O peixe que comemos na Barraca da Tia Vivi ficou connosco longas horas após termos deixado as ruas esburacada deste icônico bairro luandense, a Chicala, onde melhor se come peixe em Luanda. A Barraca da Tia Vivi está entre muitas outras ao longo da Rua Massano de Amorim, a principal artéria deste bairro histórico, mas a panela de feijão a aquecer por cima do grelhador de carvão chamou-nos a atenção. Isto, e as persistentes chamadas e acenos da principal garçonete. Não nos fizemos de difíceis e aceitamos o convite; foi uma decisão mais do que acertada, pois foi aqui onde comemos um dos peixes mais saborosos que já provamos nesta urbe.

O que comer
Mufete, mufete e mais mufete. Duvidamos se tens outra razão para te deslocares até aqui. Não há menu, pois a única escolha que tens de fazer é o tipo e tamanho do peixe que queres consumir. O peixe é depois temperado com a receita secreta da Tia Vivi – receita esta que inclui sal, limão e gengibre (este último uma novidade para nós) – e grelhado sobre o carvão. Creio que era a primeira vez que os comensais do LNL sentados à mesa provaram peixe temperado com gengibre, e o deleite foi unânime. Cada um tem a sua preferência de peixes, mas num bom dia a Tia Vivi tem uma variedade interessante: calafate, carapau, linguado, galo, taco-taco, e chopa são os que se destacam. O molho feito nesta barraca também merece destaque: cebola e tomate triturados, azeite e vinagre no ponto.
Um bom feijão é parte integrante d’um mufete em condições. Não deve ser descurado e tem bastante importância. Gostamos dele um pouco mais espesso do que é servido nesta barraca, mas esta é uma preferência particular. Sobre a banana pão cozida e a batata doce, não temos nada a apontar.
Preços
A dose que vê na foto acima – o calafate escalado com todos os kitutes – custa 5.000 AKZ. Achamos justo tendo em conta o tamanho do peixe e quantidade dos acompanhamentos.
Biossegurança
À entrada o estabelecimento oferece sabão líquido e água para lavar as mãos, bem como álcool gel. Os pratos, talheres e as mesas são devidamente desinfectados antes do seu uso.
Considerações finais
Dos melhores peixes que já comemos na Chicala. Dois dias depois, ainda estávamos a falar entre nós sobre o tempero.