Onde comer pratos tradicionais em Luanda

Muitas vezes perguntam-nos sobre restaurantes que servem pratos tradicionais angolanos. A pergunta às vezes é feita desta forma:

“Se um turista chega à Luanda, onde é que o levo para comer um bom funge?”

Fizemos esta mesma pergunta na nossa página do Instagram e as vossas respostas foram bastante elucidativas. Restaurantes e barracas que servem mufete foram os mais recomendados, bem como clássicos como o Funge House e o Restaurante Rua 11. Mas uma coisa é certa: é bastante fácil ter uma refeição em Luanda, numa diversidade cada vez mais interessante de restaurantes. É possível comer um funge à beira mar num restaurante clássico da Ilha, ou um mufete nas margens do Rio Kwanza – Luanda tem um pouco de tudo pra ti. 

Neste artigo, partilhamos alguns dos vossos e nossos restaurantes preferidos para comer o melhor da gastronomia angolana.

Funge House

Este é um restaurante que existe e perdura no cenário gastronómico luandense há mais anos que as nossas memórias conseguem lembrar. Na vontade de um prato típico, este é um endereço certeiro: há opções diferentes todos os dias, sem falha. Queres comer funge em casa, mas estás com preguiça? Eles fazem entregas ao domicílio.

Tel: +244 912 611 515
Funge House no Instagram
Review do Funge House no LNL

Kintal da Tia Guida

O Kintal da Tia Guida e o Kintal da Tia Guida 2 são dos nossos sítios preferidos para almoçar ou jantar na Ilha de Luanda. É o típico restaurante ilhéu onde o forte está na gastronomia local.

Tel: +244 935 675 076
Kintal da Tia Guida no Facebook
Review do Kintal da Tia Guida no LNL

Botequim Rosa de Porcelana

Este simpático e acolhedor quintal serve pratos caseiros em quantidades bem generosas; a comida é saborosa, o lugar é limpo e uma enorme árvore no centro do pátio oferece sombra aos que sentam debaixo dela. Normalmente servem pratos de funge e mufete às quintas, sextas e durante o fim de semana.

Tel: +244 933 533 202
Rosa de Porcelana no Youtube LNL

Restaurantes e Barracas da Chicala

Esta é uma das melhores zonas da cidade para se comer mufete, provavelmente o prato mais icônico de Luanda. As opções aqui são diversas e cada Tia tem a forma diferente de temperar o seu peixe; ninguém partilha a receita de ninguém. Tendo dito isto, a lugares que visitamos com alguma frequência: o Críper, que para além das porções generosas tem uma varanda com vista para a Fortaleza, a Barraca da Tia Vivi, que detém o melhor tempero de todos, a Barraca da Blandini e a da Tia Dedê.

Tel: +244 933 146 237 (Barraca da Tia Vivi)
Barraca da Tiva Vivi no Youtube LNL

O Convés

Localizado no princípio da Ilha do Cabo, o Convés é um restaurante muito querido por luandenses que adoram boa comida típica portuguesa e angolana, uma esplanada arejada e uma das melhores vistas da Baía de Luanda. Há muito tempo que servem calulú aos sábados e também fazem um mufete como deve ser e um bom muzonguê (caldo de peixe). 

Tel: +244 922 488 918
Convés no Instagram
Review do Convés no LNL

Peixe do Cabo

O Peixe do Cabo é um verdadeiro restaurante ilhéu, dos poucos que conseguimos encontrar na zona nobre da Ilha com preços acessíveis, ambiente simples e descontraído e muito boa comida. É uma “tasca chica”, como chamam os donos. Escolhes o teu peixe na entrada do restaurante e esperas até o mufete ser servido. Fácil assim!

Tel: +244 930 249 986
Peixe do Cabo no Instagram
Review do Peixe do Cabo no LNL

Tambarino

Este é um dos restaurantes mais antigos de Luanda em contínuo funcionamento e tem uma tradição que se mantém há anos: o Buffet de Funge, com vários pratos típicos da cozinha angolana, deliciosas sobremesas e, para beber, Kissangua fresquinha. É servido aos sábados. 

Tel: +244 222 017 415
Review do Tambarino no LNL

Restaurante São João

Para além de servir muito boa comida típica portugesa e angolana, o São João é também conhecido pelas suas funjadas de sábado. Mas há dias durante a semana em que encontras um saboroso calulu entre os pratos do dia. 

Tel: +244 946 784 504
Restaurante São João no Facebook

Restaurante Rua 11

Este é um clássico no que a comida tradicional angolana diz respeito (existe desde 1996). O Restaurante Rua 11 é conhecido por servir da deliciosa gastronomia angolana, onde é possível encontrar funge “com todos molhos”, feijão de óleo de palma, catatos, churrasco grelhado, peixe fresco grelhado, e muito mais. A melhor parte: agora fazem entregas via Mamboo e Tupuca

Tel: +244 923 400 455
Restaurante Rua 11 no Instagram

Barracas do Panguila

O cacusso da Lagoa do Panguila é mesmo outra coisa. Localizadas à beira da Estrada do Cacuaco, após a sede da Angolaves, as Barracas do Panguila servem dos melhores cacussos na região acompanhados com feijão de óleo de palma, mandioca, batata doce ou uma simples salada de tomate, ceboa e pimentos. O ambiente é extremamente rústico, as casas de banho quase inexistentes, mas epa, o cacusso…

Restaurante Chilala

Espaço único em Luanda, o Restaurante Chilala flutua por cima do Rio Kwanza e serve, para além de outras iguarias do seu extenso cardápio, um saboroso mufete. Localizado na Vila de Calumbo, município de Viana, o restaurante está com constante expansão devido a sua popularidade. Após a refeição (ou antes), é possível fazer um passeio de barco pelo rio.

Tel: +244 931 480 667
Review do Restaurante Chilala no Roseis.at
Restaurante Chilala no Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *