LNL em Cape Town: Pot Luck Club

“Quem cá vem uma vez quer sempre voltar”! Isto nos foi dito na nossa primeira viagem à cidade mãe da África do Sul, Cape Town. E o facto de estarmos de volta concretiza a profecia.

Desta vez, após explorarmos o sector mais informal (Mzoli’s), bem como a rota dos vinhos em Western Cape e as 48 horas na “Cidade Mãe”, fomos atrás dos gourmets mais renomados da cidade. O objectivo principal era um jantar no The Test Kitchen, mas a concorrência é tanta, que as vagas esgotam-se num piscar de olhos, sendo necessário reservar com meses de antecedência.

Mas, como bons anfitriões, deparando-se com a impossibilidade de satisfazer o nosso pedido, a equipa do The Test Kitchen sugeriu-nos uma alternativa, que foi aceite e cuja experiência dividimos convosco nas próximas linhas. Embora menos que o seu similar, este restaurante também goza de grande popularidade, tanto que conseguimos marcar os últimos lugares disponíveis para o jantar com 4 semanas de antecedência.

O seu nome é The PotLuck Club. Situa-se num bairro em ascensão nos arredores do centro da Cidade do Cabo, no icónico Old Biscuit Mill. O restaurante está no andar mais alto do edifício e o acesso é feito através de um elevador panorâmico, que nos permite desfrutar de uma vista privilegiada da área. Achamos que esta poderá talvez ser a melhor maneira de começar uma experiência do género.

Complementando a viagem de acesso ao estabelecimento, a própria entrada se apresenta de forma imponente à saída do elevador. O elemento mais marcante é o logo do restaurante no espaço entre o corredor e a porta de entrada, dando assim as boas vindas aos clientes. Após a recepção pelo pessoal da casa, fomos dirigidos à nossa mesa: no balcão adjacente a cozinha, na parte central das traseiras da sala.

A Comida

O restaurante é especializado em tapas, incorporando elementos locais nas suas receitas que podem ser definidas como interpretações modernas desta variedade gastronómica de origem espanhola.

A cultura de tapas, sob as vestes dos famosos petiscos, sempre foi apreciada em Angola. Lembro-me dos tempos dos famosos “matabichos de garfo”, onde essas iguarias eram confeccionadas para o deleite dos mais-velhos em casa.

Actualmente, os petiscos servidos em Luanda (e provavelmente até no resto do país) têm estado a ser cada vez mais inovadores e apreciados pelo público, um fenómeno carimbado pela iniciativa denominada “Rota dos Petiscos Tigra“, do Luanda Nightlife. Nesse contexto, a nossa “crítica” ao PotLuck Club não poderia ter sido mais oportuna.

Como é comum em estabelecimentos especializados em tapas, o menu do PotLuck Club não é estruturado da forma habitual, com entradas e pratos principais. Ao invés, o cliente encontra na sua mesa além da ementa, uma lista na qual os pedidos seleccionados são anotados e entregues aos “garçons”. Estes podem ser realizados a qualquer altura da refeição e estão divididos em 6 grupos distintos: “salty”, “sweet”, “umami”, “sour”, “bitter” and “sweet ending”.

A sequência dos pratos no nosso jantar foi a seguinte:

  1. Tartare de vaca com gemas de ovos de codorniz e torradas. Um prato especial no dia que não faz parte do menu habitual;
  2. Arancini com parmesão e mozzarela de bufalo (umami);
  3. Ovo frito a Wok com alho preto, purê de cogumelos e espargos assados (umami);
  4. Sliders de peixe PotLuck Club (umami);
  5. Barriga de porco Pho (sour);
  6. Alcatra de Springbok com ketchup de beterraba (sweet);
  7. Fillet de vaca fumado com pimenta preta e molho de “cafe au lait” trufado (umami);
  8. Batata frita de grão, parmesão e queijo de cabra com aioli e ketchup de tomate (salty);
  9. Tarte de chocolate cocoafair com gelado de bourbon e pó de limão, alfazema e café (sweet ending);
  10. Heaven’s bacon (bacon dos céus – tradução livre): tarte da maçã e amêndoas com manteiga de amendoim queimada, gelado de pipocas, gomas de maçã e bacon polido com xarope de ácer (sweet ending);

O elenco é sem dúvidas composto por altas estrelas, com o arancini – cremoso e com a textura perfeita; o tartare – tenro e a jorrar sabores na boca; e a barriga de porco – como habitual, sem desiludir! Uma das nossas partes preferidas do porco; a merecerem uma menção especial.

No entanto e como em todos os casos, dentre as estrelas, há sempre as que brilham mais. Nesse caso, sem grandes margens pra erro, os mais destacados foram os sliders de peixe – mini hamburgers que levaram as nossas papilas gustativas à outros patamares (após recuperarem-se das queimaduras, uma vez que vêm extremamente quentes) e o bacon dos céus – uma sobremesa com bacon… serão precisas explicações adicionais?!!?

Se as descrições não deixam bem claro, provavelmente as fotos o farão. Caso nem estas sejam convincentes o suficiente, aproveitamos a afirmar o óbvio: esta foi uma experiência gastronómica excelente!

O frenesim da cozinha, ver os pratos ganharem forma bem na frente dos nossos olhos, o ambiente, cores, texturas, sabores… enfim! Uma vivência multi-sensorial muito bem conseguida e altamente recomendada.

Se estiver a planear uma viagem à Cape Town, então não se esqueça de fazer uma reserva neste que, sem dúvidas, deve figurar dentre os melhores restaurantes da cidade.

LNL in Cape Town

Com três voos semanais da TAAG entre as duas cidades, crescendo para cinco a partir de Outubro, Luanda e Cape Town estão cada vez mais próximos. Para os amantes de boa comida e bom vinho, Cape Town é um excelente destino; é também a cidade mais próxima de Luanda com maior oferta de tanta qualidade. Capital legislativa da África do Sul e a sua segunda cidade mais populosa, Cape Town aparece frequentemente nas listas de melhores destinos turísticos do globo pela sua beleza natural, pela variedade das suas atrações turísticas, pelas diversidade das suas praias, pela sua história, pela sua arquitectura única, pelos sua produção vinícola, pelo seu jazz, e, claro está, pela sua gastronomia e vida nocturna.

A série LNL in Cape Town, disponível também na nossa aplicação, vos dará a conhecer alguns dos nossos destinos preferidos na Cidade do Cabo e arredores. Boa leitura e bom apetite!

Contact

  • +27214470804
  • Pot Luck Club, Woodstock, Cape Town – Western Cape

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *