“Formas Híbridas (De Influência) Cokwé”: A nova exposição de Van no Palácio de Ferro

A exposição individual de Francisco Domingos Van-Dúnem, ou Van, de nome “FORMAS HÍBRIDAS (DEINFLUÊNCIA) COKWÉ” estará disponível no Palácio de Ferro até ao dia 26 de Julho. A entrada é livre.

Natural de Icolo e Bengo, Luanda, 1959, Van é artista plástico, docente universitário e mestre em Educação Artística. É autor de 38 exposições individuais e mais de uma centena em participações colectivas desde 1977. É detentor de vários prémios nacionais e internacionais no domínio das Artes Plásticas. E, actualmente, é docente da cadeira de desenho e de práticas artísticas na Faculdade de Artes. Também é promotor, produtor e curador de actividades artísticas, culturais e ambientais. Suas obras fazem parte de grandes colecções nacionais públicas e privadas.

A obra nesta exposição individual é inspirada numa viagem de pesquisa a Saurimo, na Lunda Sul, feita entre os dias 24 e 28 de Maio de 2023 com o apoio do ́ELA- Espaço Luanda Arte ́ e do Governo Provincial da Lunda Sul, Direção da Cultura, sob a pessoa do Técnico, o Sr Mário Muassupu.

Como diz o Van: “Apreensivo, vi-me debutante diante das peças dos Reinados da Lunda Sul, senti-me reduzido pela sagacidade técnica, de memórias contidas e contadas pela minha avó materna, sobre as nossas tradições populares. Deixei-me embalar sobejamente influenciado pelas características deste potencial simbólico do Leste de Angola, e decidi-me, então, baptizar esta exposição de: “Formas Híbridas (de Influência) Cokwé”.

Mais adianta: “na Lunda-Sul, a observação in loco das fontes primárias, teve de facto um impacto decisivo sobre o que esta exposição representa. Dessa observação directa, com recursos a meios áudios-visuais, não deve haver coisa melhor para quem pretende debruçar-se profundamente nas questões autênticas dos factos e dos objectos artísticos e culturais. Apenas agora, passado mais de 40 anos, (Van dá) conta que esta sua reverberação sobre os Sona, vem da Avó Eka, ela também Kimbundu como ele – e ambos carregam a herança Bantu, que também é dos Cokwé.”

Aliás, esta exposição é uma homenagem do Mestre Van à Avó Eka. Depois da inauguração, esta mostra no Palácio de Ferro poderá ser visitada entre segunda-feira e sexta-feira, das 9h30 às 16h30, até 26 de Julho 2023.

Todos os contactos, em caso de dúvidas e omissões, poderão ser efectuados através do terminal telefónico: 921 58 33 17 (também whatsapp).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Chat Icon