Angola Restaurant Week 2019: Os Vencedores

No meio de uma devastadora crise económica e de uma desvalorização da moeda nacional, o Kwanza, o Angola Restaurant Week teve um parto bastante díficil. Não obstante, e porque já vos habituamos assim, decidimos seguir em frente. Participaram apenas 18 restaurantes, o número mais baixo nos 6 anos desta iniciativa, mas que brilhantes participações. E o público correspondeu: em média, o número de menus vendidos por restaurantes foi superior a anos anteriores.

O evento de encerramento da 6ª edição Angola Restaurant Week teve lugar na última quarta-feira, 20 de Novembro, no espao Sete & Meio, com a presença dos restaurantes aderentes, alguns parceiros, e os responsáveis do Lar do Bosco. Estes últimos proferiram algumas palavras de agradecimento com a entrega do cheque de doação.

Esta iniciativa gastronómica angariou 1.799.000 AKZ para o Lar Dom Bosco, correspondente à venda  de 3.598 Menus Restaurant Week. Foram gastos pelo menos 20.368.500 AKZ nos restaurantes participantes durante a semana, sem a contabilização de bebidas e outros extras.

A par dos números, foram também anunciados os resultados dos restaurantes vencedores, escolhidos por votação pública online. Centenas de pessoas participaram na nossa sondagem e elegeram os restaurantes onde tiveram as suas melhores experiências Restaurant Week. As categorias foram as seguintes:

  • Melhor Entrada  (Voto Público)
  • Melhor Prato Principal (Voto Público)
  • Melhor Sobremesa  (Voto Público)
  • Restaurante com Melhor Atendimento (Voto Público)
  • Melhor Participação (Seleção do Júri LNL)
  • Melhor Restaurante (Seleção do Júri LNL)

Sem mais rodeios, os vencedores:

Melhor Entrada: Viva Luanda

Salada de grão com salmão fumado, molho de queijos e azeitonas

Melhor Prato Principal: Viva Luanda

Lombo de garoupa grelhado sobre puré de jimboa ao molho de maracujá e chips de mandioca

Melhor Sobremesa: Lïve

Tarte de Mandioca e Gelado de Manjericão

Melhor Atendimento: Restaurante Moon

Curiosamente, o Moon, que não é dos maiores restaurantes em Luanda, vendeu um total de 401 menus, o segundo número mais alto este ano.

Melhor Participação: Restaurante Batuk (Lobito)

O prêmio de Melhor Participação é atribuído ao restaurante que mais se destaca nesta iniciativa pela sua entrega, criatividade, inovação, variedade e combinações de pratos. O Batuk o fez na perfeição e a preços inferiores aos restaurantes de Luanda.

Melhor Restaurante: Bessangana

Os critérios principais para o título de Melhor Restaurante, os abaixo descritos, que o Chef Octávio Neto e o restaurante Bessangana preencheu com bastante sucesso:

  1. Restaurante serviu o menu Restaurant Week durante o almoço e o jantar;
  2. A ementa do restaurante foi original e captivante, ou seja, demonstrou interesse pelo evento;
  3. A ementa do almoço e jantar foram diferentes;
  4. O restaurante promoveu o ARW nas suas redes sociais;
  5. Restaurante não exigiu reservas e entregou-se ao espírito do ARW;
  6. O chef fez questão de usar ingredientes locais de forma inovadora.

O Espaço Luanda foi o restaurante que mais menus vendeu (889), e, por isso, o que mais doou ao Lar Dom Bosco: 444.500 AKZ.

O Angola Restaurant Week contou com o patrocínio da Pernod Ricard com a marca Jameson, o Candando, a Distell com os vinhos Nederburg, e com a Angobaneiro, bem como o apoio da Espaços, Novo Jornal, Jornal Expansão, Concierge Angola, e T’Leva.

Obrigada a todos por terem participado no Angola Restaurant Week 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *