O Restaurante e Cervejaria Bessangana é a unidade de restauração mais recente do Grupo Sol Maior (o Grupo também detém o Esplanada Grill e o Espaço Luanda). Dinamene Boornois, responsável pela comunicação do espaço, explicou-nos que “…o propósito deste lugar passa por homenagear a cultura da Ilha, em particular, e as mulheres de trajes de panos, as nossas Bessanganas.”
O Conceito
O Bessangana prima pela aposta na gastronomia e cultura angolana, com especial foco num público mais informal e descontraído. A isso, alia exposições de artistas plásticos a exibições de grupos tradicionais aos finais de semana, num ambiente agradável. “Faz todo o sentido termos um ambiente de lounge. Não de noite, mas de final de tarde. Trabalhando o que há de melhor na Ilha; praia, pôr de sol e música ao vivo,” elaborou Rui Yen, o gestor.
O Espaço
Somos recebidos por uma ampla esplanada com vista para o mar, que é também usada como palco para música ao vivo; artistas conceituados como Paulo Flores e Yola Semedo recentemente passaram por aqui.
No interior, duas salas segmentam-se: a comum, espaçosa, com um design vidrado, em sincronia com elegantes colunas de madeira, e a sala mais íntima, com casas de banho privativas e capacidade para 50 pessoas, dominada por tons brancos. Está disponível para aluguer e inclui um lounge privado. “Parabenizamos a Arquitecta Maria João Telles Grilo, que concretizou uma leitura muito bem conseguida daquilo que pretendíamos”, esclareceu-nos Rui Yen.
A Equipa
É composta por 110 colaboradores; João Jamba é um dos chefes de sala assim como Alcino Nunes, supervisor e único expatriado no Grupo. Sublinhou-nos que “Passamos mais tempo aqui do que em casa, e isso só é possível porque somos uma família, e gostamos do que fazemos”. A cozinha é comandada por três chefes: Octávio Neto nomeado Chef do Ano nos Prémios LNL 2018 , Celestino Fernandes e Hudmayk Castro, mas conhecido como Mike.
A Comida
Além do seu já famoso serviço de carnes (bifes e grelhados), o Bessangana dispõe de variadas sugestões do dia onde inclui opções tradicionais como o Mufete, Calulu e Caldeirada. “Temos muito orgulho da nossa equipa jovem, e temos o propósito de tornar o nosso restaurante numa referência’’, destacou o chef Octávio.
Entre as entradas encontrará multiplas opções de petiscos; o pica-pau do mar e as gambas ao alho são os mais pedidos.
Nos pratos principais surgem mais opções que não se vêm com muita frequência nos menus da cidade: a salada de polvo com mandioca, a tábua do mar (combinação generosa com variados mariscos) bem como o peito de frango com ravioli e ginguba, todos estes muito bem recomendados pelo chef. Experimentamos uma das jóias da casa , o Tomahawk Steak, um delicioso e imponente naco de carne de costela de vaca, feita mesmo a medida para os amantes de carne. No que toca aos pratos de peixe, o bacalhau rústico com puré de cenoura em camas de folhas da terra é uma das opções que não desencanta; o sabor não deixou os créditos em mãos alheias.
Para um final de refeição condigno, por que não experimentar o pudim de cerveja (isto é uma cervejaria, afinal), ou o agradável gateau de múcua? São as sobremesas mais pedidas.
Bebidas
Além das cervejas nacionais (o Bessangana é o único lugar em Angola que serve Fino Eka, bem como as já habituais N’gola, Nocal e as três alternativas de Cuca), esta cervejaria oferece vários cocktails, caipirinhas e sangrias feitas com cerveja. “Abraçamos o desafio de criar um conceito distinto, não queríamos ser apenas mais um restaurante,’’ confidenciou-nos o Alcino.
Experimentamos uma caipirinha de maracujá com Cuca Preta; a combinação de proporções na medida ideal torna-a nem doce nem amarga, bastante agradável, e surpreendentemente refrescante. A Sangria de frutos vermelhos a base de Cuca loira é outra opção interessante.
Projecções para o futuro
O Grupo Sol Maior Pretende inovar com cervejas sazonais de pressão. Em Outubro deseja, celebrar o Oktoberfest, promovendo uma cerveja específica.