Luanda possui um rico patrimônio cultural, com uma infinidade de marcos históricos. Entre essas joias está o Palácio de Ferro, uma maravilha arquitetônica que é um testemunho do passado da cidade. Esta estrutura intrigante ocupa um lugar peculiar na história de Luanda, por vários motivos: a sua origem está envolta em mistério e por muitos anos pensou-se que era uma obra de Gustave Eiffel; hoje, os entendidos na matéria acreditam ser uma obra de alguém da sua escola, e que o destino final do edifício não era Luanda, mas sim Madagascar.
O Palácio de Ferro foi desmontado e enviado para algures como uma estrutura de ferro pré-fabricada. Eventualmente apareceu em Luanda, onde foi montado pela administração colonial portuguesa e albergou algumas estruturas da administração colonial. Com o tempo, testemunhou a transformação de Angola de colônia portuguesa para nação independente, e serviu de sede de várias instituições da nova nação. Infelizmente, depois de algum tempo caiu em desuso total, e a sua reabilitação teve de esperar até 2009. A construtora brasileira Odebrecht e a empresa diamantífera estatal ENDIAMA foram os grandes responsáveis desta reabilitação e do estado actual do Palácio.
Hoje, o Palácio de Ferro é um centro cultural bastante activo e multifacetado, sendo palco de concertos, exposições artísticas, e mais. Partilhamos, aqui, a agenda de Julho deste que rapidamente se está a tornar uma casa de cultural por excelência em Luanda.
Contactos
Tel: 930 749 234
Palácio de Ferro no Facebook