Mais 8 restaurantes com boa relação preço-qualidade
A série “Onde comer bem e barato em Luanda” — já na sua nona edição — reúne os artigos mais lidos deste portal. Devido ao seu sucesso e, principalmente, à contínua desvalorização do kwanza e ao correspondente aumento do custo de vida dos luandenses (afinal, tudo sobe menos o salário), continuamos incansáveis. Assim, preparámos o nono artigo desta série para vos apresentar mais 8 restaurantes com excelente relação qualidade-preço. E podem ter a certeza: a décima edição já está a ser temperada.
Eis o destaque na página online do Novo Jornal de hoje, 27 de agosto 2024: “Moeda nacional continua a perder valor e já são precisos 1.010 kwanzas para comprar 1 euro – Dólar está a valer 904,5 AKZ“
Mas nós não paramos. Temos mais uma edição da nossa série mais lida de sempre!
Em primeiro lugar, é importante esclarecer alguns pontos: “barato” não tem o mesmo significado para todos, e esta lista certamente não agradará a todos os nossos leitores. Além disso, a instabilidade da nossa moeda tem sido uma constante nos últimos tempos. Portanto, esta lista deve ser apreciada com base na nossa realidade peculiar, onde, em média, o preço de um prato de carne ronda os 13.000 AKZ e um de peixe os 15.000 AKZ.
O que se segue é uma lista de vários restaurantes onde é possível comer bem e barato, sem stress de “kumbu”, com toda a tranquilidade. São lugares que apreciamos não só pelos preços, mas também pelo atendimento simpático e o ambiente acolhedor e caloroso. Nestes estabelecimentos, ainda é possível sair com a barriga cheia sem levar a carteira recheada. São locais que, em grande parte, conseguiram manter os seus preços estáveis mesmo com o aumento regular dos custos de produção. Em todos os eles, o prato do dia custa menos de 10.000 AKZ.
Sem mais rodeios:
Quintal da Tia Fátima | Maculusso
“Em particular, sou pessoa de casa do quintal do Maculusso, o da tia Fátima, vou lá há anos,” escreveu Pamina Sebastião num artigo recente aqui no LNL. “As doses como sempre não mudaram, o preço aumentou um bocado, agora são 4.000 AKZ, mas as doses valem bem a pena, nunca as consigo acabar e dois take-aways sempre me garantem o jantar ou almoço para o dia seguinte.” Localizado mesmo ao lado do La Vigia, o Quintal da Tia Fátima é uma espécie de instituição no Maculusso. Serve os almoços mais económicos da zona.
Fica aqui a dica: Vale a pena ires cedo, porque o quintal enche e apesar dos esforços das tias, os lugares são limitados.
A Figueira | Serpa Pinto
Localizado na Rua Amílcar Cabral, mesmo em frente à antiga sede da CNE, este espaço tem pratos do dia a 8.000 AKZ (peixe) e 9.000 AKZ (carne), bem como a sugestão do chef por 11.000 AKZ para quem se sente um pouco mais financeiramente folgado. A Figueira conta com uma esplanada e uma bonita sala de jantar interior; o menu é maioritariamente composto por clássicos das gastronomias angolanas e portuguesas, com destaque para os grelhados.
Fica aqui a dica: As sobremesas da Figueira são muito bem conseguidas.
Tel: +244 930 246 317
A Figueira no Instagram
Mapa
Lulu’s Grill | Nova Vida
O Lulu’s Grill, na principal entrada do Nova Vida, é conhecido por várias razões: é um dos poucos drive-thrus em Luanda, e o único que conhecemos que não está relacionado com o KFC; tem uma robusta agenda cultural, tendo sido palco de vários concertos musicais e festas, e os seus pratos do dia rondam os 7.000 AKZ. A especialidade da casa é o clássico churrasco; vale mesmo a pena.
Fica aqui a dica: O cabrité do Lulu’s Grill é dos melhores nestas bandas.
Tel: +244 947 226 811
Lulu’s Grill no Instagram
Mapa
Grão Tasco | Talatona
Um dos restaurantes mais novos de Talatona, localizado num edifício tão chique como o One Metropolis, está nesta lista? É verdade. É que todos os dias, o Grão Tasco tem no seu menu várias sugestões do chef; as mais económicas custam menos de 8.000 AKZ e às vezes nem chegam aos 7.000 AKZ. É (ou pelo menos era!) um dos segredos mais bem guardados de um dos bairros mais caros da capital.
Fica aqui a dica: Vale a pena seguir a conta Instagram do Grão Tasco, para estares a par de surpresas como a vinda de ostras portuguesas.
Tel: +244 947 718 456
Grão Tasco no Instagram
Mapa
Cantinho da Dona Zita | Maculusso
Localizado no Maculusso, mesmo ao lado do restaurante libanês Dar al Amir e em frente a um stand da Jetour, o Cantinho da Dona Zita é como os milhares de quintais que proliferam pelos bairros de Luanda: simples e modesto, onde as porções de comida caseira são generosas, os preços são baixos e o sabor não desaponta. O grande destaque do Cantinho da Dona Zita são os pratos do dia, que normalmente não passam dos 2.500 a 4.000 AKZ.
Fica aqui a dica: Para além dos pratos do dia, há sempre sopas, grelhados, pratos de funge, e pratos mais ligeiros como snacks, sanduíches e hamburgueres.
Tel: +244 922 237 468
Cantinho da Dona Zita no Facebook
Mapa
O Almeida | Via Expresso
Todos os dias O Almeida oferece-nos um menu repleto das mais variadas opções da cozinha portuguesa, como Queixadas de porco da fazenda, Alheira da Mirandela, Arroz de pato à antiga, Caldeirada de cabrito, entre outras iguarias, e quando é época, sardinhas assadas. Há sugestões do dia que não passam dos 6.000 AKZ. As porções são generosas, o ambiente é acolhedor e é tudo servido por baixo de um enorme jango.
Fica aqui a dica: O menu do Almeida é bastante variado, e há sempre diversas especialidades da casa a serem provadas.
Tel: +244 935 686 699
O Almeida no Instagram
Mapa
Maris Grill | Talatona
Localizado no Bairro Militar de Talatona, o Maris Grill é um restaurante lindo e discreto, cada vez mais conhecido pelo grande público. Um almoço para duas pessoas ronda os 16.000 AKZ com prato principal e sobremesa incluída, um dos melhores deals nesta zona de Luanda. A comida é saborosa e o atendimento é simpático.
Fica aqui a dica: O Maris Grill foi perfilado num dos nossos artigos sobre date nights; ou seja, também vale a pena visitar à noite 😉
Tel: +244 924 083 518
Maris Grill no Facebook
Mapa
Esplanada do Palanca | Benfica
Apesar do nome, o restaurante Esplanada do Palanca não fica naquele famoso bairro de Luanda, mas sim no Benfica, na EN100, mesmo em frente à Pumangol e ao KFC. Dos restaurantes mais antigos em contínuo funcionamento nesta zona, este espaço serve o prato do dia e uma bebida pelo preço de 7.500 AKZ de terça a sexta-feira.
Fica aqui a dica: A Esplanada do Palanca é uma boa opção para almoços e jantares de grupo.
Tel: +244 924 667 667
Esplanada do Palanca no Facebook
Mapa