Broadway Bar & Restaurant

Publireportagem

“Este restaurante indiano no coração de Luanda continua a ser um instrumento para mudar as percepções de cozinha do subcontinente.”
– A Gerência do Broadway.

A cidade de Luanda está repleta de restaurantes que servem apenas os clássicos da gastronomia angolana e portuguesa; tal é a influência da cozinha portuguesa nos cardápios locais que já se torna difícil distinguir entre as duas. A gastronomia brasileira não fica muito atrás: a picanha com feijão preto e arroz branco é dos pratos mais comuns em qualquer tipo de restaurante. É, por isso, uma lufada de ar fresco almoçar ou jantar num lugar onde bacalhau a lagareiro não consta no menu, nem bitoques ou garoupinha grelhada ou churrasco nacional. E o prazer é maior ainda quando a comida a confeccionada com mestria e qualidade…

O Broadway Bar & Restaurant, também conhecido como o Restaurante do Andy ou Andy’s Restaurant, é precisamente um destes lugares. Localizado na Rua Joaquim Kapango, no Maculusso, mesmo ao lado da Loja Andy (no país desde 1979) e a escassos metros do Largo da Sagrada Família, o Broadway é considerado por muitos – angolanos, americanos, portugueses, e até mesmo indianos – como o melhor e mais autêntico restaurante indiano na capital.

Muitos dizem serem transportados para outro país quando entram em determinados restaurantes. No Broadway, acontece mesmo isto. Há muito que os proprietários das Lojas Andy’s espalhadas por Luanda nos habituaram ao seu estilo de decoração excêntrico. Já a decoração do Broadway é um pouco mais comedida, mas continua a ser fora do normal: toda a parede lateral do restaurante é composta por volumosas cortinas vermelhas de veludo; a própria entrada ao restaurante é feita pelas cortinas. Lá dentro a luz ténue ilumina de forma discreta um espaço confortável e aconchegante.

Normalmente a recepção ao espaço é feita pelo Sr. Sibi Kumar, um muito simpático indiano a viver em Luanda há vários anos. A competente equipa de garçons é toda angolana e tem um conhecimento alargado do vasto menu – mas parece um pequeno livro – do Broadway. E é precisamente na variedade dos pratos que está o forte deste espaço. Os amantes da rica tradição culinária indiana vão encontrar de tudo um pouco: diversos tipos de caril, biryanis, butter chicken, kebabs, samosas, kohliwadas, pakhoras, diversos pratos feitos em forno tandoor, e até alguns clássicos chineses. E o naan de alho é simplesmente delicioso.

Entre os pratos que mais apreciamos no Broadway são os que contêm borrego, devido a incrível textura da carne, o caril e os grelhados; contudo, a nossa equipa ainda não provou um mau prato aqui. Um toque que apreciamos: os pratos principais vêm servidos em lindas panelinhas. Recomendamos que peça sempre algumas entradas e aceite as sugestões de sobremesa para ter uma experiência mais completa desta cozinha oriental.

O único senão do espaço são os preços elevados; muitos pratos principais ultrapassam a barreira dos 4.000 AKZ, sendo alguns deles superiores a 5.000 AKZ. Talvez por isso o Broadway não seja um sítio para se ir sempre, mas quando lá se vai, jamais se esquece. Quando estiver com vontade de algo diferente, com certeza que se lembrará do restaurante acortinado no Maculusso.

“O restaurante oferece uma sofisticada experiência de refeições com esforço da sua equipa dedicada, serviço discreto e comida tentadora com a qual poucos podem competir.” – A Gerência do Broadway.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *