48 Horas em Joanesburgo: Onde Comer e Beber na Cidade de Ouro

Carinhosamente tratada por Jozi ou Jo’burg, entre outras alcunhas, Joanesburgo é uma cidade cosmopolita, vibrante, multifacetada, multicultural, multiétnica e, muitas vezes, incompreendida. É o centro financeiro e económico não só da África do Sul mas de toda a região; é conhecida como megacidade por ser um dos 100 maiores centros urbanos do mundo. Quem lê estes dados pode ficar com a sensação que Joanesburgo é uma cidade um tanto quanto intimidadora, até porque é frequentemente associada ao crime.

Mas a verdade é que Joanesburgo é uma colecção de bairros diversos, cada um com a sua alma, e respira uma cultura própria vinda de uma rica história com raízes na procura incessante de uma vida melhor por parte dos povos da África do Sul, do resto do continente e não só. É aqui onde encontramos alguns dos melhores restaurantes, bares e teatros deste país. 

Quando se fala em Joanesburgo, principalmente em meios empresariais, o foco vai logo para Sandton e possivelmente o CBD – Central Business District – onde estão sediadas as principais multinacionais do mundo. Contudo, a colecção de bairros que compõem esta cidade fazem dela muito mais que um simples centro financeiro. Nos lugares descritos neste artigo, vivemos alguns dos nossos melhores momentos na Cidade de Ouro, sempre na presença de excelente gastronomia e vinhos fantásticos.

Se apenas tiveres 48 horas em Joanesburgo, o que esperamos que nunca aconteça (a cidade merece muitas, mas muitas mais horas), aqui estão alguns locais que valem a pena visitar. Esta será a primeira edição de várias.

Proud Mary

Este é seguramente um dos nossos restaurantes preferidos em Joanesburgo. Localizado em Rosebank, talvez o melhor bairro em Joanesburgo para restaurantes, bares e hotéis, e um emergente centro financeiro na cidade, o Proud Mary fica dentro do The Bank, um espaço multiusos que inclui hotel (voco, do grupo IHG), escritórios e lojas. Adoramos este espaço pelo seu menu ecléctico, pelo excelente wine bar, pelo seu ambiente e pelo seu design apaixonante. 

proudmary.co.za
Proud Mary no Instagram

Marble

Dos restaurantes mais lindos que já visitamos, o Marble é aquele tipo de lugar que faz-te pensar, “Epa, se calhar viver em Joanesburgo até seria fixe…” Verdade, é um espaço luxuoso, reservado a ocasiões especiais e carteiras recheadas de Rands, mas é provavelmente o expoente máximo do nível alto da gastronomia em Joanesburgo. Somos fãs de sentar diretamente em frente à cozinha aberta e ver o espetáculo culinário que é uma cozinha de topo em acção. 

marble.restaurant
Marble no Instagram

44 Stanley

Este espaço é uma colecção de diferentes restaurantes, bares e lojas; gostamos de comer a entrada num sítio, o prato principal noutro e a sobremesa num terceiro lugar. Este os nossos spots preferidos no 44 Stanley estão o Bean There (um fantástico coffee shop), Bioscope (um cinema independente onde é possível comer e beber), Salvation Café (para sumos naturais e pequeno-almoço, entre outras iguarias), Addis (o melhor etíope em Joburg?), La Pergola (gastronomia italiana), Voisin (para comprares vinhos sul-africanos fora do comum, bem como pão artesanal). 

44stanley.co.za
44 Stanley no Instagram

Che Argentine Grill

Quando dizemos que Rosebank é talvez o melhor bairro em Jozi actualmente, não estamos mesmo a brincar. E neste bairro, o Che Argentine Steakhouse é um destino imperdível para carne argentina de excelente qualidade servida num espaço com baixa luz, vinhos saborosos e um ambiente que puxa pela conversa e pelo romance. Não te esqueças de visitar o pequeno pátio nas traseiras…

Che Argentine Grill no Instagram

Modena

Localizado em Parkhurst, um bairro cheio de vida e excelente comida, o Modena foi a nossa melhor experiência italiana em Joburg. Foi aqui onde comemos uma das melhores massas em recente memória – papardelle com ragú de peito alto – que tentamos, sem sucesso, replicar nas nossas próprias casas. Nunca sai igual…

eatmodena.co.za
Modena no Instagram

Sin+Tax

Até ver, não existem melhores cocktails nesta cidade, e talvez neste continente. Não, não é exagero: o Sin+Tax é um dos 100 melhores bares no mundo de acordo com o World’s 50 Best. Para além de cocktails de outro mundo, também servem deliciosos snacks e nos brindam com jazz ao vivo em certos dias. Sais daqui a pensar que por si só, valeu o preço do bilhete da TAAG…

sintaxbar.com
Sin+Tax no Instagram

Radium

A presença portuguesa em África do Sul tem sido notável há décadas. O Radium, que diz ser o mais antigo bar em contínuo funcionamento na cidade (abriu as portas em 1929 e está quase a fazer 100 anos) é gerido por uma família madeirense há 37 anos, e é um lugar histórico e progressista, conhecido também pelo seu rico programa musical. É por isso que vais encontrar moelas tradicionais e outras iguarias portuguesas no menu; é também aqui onde vais comer uma das melhores pizzas em Jozi. 

A Streetbar Named Desire

Johannesburg não é uma cidade onde os bares ficam abertos até muito tarde. Ou seja, não é a Rua da Dira. Mas mesmo assim, é de espantar como é que A Streetbar Named Desire fica logo a abarrotar pouco tempo depois do expediente e permanece assim durante largas horas. É simplesmente um dos bares mais cobiçado pela clientela da zona, não só pelos seus cocktails icónicos e pratos saborosos mas também pelo ambiente – é de uma energia contagiante. 

A Streebar Named Desire no Instagram

Olives and Plates, Exclusive Books

Para quem goste de ler, viver em Luanda é uma tortura especial: praticamente não existem livrarias. Já na África do Sul, o cenário é totalmente diferente. Não só a Exclusive Books, localizada num dos centros comerciais mais…exclusivos de Joanesburgo, é uma grande livraria, mas alberga também um belo restaurante, o Olive and Plates. Se já era difícil sair de uma livraria após meses (ou anos, para alguns de vocês) de seca sem livros de qualidade, imaginem uma livraria com um alto restaurante!

olivesandplates.co.za/hyde-park
Olives and Plates no Instagram

Aurum

Vá, seria estranho não incluirmos um lugar em Sandton neste artigo. Mas isso é mais um exemplo de como Jozi é muito maior que Sandton, e tem muito mais para oferecer. Mas o Aurum é um espaço que só poderia existir aqui – fica localizado no The Leonard, um dos edifícios mais altos de África. Apesar de ser um espaço luxuoso, elegante e de muito bom gosto, num dos endereços mais cobiçados em Sandton, ainda é mais barato que muitos restaurantes em Luanda…

aurumrestaurant.co.za/
Aurum no Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *