Cozinha portuguesa, com certeza: Os melhores restaurantes portugueses em Angola

Não conhecemos outro país no mundo onde a cozinha portuguesa tenha tanto destaque como em Angola. Muitas vezes, é difícil perceber onde a gastronomia portuguesa termina e a angolana começa, e vice-versa. Em quase todos os menus de quase todos os restaurantes que visitamos por este país afora, há sempre algum vestígio de pratos portugueses; na maioria das vezes, é muito mais que um vestígio. Seja bacalhau à lagareiro num restaurante do Huambo, feijoada à transmontana servida às quintas-feiras em muitos restaurantes luandenses, leitão à bairrada em Benguela, ou cabidela em N’dalatando, pratos de origem portugueses são omnipresentes. E nas casas de muitos, por altura do Natal, não falta o bacalhau da consoada.

Se a influência da gastronomia portuguesa nos nossos restaurantes é inescapável, há sempre aqueles que se destacam e operam em outro patamar. Neste artigo, partilhamos os lugares que cozinham, diariamente, o melhor desta gastronomia de forma consistente e apaixonada, e que conseguem fazer os clássicos como deve ser. São os melhores exemplos da culinária típica portuguesa por estas bandas.

Pimm’s

Seria difícil começar este texto sem falar no Pimm’s, um restaurante tipicamente português que está entre nós há cerca de 24 anos. É provavelmente o melhor exemplo de consistência e qualidade na nossa cidade. O menu não tem mudado muito ao longo dos anos, e a aposta, desde sempre, foi na cozinha tradicional portuguesa, com especial realce para a região do Minho. É intemporal.

Tel: +244 926 648 028 | Pimm’s no LNL | Pimm’s no Google Maps

Alvalade 61

Escondido na Avenida Comandante Gika, a poucos metros da entrada principal do Hotel Alvalade, este pequeno espaço cheio de charme abriu as portas em 2010 e até hoje continua a servir pratos típicos portugueses. Como diz o dono, “Aqui a cozinha tradicional portuguesa é Rainha.” Dá a impressão de que o Alvalade 61 só melhora com o tempo. Recomendamos, em especial, os pratos de peixe e marisco.

Tel: +244 923 406 790 | Alvalade 61 no Instagram | Alvalade 61 no Google Maps

Bico do Sapato

O Bico do Sapato é um dos restaurantes mais antigos da cidade em contínuo funcionamento, tendo aberto as portas em 2009. Quando sabemos que queremos comer gastronomia portuguesa de qualidade com um bom vinho a acompanhar, num ambiente acolhedor com bom atendimento, é aqui que viemos. No menu especial realce para o peixe, os mariscos (a açorda de lagosta e gambas é única em Luanda) e o fabuloso leitão à Bairrada.

 Tel: +244 924 549 156 | Bico do Sapato no Facebook | Bico do Sapato no LNL | Bico do Sapato no Google Maps

D. Bina

Um clássico da restauração lobitanga, onde continua a servir clientes há mais de uma década, o D. Bina é um dos restaurantes mais procurados na cidade. Serve gastronomia portuguesa típica e bem confeccionada num ambiente acolhedor e caseiro, com bons vinhos para acompanhar.

Tel: +244 936 458 282 | D. Bina no Google Maps

Madeirense

Este é um pequeno e muito querido pedaço da Madeira em Luanda, onde até os garçons estão vestidos a rigor. Nesta casa, as espetadas de carne, tenras, macias e grelhadas no ponto, são a opção certa. És contemplado com suculentos pedaços de bife de lombo de muito boa qualidade, temperados apenas com alho e sal grosso e grelhados no carvão. E como um bom restaurante madeirense, a poncha não pode faltar.

Tel: +244 932 056 860 | Madeirense no LNL | Madeirense no Google Maps

Embaixador

O Restaurante Embaixador é um dos tesouros escondidos da cidade de Luanda. Com 22 anos de história, este restaurante discreto e acolhedor oferece uma experiência autêntica e nostálgica da restauração de outrora. Pratos como o Arroz de garoupa com camarão, o Caril de gambas e o Arroz de polvo ao Vinho do Porto tornaram-se marcas do restaurante, e o Bife de lombo com pimenta do Embaixador é, sem dúvida, um dos melhores da cidade.

Tel: +244 923 651 632 | O Embaixador no LNL | O Embaixador no Google Maps

Convés

O Convés é um restaurante muito querido por luandenses que adoram boa comida típica portuguesa e angolana. Conta com uma esplanada arejada e uma das melhores vistas da Baía de Luanda. No menu, o destaque vai para alguns clássicos como arroz de polvo, feijoada à transmontana e o seu famoso caldo de peixe. É sempre uma escolha segura.

Tel: +244 922 488 918 | O Convés no Instagram

São João

Tem uma das melhores esplanadas na cidade e serve gastronomia portuguesa e angolana debaixo de frondosas árvores que deixam de fora o calor e mantêm uma brisa amena. Apesar de estar bastante concorrido à hora do almoço (servem vários pratos do dia, a maioria típicos de Portugal, com doses generosas a preços razoáveis), há sempre espaço para mais um (ou dois).

Tel: +244 946 784 504 | São João no Facebook

Casa de Sá

A Casa de Sá é orgulhosamente um restaurante português, mais precisamente da gastronomicamente rica região da Bairrada, na Beira Litoral. Quando falamos desta região, há logo um prato que salta à mente – o leitão à Bairrada – e é precisamente esta a especialidade da casa. Naturalmente, é o prato mais pedido aqui, mas outros, como a Posta à Mirandesa, o Cabrito assado à antiga, e o Arroz de lagosta e gambas, também valem a pena.

Tel: +244 931 261 908 | Casa de Sá no LNL |Casa de Sá no Facebook | Casa de Sá no Google Maps

O Almeida

Todos os dias O Almeida oferece-nos um menu repleto das mais variadas opções da cozinha portuguesa, como Queixadas de porco da fazenda, Alheira da Mirandela, Arroz de pato à antiga, Caldeirada de cabrito, entre outras iguarias, e quando é época, sardinhas assadas. As opções são generosas, o ambiente é acolhedor e é tudo servido por baixo de um enorme jango.

Tel: +244 935 686 699 | O Almeida no Instagram | O Almeida no Google Maps

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Chat Icon