Falta de Divisas? Onde ir pra fora, cá dentro: Sul de Angola

No momento em que escrevemos estas linhas, 100 USD custam 38.000 AKZ no mercado informal. É practicamente impossível adquirir divisas nos bancos comerciais. Não há dólares, não há Euros, não há moeda estrangeira. Como consequência, as pessoas simplesmente pararam de viajar para fora, ou então o fazem com muito menos frequência. Mas será este o motivo para ficarmos eternamente em casa, presos num filme de terror financeiro, na incapacidade de sairmos deste pesadelo? Não nos parece.

Não vamos aqui fingir que existe turismo interno no verdadeiro sentido deste conceito, e muito menos uma indústria organizada e estruturada que o suporte. Entretanto, já começam a haver algumas opções, ainda que apenas para viajantes com um poder de compra acima da média. Estas opções são invariavelmente mais baratas que o custo total de trocar Kwanzas na rua e efectuar uma viagem ao exterior, e oferecem a oportunidade de conhecer a imensidade e o potencial turístico deste país. Partilhamos aqui alguns lugares espalhadas por Angola, bem como dicas sobre como melhor aproveitar a sua viagem.

Sem mais rodeios:

Flamingo Lodge

Quando pensamos no Flamingo Lodge, a primeira palavra que nos vem a mente é “sossego”. Já a melhor sensação é a de adormecer ao som das ondas do oceano Atlântico. Localizado numa praia de 70km de comprimento, o Flamingo é o único sinal de presença humana nesta parcela da costa do Namibe. À nossa volta é só mar e deserto. O Lodge em si é composto por 11 bungalows rústicos, no verdadeiro sentido da palavra, sem qualquer luxo. Porém, as camas são confortáveis, os autoclismos funcionam e o chuveiro tem água quente. Albergam, entre elas, um total de 30 pessoas. Há também um parque de campismo para os que preferem dormir em tendas no deserto. O edifício principal do Flamingo alberga o refeitório e um pequeno bar, com a geleira repleta de cervejas N’gola a estalar. É o único lugar no lodge com televisão e internet. O Lodge é detido e gerido por um casal sul-africano que vive lá há vários longos ano.

Do centro do Namibe, a viagem para o Flamingo Lodge demora aproximadamente 1 hora. Durante a viagem, após saírmos do asfalto e entrado na picada, somos rodeados apenas das areais do deserto e o imenso mar. Em alguns pontos, tivemos de conduzir na praia a escassos metros das ondas bravas. Mas que cenário. Finalmente, lá no horizonte, vimos materializar o nosso destino.

Em frente ao Lodge tem a imensidade do Atlântico. A praia é segura para natação, surf e pesca, e o estabelecimento tem disponível algumas pranchas e material de pesca. As águas do mar aqui variam entre os 18°-24° C, dependendo da altura do ano. Por perto está situada a foz do Rio Flamingo, que dá nome ao Lodge e que se encontra seco durante a grande maioria do ano. As noites do Flamingo são mágicas – nunca mais tinhamos visto um céu assim. A lua brilha intensamente e devido a total ausência de luzes artificias, é possível ver a galáxia em si. São tantas as estrelas…O Flamingo é também um grande destino para os amantes de pesca desportiva, e todos os anos atrai os amantes desta practica vindo dos quatro cantos do mundo, principalmente a África do Sul.

A acomodação no Flamingo Lodge custa 19.250 AKZ por pessoa por noite. Isto inclui as três refeições diárias, todos os refrigerantes, cervejas e garrafas de água. O transporte da cidade do Namibe para o Lodge custa 11.000 AKZ por carro (4 lugares), apenas ida; de Lubango para o Flamingo custa 55.000 AKZ. Tem também a opção de fazer um tour pelo deserto, que nós fizemos e recomendamos vivamente. O tour pelo deserto leva-o às dunas, à abandonada Igreja da Nossa Senhora dos Navegantes, ao oásis dos Arcos e à praia dos naufrágios, e o Lodge faz-lhe o almoço para levar (cervejas incluídas). O preço: 55.000 AKZ por carro, sendo que cada carro pode levar um máximo de 4 pessoas.

Contactos

Reservas: flamingo@aasafaris.com
Facebook
Website
Review LNL

Mapa

Pululukwa Resort

VIAGEM DE HELICOPTERO ENTRE MENONGUE E CHILINDO 10 NOVEMBRO 2014 FOTO:VASCO CELIO/STILLS/EDICENTER

Não se precisa de muito tempo para se chegar a conclusão que o Pululukwa é o melhor resort do seu género em Angola. Incrivelmente extenso e de uma beleza singular, este aldeamento turístico cobre uma área de 100 hectares, reaproveitando assim o que era antigamente uma fazenda agrícola. A beleza, o verde, o ar puro, o som da água dos fontanários nos lagos e o canto dos pássaros, tudo isto faz-nos sentir a anos luz do frenesim de Luanda e da movimentação do Lubango, impondo em nós uma calma e um sossego delicioso. Pululukwa significa ‘descanso’ em Umbundo. Rapidamente percebemos o porquê do resort ser batizado com este nome.

Localizado no bairro da Mapunda, nos arredores do Lubango, o Pululukwa está dividido em três “aldeias” distintas, cada uma com vários bungalows de diversos tamanhos; são elas a Aldeia Madeirense, contendo 8 habitações familiares com arquitectura típica desta ilha portuguesa, o Kimbo Muholo, onde os 21 bungalows seguem os traços arquitectónicos das habitações dos povos huílanos Nhaneca Humbi, e a maior delas, a Aldeia Zulu, com 31 bungalows do estilo sul-africano. A nossa equipa ficou hospedada no Kimbo Muholo.

Os seres humanos não são os únicos habitantes do Pululukwa: o resort é também habitado por uma variedade da animais, incluindo zebras, antílopes, uma grande variedade de aves, e até jacarés num dos lagos (devidamente assinalado e com protecção, claro).

Restaurante dos Lagos é o nome do restaurante do Resort, e fica localizado num longo edifício de pedra ao lado da recepção. Os lubanguenses dizem ser um dos melhores da cidade, se não o melhor, e frequentam o restaurante principalmente aos fins de semana. É um dos pontos altos da estadia no Resort.  Durante a quadra festiva o habitual e muito bem referenciado serviço à la carte do restaurante está indisponível, mas o buffet vai para além do considerado normal nos buffets hoteleiros de Angola. Já o menu à la carte é mesmo delicioso.

A diária no Pululukwa Resort para um casal é de 23.000 AKZ nos fins de semana com direito a pequeno almoço, e 21.000 AKZ entre segunda a quinta. Para um bungalow VIP, o preço é de 26.000 AKZ durante toda a semana, com direito a pequeno almoço. Este preço não inclui o transporte do aeroporto, que custa 5.000 AKZ por pessoa.

Contactos

Reservas: +244 932 565 017 | +244 925 752 400 | pululukwa@gmail.com
Facebook
Review LNL

Mapa

Rio Cuebe Lodge

VIAGEM DE HELICOPTERO ENTRE MENONGUE E CHILINDO 10 NOVEMBRO 2014 FOTO:VASCO CELIO/STILLS/EDICENTER

Ainda é raro ver o nome da província de Kuando Kubango sem as 5 palavras que sempre o acompanham: “terras do fim do mundo.” Felizmente, a maior província de Angola começa a dar os seus primeiros tímidos passos no que toca à sua oferta hoteleira. Ninguém da equipa do LNL visitou ainda o Rio Cuebe Lodge, mas tanto os nossos media partners Rotas & Sabores como a revista Austral da TAAG escreveram artigos muito positivos sobre este lugar.

Localizado nas margens do Rio Cuebe, a cerca de onze quilómetros de Menongue, capital provincial, e inaugurado em fins de 2013, o Lodge destaca-se pela sua luxuosidade, extensão, safari e beleza natural. “É um estabelecimento hoteleiro que procura acompanhar os primeiros passos do turismo de aventura em Angola. Possui comodidades ao nível de hotel de cinco estrelas,” escreveu Carlos Lousada da Austral. “Actualmente, a capital do Kuando Kubango oferece os serviços de um dos lodges que pode ser incluído na lista dos melhores de Angola,” concorda Pedro Correia da Rotas & Sabores.

Girafas, gazelas, gnus, gungas e zebras são alguns dos habituais residentes dos 200 hectares que compõem o parque florestal do Rio Cuebe Lodge; uma das principais atrações do resort é precisamente o safari. O Lodge também dispõe de piscina, um business & conference center, 34 suites, um spa com massagens tailandesas, e claro, um restaurante sofisticado.

O Suite Single no Rio Cuebe Lodge custa 20.000 AKZ; o Duplo e o Twin custam 25.000 AKZ. O safari e spa pagam-se à parte.

Contactos

Reservas: +244 940 371 873 | +244 917 260 086 reservas@riocuebelodge.com | info@riocuebelodge.com

Mapa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *