a Biológica

Este pequeno espaço nas Ingombotas é a realização de um sonho de três amigos que acharam ser possível abrir um restaurante em Luanda onde a maioria dos pratos são vegetarianos ou veganos, e vários são sem glúten. Tiveram também a “sorte” de abrir portas cerca de um mês antes da chegada da pandemia ao país e o subsequente encerramento dos restaurantes, pelo menos para refeições presenciais. Não obstante, hoje a Biológica é um restaurante vibrante e alegre que criou a sua comunidade e mantém-se fiel aos seus princípios: sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. Ah, e comida saborosa!

A Biológica serve pequenos-almoços, brunches, almoços e lanches, com um meno focado em bowls, tostas e panquecas, ovos, sumos naturais, e smoothies. São usados ingredientes sazonais, o que significa variedade no que é servido (bowls semanais diferentes, sumos feitos com as frutas disponíveis), e os preços são justos. É um lugar a ter em conta mesmo se és um carnívoro sem salvação.

O que comer

O menu da Biológica está dividido por tipos de comida: Tostas, mini bowls, ovos, panquecas, bowls de salada, sumos e smoothies. Todos os dias há sopas, bolos e bowls de frutas diferentes, e todos os dias o brunch está disponível. O brunch inclui sumo natural, panquecas, bowl de iogurte, tosta à escolha, ovos, café ou chá, e custa 12.000 AKZ. Quando cá viemos gostamos de experimentar pratos que não vemos com frequência nos menus da cidade, como a tosta de hummus caseiro com cogumelos salteados, ou ainda a de banana com manteiga de amendoim; somos fãs da mini bowl de aveia com maçã, canela e a fruta do dia, e também das Pink Pancakes, que são cor de rosa por serem feitas de beterraba, aveia, fruta e mel. 

Talvez o pedido que mais fazemos aqui são os Ovos Biodicted: ovos escalfados servidos por cima de pão torrado, fiambre, rúcula ou outras folhas e regado com o delicioso molho hollandaise. Nas raras ocasiões que decidimos experimentar outro tipo de ovo, vamos com o Shakshuka (pão, refogado de tomate e ovos escalfados). Não curtes ovos? Sem makas, tem tofu mexido. As bowls de salada funcionam bem para o almoço (Litoral é a melhor), e não conseguimos fazer nenhuma refeição aqui sem um sumo natural ou smoothie para acompanhar. Os sumos são feitos de raíz e a máquina trituradora faz bastante barulho, o que é um pouco malaike num espaço com um pé direito tão alto. Mas é um “à parte” picuinhas para sumos com 5 ingredientes. 

Por fim, importa falar um pouco sobre o Bio Market: frascos de ingredientes, condimentos e molhos caseiros que a Biológica faz para venda. Estamos a falar de cogumelos salteados, pink hummus, cebola caramelizada, pestos, leite de aveia, maionese vegana, e muito mais. Tudo isto, bem como o menu normal da casa, está disponível para take-away ou entrega ao domicílio. 

Preços

Consideramos que a relação preço-qualidade é justa tendo em conta a óbvia qualidade dos ingredientes usados nos pratos. As tostas variam dos 1.600 aos 2.800 AKZ, os mini bowls são 2.000 AKZ, os Ovos Biodicted são os mais caros a 2.700 AKZ, as Pink Pancakes custam 2.500 e os bowls de salada custam entre 4.000 a 7.500 AKZ. Sumos naturais: 2.200 – 2.700 AKZ com 5 ingredientes, e o smoothie mais caro custa 3.000 AKZ. 

Biossegurança

Alcóol-gel na entrada, garçons com máscaras, distanciamento entre as mesas e desinfecção constante nas mesmas…tudo como mandam as recomendações dos órgãos competentes. O menu está disponível em formato digital (QR code). 

Considerações finais

Este é um espaço lindo, despretensioso e acessível que tem como principal bandeira comida saudável e saborosa que faz-te sentir bem. Um oásis para vegetarianos e veganos em particular, mas igualmente refrescante para quem goste de alimentação honesta.

Contactos

  • +244931291249
  • ola@abiologicaluanda.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *