O Bico do Sapato é neste momento um dos melhores restaurantes em Luanda no que toca à qualidade e diversidade da comida, consistência da cozinha, velocidade e simpatia no atendimento e a sua garrafeira.
Localizado na infraestrutura do Estádio dos Coqueiros, um dos bairros mais antigos de Luanda, o Bico do Sapato é também ele um dos restaurantes mais antigos da cidade em contínuo funcionamento, tendo aberto as portas em 2009. A oferta gastronómica é focada na cozinha portuguesa, com especial realce para o peixe, os mariscos e o fabuloso Leitão à Bairrada.
O espaço está divido numa sala de jantar interior e uma esplanada devidamente protegida da zona exterior do estádio; está para breve a reabertura da zona lounge, colada à esplanada.
O que comer
O menu do Bico do Sapato está dividido em várias secções: couvert, sopas (quase todas elas vegetarianas), uma seleção de carpaccios (garoupa, vitela e polvo), entradas de peixe e marisco, massas e risottos (destaca-se aqui o Risotto de Leite de Coco, Coentros e Lagosta Tempura), e peixes (a Tranche de garoupa com Trouxa de Legumes e Batata Doce, o Lombo de Bacalhau com Crosta de Broa e Azeitona, e ainda a Espetada de Cherne com Camarão acompanhada de Batata Doce Cozida e Legumes são os nossos preferidos).
Há também marisco (destaque para as Gambas Tigre Escaladas Aromatizadas com Lima), carnes (o Leitão à Bairrada mencionado anteriormente, as Costeletas de Borrego com Legumes Assados e e o Chateaubriand em 3 Pimentas para duas pessoas são possivelmente as opções mais vistosas), sobremesas (têm de provar a Delícia de Abacate e Canela com Gelado de Baunilha) e snacks para o lounge.
Descrevemos o menu com algum detalhe, mas temos de realçar que todas os dias o Bico do Sapato tem ofertas diferentes que variam consoante a disponibilidade dos produtos no mercado. Neste menu executivo há sempre uma opção de peixe e outra de carne; o menu inclui entrada, o prato principal e a sobremesa. Exemplos recentes incluem Rolinhos de peixe com legumes a vapor, Vitela à moda de Lafões, e Favas Guisadas com Entrecosto e aromas de coentros.
O menu completo do Bico do Sapato pode ser consultado aqui.
O que beber
A garrafeira do Bico do Sapato é generosa e tem uma tendência clara para vinhos das regiões do Douro e do Alentejo. Há também uma pequena mas muito boa seleção de champagnes (Moët Chandon) e espumantes (Mateus Rosé e Murganheira).
Preços
Estão ao nível de um restaurante de qualidade. Não é barato. As massas e risottos custam cerca de 10.000 AKZ, os pratos de peixe variam entre os 9.000 – 16.000 AKZ, e os pratos de carne custam em média 9.000 – 11.000 AKZ.
Considerações finais
Quando sabemos que queremos comer gastronomia portuguesa de qualidade com um bom vinho a acompanhar, num ambiente acolhedor com bom atendimento, é aqui que viemos.
Contactos
Tel: +244 924 549 156 | Bico do Sapato no Facebook