LNL Revisited: Elinga Teatro

Texto por Djanira Barbosa

Multifacetado, multicultural, multi-usos, épico.

Talvez nem essas características consigam expressar absolutamente a atmosfera que se vive no icónico espaço “Elinga Teatro”.

O Elinga é um daqueles lugares que faz parte indissociável da vida cultural da cidade e é referência primeiramente pela arquitectura colonial do edifício de dois andares, cuja data de construção aponta para algures século XIX. O espaço abarca ainda uma sala de espetáculos, sala para exposições, um bar a céu aberto com palco para pequenos concertos, salas de ensaio para música, dança, teatro e afins.

Localizado na baixa de Luanda, propriamente no Largo Tristão da Cunha, nº 17, o edifício está integrado numa zona de antigos sobrados, na sua maior parte considerados como património histórico e cultural da cidade. Porém, o edifício do Elinga acabou por ser desclassificado como tal no ano de 2012 e actualmente o espaço está marcado para ser demolido e dar lugar a um parque de estacionamento. Existem várias e bem movimentadas campanhas a tentar impedir a demolição do Elinga.

Acesso e Ambiente

Durante os dias de semana o Elinga tem as portas abertas para quem quiser conhecer/visitar as suas instalações, com excepção dos dias/noites em que o espaço alberga eventos específicos onde é cobrado um valor para entrada (variável entre 500 a 3.000 Kz).

A viver dias de luta contra a referida demolição, as paredes internas servem de espaço para manifesto sob as mais diversas formas: escrita, gravura, desenhos.

Contudo, é impossível matar a alma do espaço, que se manifesta através de um ambiente multicultural, onde as várias tribos urbanas se encontram, interagem e se expressam.

A reter

  • Local histórico da baixa da cidade;
  • Miscelânea de actividades culturais (teatro, concertos, exposições, artes plásticas).

A melhorar

O cumprimento do horário dos eventos deve ser melhorado, tem havido algumas situações de atrasos que vão de minutos a horas. A limpeza do espaço de entrada também deve ser melhorada substancialmente.

*Fotos por Jika Kissassunda e Djanira Barbosa

 Elinga Teatro, Mutamba, Luanda – Luanda

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *