LNL em Lisboa: 48h de Cozinha de Fusão

Escrito por Erica Ferreira

A cozinha de – leia-se, “com-fusão” – é isso mesmo: um pandemônio. É uma mistura, que não é carne nem peixe, não é de cá nem é de lá, mas, quando feita com amor, prática e conhecimento, torna-se um pacto político-culinário entre países e continentes, onde quem ganha são os amantes do comer bem.

O LNL viajou para Lisboa, onde os estrangeiros, viajantes e nómadas pousaram as suas malas, abriram restaurantes e oferecem, a quem se quiser aventurar, uma viagem gustativa de onde não vai querer sair.

Bowl

O BOWL deve ocupar, com a esplanada da rua, um espaço útil de 40 m2. É pequenino no tamanho, mas um gigante dos sabores. Passamos por lá durante o fim de semana, de manhã, para tomar um brunch que inclui uma bebida, meio Bowl (com base de fruta ou de papa de aveia), um Waffle ou uma Tosta e uma bebida quente para terminar.

Por 15€, pudemos ir à Índia com o Golden Latte, à China com uma Waffle de Matcha ou à Itália com o Waffle de Courgette, pesto e queijo Feta (com escala na Grécia). O melhor é comida sem culpa, pois é toda saudável, com várias opções sem glúten e sem açúcar.

O restaurante não chega a ter 20 lugares sentados e as opções de bowls são todas com nomes de cidades Portanto, se conseguir um lugar, endireite as costas da cadeira, escolha o seu próximo destino e com certeza esta será uma óptima viagem.

Endereço: R. Francisco Metrass 34B, Lisboa – Portugal
Tel.: +351 914 065 174 / +351 21 587 9592
Email: bowl.geral@gmail.com
Horário: Todos os dias, das 10h às 18h

Poke

Apesar das aparências, não viajamos para Lisboa só para comer e depois do nosso pequeno-almoço saudável, entre meia dúzia de sacos de compras, descobrimos que o El Corte Inglês tinha todo um andar gourmet. Imaginem isto: um andar inteiro dedicado à satisfação das papilas gustativas.

Demos a volta ao andar e sentamo-nos no Mauí. De uma viagem do Chef de Cozinha a esta ilha vulcânica, o Poke é a parte do Hawai com influências japonesas, esquecendo as que estão na outra direcção: os Estados Unidos de América.

No Poke, vai poder comer peixe e marisco cru, sem ser sushi e, apesar de alguns pratos serem complexos nas texturas e nos sabores, vale a pena passar por aqui, nem que seja para dar um abanão aos sentidos e sair da zona de conforto, afinal, com apenas 8 horas de avião, viajamos quase 19 000 kms. Aloha!

Contactos
Endereço: El Corte Inglês, Gourmet Experience, Piso 7, Avenida António Augusto Aguiar, 31, Praça de Espanha, Lisboa – Portugal
Horário: De Domingo à Quinta-feiras, das 12h à meia-noite | Sexta e Sábado, das 12h à 01h da manhã

Rua

Ao entrar no Rua, ficamos com uma sensação, ainda que breve, de claustrofobia. Assim que nos sentamos, percebemos que afinal estávamos na manga do avião que nos ia levar directamente para o Rio de Janeiro, em admiração perante o Mural do Eduardo Kobra, de seu nome Etnias. Logo aqui, já consegue perceber que vai ser uma volta ao mundo.

O menu, concebido para partilha, é dos melhores que já vimos nos últimos tempos. Começamos a nossa viagem no Japão, com um Ginzu (gin) com lichia, que nos abriu o apetite. Partimos com destino ao Perú e ao México, com uns tacos de polvo e camarão que são o sucesso da carta. Fomos à China e à França, com um Bao de Pato confitado, pimentos e cebola caramelizada, para acabar a viagem, mergulhados numa barriga de porco assada em baixa temperatura, que não sabemos de onde veio, mas que nos deixou com saudades de lá voltar.

O melhor do Rua não está na comida: lá, não somos turistas; estamos em casa.

Endereço: Rua de O Século 149 a, 1200-434 Lisboa – Portugal
Tel.: +351 214 065 099
Email: info@ruaprincipereal.com
Horário: 18:30 – 00:00

Brunch do Mundo

O Brunch do Mundo não é um restaurante, mas sim um evento. Quase todos os sábados do mês, a dupla de hospedeiras do Brunch do Mundo leva pouco mais de 20 pessoas a uma viagem por um continente do mundo.

Os lugares são concorridos, divulgados no final do mês anterior, na página do Instagram. Por 18€, fizemos um cruzeiro por 5 a 7 países da Oceânia. Fomos à Austrália, à Micronésia, à Papua Nova Guiné, às Ilhas Kiribati e a mais uns tantos países.

A viagem é atípica, numa cafeteria kitsch no 4º andar de um prédio do LX Factory, que que acolhe os 22 passageiros da viagem que acontece numa mesa comprida, com loiça vintage e que dura em média 2 horas e meia.

O trabalho transmite alguma pesquisa, experiências, muitas falhas, alguns acertos e resulta em uma experiência que, para além de gustativa, é cultural e acolhedora. O ambiente é familiar e, se a dupla apostar em levar-nos em Classe Executiva, com certeza terá um sucesso ainda maior que o actual.

Aqui, a cozinha é feita com amor. Pelo valor de 3€ pode levar uma lembrança para casa: a granola caseira inspirada no destino.

Contactos
Endereço: LX Factory – Kitschen LX, Cowork Lisboa, 103 Edifício I 4º andar, Lisboa – Portugal
Tel.: +351 961 406 554
Email: brunchdomundo@gmail.com
Horário: Confirmar no instagram

O Watt

Encerramos a nossa viagem pela fusão que se tornou Lisboa, no WATT. Em plena Avenida 24 de Julho, escondida no betão do novo edifício da EDP, está uma pequena floresta tropical, onde o que se come vem da Terra, sem fritos nem químicos e corantes.

Fomos de malas, que ficaram guardadas no bengaleiro, enquanto íamos ao Perú, com um Pisco já clássico da casa. A nossa entrada deixou-nos com um pé em França e outro no Japão: aqui, o Steak Tartare é servido com alga Nori. Partimos a seguir com destino à Amazônia e ao Norte de África, com camarões servidos em cama de lentilhas, com massala indiana, o tudo cozinhado em folha de bananeira, que nos emocionou com a beleza do prato. Acabamos no Brasil, com uma sopa de frutos vermelhos e gelado de açaí, antes de recuperar as nossa bagagem e partir para outros destinos. Boa viagem!

Contacts
Endereço: Edifício Sede EDP, Avenida 24 de Julho, 12, Cais do Sodré, Lisboa – Portugal
Tel.: +351 211 369 504
Horário: Segunda à Quarta, 12:00 – 15:30 | Quinta a Sábado, 12:00 – 17:00, 19:00 – 00:00
Map

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *