota-se que os garçons conhecem bem o menu e são capazes de fazer recomendações que valem a pena.
Preços
Os preços do Alquimia são bastante competitivos tendo em conta a localização do restaurante e qualidade dos ingredientes que serve. O Cozido à portuguesa, por exemplo, custa cerca de 12.000 AKZ e a dose é mais do que generosa. Claro, há pratos no menu que esvaziam a carteira, mas regra geral, a relação preço-qualidade aqui é de salutar.
Considerações finais
Temos reparado que, ultimamente, quando nos pedem sugestões para um encontro romântico, um jantar de aniversário, uma refeição especial ou um restaurante que mereça uma visita, o Alquimia figura invariavelmente no topo da lista. É uma excelente adição ao panorama gastronómico de Luanda, e esperamos que mantenha a consistência e qualidade que nos tem proporcionado. Recomendamos!
Contactos
Tel: +244 942 459 066
Alquimia no Instagram
Alquimia no Google Maps