Localizaçāo
O Hotel Mucumbli fica localizado na Ponta Figo, distrito de Lembá, sendo que a pequena vila de Neves é a povoação mais próxima. O nosso voo proveniente de Luanda aterrou em São Tomé já depois de escurecer; a viagem para o Mucumbli partindo do aeorporto dura cerca de uma hora por estrada, percorrendo inúmeras curvas e contracurvas. Devido a falta de iluminação da estrada, a única que liga o aeroporto ao norte da Ilha, e do seu pobre estado de conservação, é vivamente recomendado que faça a viagem com alguém que conhece a estrada: ligue para o Mucumbli antes da partir de Luanda e eles o vão buscar ao aeroporto com muito agrado.
O Hotel
O Mucumbli é limpo, remoto, e sossegado. Apaixonar-se-á pela beleza do meio ambiente que o rodeia e a vista magnífica e omnipresente do Atlântico, visível do seu bungalow e do restaurantes. O Hotel tem 5 bungalows, cada uma com a sua própria varanda virada para o mar, casa de banho privada com água quente e fria, electricidade e uma pequena mesa. A Praia das Furnas fica a 5 minutos a pé, descendo a pequena encosta do Mucumbli. Se desejar explorar a ilha, o hotel oferece uma série de serviços incluindo mototaxi, excursões pedestres guiadas, excursões de barco, aluguer de bicicleta, e visitas guiadas aos pontos turísticos da Ilha. Há internet disponível durante o jantar apenas no restaurante.
Os Quartos
Os espaçosos quartos do Mucumbli, que têm nomes de diversos frutas-pão da Ilha, denotam bom gosto e uma preocupação com o meio ambiente. Os principais materiais usados são pedra e madeira (o choveiro da casa de banho, todo ele feito de pedra, foi um dos detalhes que mais apreciamos. , e todas as janelas estão protegidas por redes para evitar a entrada de insectos. Contudo, prevalece o facto de estarmos no meio de uma floresta e todos os dias adormecíamos com pequenas lagartixas nas paredes do quarto. Faz parte. Toda a decoração no hotel e nos quartos é feita por artesãos locais.
O preço de um bungalow para duas pessoas é de cerca de 75 USD por noite.
Higiene
Todas as áreas públicas e privadas do Mucumbli visitadas pela nossa equipa apresentavam bom nível de limpeza e higiene.
Atendimento
Durante a nossa estadia fomos atendidos várias vezes por uma funcionária pouco simpática, mas a grande maioria dos trabalhadores do Mucumbli são bastante atenciosos e bem-humorados. O serviço é um pouco demorado, mas bom. Ninguém tem pressa, muito menos nós.
Comida e Bebida
Come-se muito bem no Mucumbli – o restaurante do hotel atrai visitantes dos outros hotéis da Ilha e de são-tomenses também. A gastronomia é são-tomense e italiana (o dono do Mucumbli é italiano) e todos os ingredientes são locais, desde o peixe ao café às frutas. É sempre uma boa ideia experimentar o peixe da Ilha e a massa pesto. Deliciosos.
Relaçāo Preço – Qualidade
Comparar os preços do Mucumbli (e no resto de São Tomé) com os preços que se practicam em Angola é receita para entrar em depressão. É incomparável. Por 75 USD/noite usufrui de uma vista soberba, um descanso de qualidade, pequeno-almoço, e aquele sossego sem preço. Excelente relação-preço qualidade.
A reter
- A beleza do Mucumbli e do espaço envolvente;
- A relação preço-qualidade. Come-se e está-se muito bem no Hotel por um preço muito acessível quando comparado com os preços practicados em Angola;
- Decoração dos quartos e do hotel em geral;
- A presença ecologicamente sustentável do Mucumbli.
A melhorar
- O nosso quarto precisa de uma manutenção básica em algumas janelas, para repôr a rede que impede a entrada de mosquitos e outros insectos.
Comodidades:
- Restaurante
- Mototaxi
- Excursões pedestres guiadas
- Excursões de barco
- Aluguer de bicicleta
- Visitas guiadas aos pontos turísticos da Ilha
A Ilha de São Tomé
Durante a nossa estadia em São Tomé, percorremos a ilha de uma ponta a outra, uma viagem que durou cerca de 9 horas com paragens. Partilhamos aqui algumas fotos e notas das principais atrações que vimos.
A cidade de São Tomé
É pela arquitectura da pequena cidade de São Tomé, capital do país, que é mais visível o passado colonial português deste arquipélago. Apesar do seu tamanho, a cidade é movimentada e foi um prazer percorrer as suas ruas. Uma das principais atracções da cidade é o Forte de São Sebastião e o Museu Nacional de São Tomé e Príncipe, um bom ponto de partida para conhecer melhor o país e a sua história.
Foi também em São Tomé que comemos uma das melhores refeições da nossa estadia, um prato típico são-tomense que combina peixe grelhado fresco com fruta-pão, arroz e salada.
Praia da Lagoa Azul
A Lagoa Azul é uma das praias mais linda na Ilha. Aqui, o mar tem um azul mais brilhante…
Porte Alegre
É no sul da Ilha, e mas precisamente em Porto Alegre, que se encontram algumas das melhores praias do país.
As Roças
As famosas roças de São Tomé eram os principais centros agrícolas do país durante a época colonial. Estas grandes fazendas, que às vezes mais parecem pequenas vilas, cultivavam café e cacau, as duas principais mercadorias que o país exporta.
Fotos: Público, Deutsche Well, Buála e LNL.
Contact
- +2399908737
- mucumbli@gmail.com