Helt Araújo
Resgatar, valorizar e reinventar a história da gastronomia angolana. Isto é Ovina Yetu
Os frequentadores assíduos dos restaurantes do Grupo CHA do Chef Helt Araújo com certeza já devem ter visto estas palavras algures nos seus menus: Ovina Yetu. Mas o que é?
“OVINA YETU nasce da busca por conhecimento sobre a gastronomia angolana que caminha para o esquecimento, com o objetivo de criar uma viagem de investigação, registo, sistematização, reflexão, escrita e divulgação da história gastronómica de Angola e dos seus produtos nativos, técnicas e outros saberes, preservando a biodiversidade e a diversidade sociocultural.”
Esta tem sido a força motriz que une os diferentes conceitos do grupo, e informa, molda e inspira as criações culinárias da equipa. Entre os diferentes projectos do Ovina Yetu encontramos os vinhos Vale do Bero, de produção nacional na província do Namibe, e o Projecto Matéria, uma colaboração com o conceituado chef português João Rodrigues.
“Através da ação de um equipa multifacetada em diferentes províncias de Angola,” diiz a equipa, “pretendemos investigar e recuperar as raízes da cultura gastronómica angolana, produtos, técnicas e outros saberes, que caminham para o esquecimento. Conhecer produtores locais que usam métodos de produção mais sustentáveis, em sintonia com os ecossistemas angolanos, e que ainda têm este conhecimento vivo nas suas mãos.”
E mais: “Iremos potenciar toda a cadeia de valor, os ingredientes e as suas etapas, valorizando o percurso desde quem planta e colhe, até quem transforma e reinventa. Criar literatura gastronómica angolana e pratos genuínos, com o objetivo de transmitir um legado de resiliência e sabedoria às gerações futuras, que precisam de voltar a ter, como nunca, um mundo novamente sustentável.”
O Ovina Yetu é o mais ambicioso projecto que conhecemos na gastronomia angolana, e estamos ansiosos para ver qual será o seu efeito a nível nacional.
Para saberes mais: ovinayetu.com