Vērd

Aberto em Janeiro de 2023 depois de um prolongado período de testes e afinações, o Vērd rapidamente tornou-se num dos melhores restaurantes de cozinha de autor em Luanda. O ‘autor’ é nada menos que Hudson Vieira, um chef com larga experiência no mercado angolano e com quem o LNL tem colaborado várias vezes, a última das quais no evento Na Mesa do Chef neste mesmo restaurante.

Para além da qualidade gastronómica, o Vērd também se destaca pela beleza do espaço. Está localizado na vivenda colonial no Cruzeiro, que foi amplamente remodelada e decorada de forma moderna e ecléctica. É verdade que a principal actividade do restaurante passa-se toda na sua esplanada, que conta com árvores, arbustos, um bar vistoso e mobiliário fora do comum, feito a medida, mas as salas interiores, por enquanto ainda sem uso regular, também merecem uma visita.

O que comer

Por agora, as opções do Vērd são limitadas a dois menus de degustação, sendo que cada um inclui couvert, uma entrada, um prato de peixe, um prato de carne, e uma (excelente!) sobremesa. Ainda não conseguimos decidir qual dos menus é o mais saboroso, mas talvez tenhamos um fraquinho pelo Menu B devido ao Borëk da entrada (folhadinho de queijo de cabra com creme fraiche e cebolinho) e as Lascas de bacalhau com maçãs caramelizadas, batata palha, ovo mollet e molho bechamel. Eventualmente os menus podem sofrer algumas alterações, e num futuro próximo o Vērd terá disponível um menu a la carte.

O que beber

Os cocktails do Vērd são simplesmente divinais e valem mesmo a pena. Recomendamos vivamente. E para a refeição, nada melhor que mergulhar na selecção de vinhos deste restaurante: há garrafas que não vemos em outros estabelecimentos.

Os preços

Escrevemos este review numa altura em que os preços estão em constante movimento (pra cima), tendo em conta a contínua desvalorização do Kwanza, a crise cambial, e “os problemas que estamos com eles.” Basta dizer, por isso, que os preços do Vērd são de um restaurante high-end em Luanda, mas muito inferiores aos preços praticados em lugares como o Vitruvio e o Pimms.

O atendimento

Simplesmente impecável. Do melhor que já tivemos em Luanda.

Considerações finais

O Vērd foi uma belíssima abertura no mercado de restauração luandense e alarga as opções daqueles que verdadeiramente apreciam gastronomia de qualidade, desde cocktails à sobremesa, um ambiente requintado, e experiências únicas nesta nossa cidade. O interior design do espaço ajuda, e de que maneira. Recomendamos num pestanejar de olhos.

Contactos

Quarta a Sábado | 19h-24h
Reservas: (+244) 928 401 657
Os menus do Vērd
O Vērd no Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *