LNL no Kubico: Suflê de Frutos Vermelhos e Chocolate do Chef Ricardo Helton

Apaixonado pela Culinária desde pequeno, tendo como influência a Avó e a Mãe que sempre trabalharam no ramo, o Chef Ricardo Helton estudou cozinha e pastelaria em França e depois rumou para a Inglaterra, onde obteve uma formação em Produção Alimentar Industrial no Easton College. Depois de estágios em Londres e Bruxelas, em 2003 abriu o Blitz (dinner & dance) em Lisboa.

No regresso a Luanda trabalhou para a Universal SODEXO como responsável de recrutamento e formação de novos talentos na restauração, e em parceria com a Escola de Hotelaria e Restauração de Talatona, foi responsável pelo primeiro projecto de formação de 550 quadros no sector. 

O Chef Helton teve também passagens pelo Complexo de Eventos Palmeiras (Presidência), onde criou o projecto de padronização e foi Chef Executivo do grupo durante 2 anos; pelo Nikki’s House, como Chef, e pelo Delícias de Paris, onde assinou a nova carta dos 4 restaurantes do grupo. Em 2017 criou a marca Unique By Chefs com o serviço Gourmet e Catering Volante para eventos privados e corportativos.

Actualmente é Chef Executivo do Espaço Luanda e responsável de estágios da Escola de Hotelaria e Restauração de Talatona; assina a Rubrica de Culinária do Programa Grandes Manhãs da Zap TV.

Podes ver o Chef a fazer esta receita no IGTV do LNL

Suflê de frutos vermelhos com Chocolate

Ingredientes (4 doses)

4 Claras de ovo
50 gr de açucar
2 Colheres de creme pasteleiro.
2 Colheres de geleia de frutos vermelhos
Manteiga QB
Chocolate picado QB

Modo de preparo:

1. Com o pincel unte a forma com manteiga de baixo pra cima, leve ao frio por 30 segundos e repita o processo, use o chocolate para untar depois de ter utilizado a manteiga novamente, leve ao frio.

2. Junte o creme pasteleiro e a geleia e bata vigorosamente, Reserve.

3. Bata as claras em castelo, e quando estiverem firmes vá adicionando gradualmente 1 colher de açúcar para que solidifiquem na perfeição.

4. Adicione metade das claras ao preparado do creme pasteleiro e bata vigorosamente com uma batedeira manual, após incorporar adicione o resto das claras e bata gentilmente com uma espátula para não perder o ar.

5. Adicione o preparado as formas já untadas e com a ajuda de um pano bata por cima de uma bancada 3 vezes para perder o ar que está por baixo da forma, retire o excesso do preparado ao cimo com a ajuda de uma faca e leve ao forno por 12minutos a 180graus.

6. Retire do forno e polvilhe açúcar de confeiteiro e faça um furo com a ajuda de uma faca ao centro e adicione um pouco de geleia de frutos vermelhos.

Bon Apetit…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *