Rio Curinge Lodge

A primeira villa deste expansivo resort na Barra do Kwanza foi erguida em 2004; desde lá até 2022, o Rio Curinge funcionou como um refúgio privado para o antigo dono e os seus amigos e familiares. Quando finalmente abriu as portas ao público há dois anos, o Lodge tinha crescido imenso: hoje conta com um total de 25 alojamentos, entre quartos Standard, Premier, Suites e Villas, e tem mais quartos em construção.

Situado nas margens do Rio Kwanza, próximo ao Mangais Resort, o Rio Curinge conta com um vasto terreno que oferece vistas espectaculares (no topo do morro, onde estão as villas, é possível ver as ondas do Oceano Atlântico), conforto, contacto com a natureza, paz, e sossego; contudo, peca, e muito, pela comida e o atendimento no restaurante.

O resort

Com 9 quartos Standard (75.000 Akz por casal, por noite), 9 quartos Premier (85.000 Akz por casal, por noite), 3 suites (115.000 Akz por casal, por noite), duas villas (com piscina partilhada), e uma casa familiar com 4 suites (e piscina privada), o Rio Curinge Lodge tem tudo para ser um refúgio por excelência para a malta que se estressa todas as semanas no frenesim caótico de Luanda.

A tranquilidade e o silêncio fazem parte da experiência, e entre as actividades de lazer disponíveis estão o passeio pelo Rio Kwanza (20.000 AKZ), massagens (indisponíveis quando este review foi escrito, em Agosto 2023) e a piscina do resort. O espaço está muito bem desenhado do ponto de vista paisagísitico, com inúmeras plantas, relvado, e um lago artificial com uma cascata (já não funcionava por altura da nossa última visita).

Na verdade, podemos dizer que o Rio Curinge comporta três resorts em um: a zona principal, onde estão localizados os quartos Standard e Premium, a zona das Villas, que para além da sua piscina privada, conta também com um restaurante privado e zona dos trabalhadores (se não quiserem, os hóspedes das villas não têm de se deslocar ao resort principal) e a zona da enorme casa familiar, que ao todo pode albergar até 14 pessoas.

O restaurante

É aqui onde cai tudo abaixo. Ficamos profundamente decepcionados com a cozinha do Rio Curinge; pelos vistos, houve uma recente mudança de gestão nesta área pois as nossas fontes falavam muito bem da comida em tempos idos. Pelos preços praticados (um mufete custa 16.000 AKZ, por exemplo) e pelas condições do Resort, esperávamos por muito mais. Não só a comida era de má qualidade, com algumas excepções, como a equipa precisa de uma formação urgente, o que denota um problema de gestão.

A falta de preparação e formação estava demais evidente nas respostas e explicações dos garçons quando se questionava sobre os pratos do menu e os cocktails; por exemplo, desconheciam o corte de carne usado para o decepcionante Bife na brasa (13.000 AKZ) e não puderam fornecer o menu de bebidas, pois não existe algum.

Ficamos também decepcionados pela falta de arrumação e higiene na sala de jantar (guardanapos deixados no chão na noite anterior, copos e utensilios sujos, etc) e pela falta de conhecimento de conceitos básicos de hotelaria e restauração por parte da equipa.

Contudo, nem tudo é negativo. Em geral, os pratos de peixe tendem a ser muito melhores que os de carne (destaque para o Polvo à lagareiro e a Espetada do mar, com gambas, polvo e peixe grelhado) e o buffet, servido em alturas que o resort tem mais clientes, não é mau de todo. A equipa tem vontade de ajudar e apesar de tímida, é simpática.

Serviços disponíveis e o que fazer

Como mencionado acima, não há muitas escolhas. Para além do passeio de barco pelo Rio Kwanza, o resort também dispõe de uma sala de massagens e um business center. Nós fizemos uma linda visita guiada pelo resort e a recomendamos, pois o espaço físico é realmente lindo e as paisagens são deslumbrantes. Nós passamos boa parte do nosso tempo a ler ao pé da piscina.

Preços

Na altura em que escrevemos estas linhas (Agosto 2023), os quartos Standard custam 75.000 AKZ por noite e incluem pequeno-almoço. Há quem prefira levar um grupo de amigos e ficar nas Villas, que custam 420.000 AKZ por noite. Já a casa familiar (T4) custa 840.000 AKZ por noite.

Consideramos os preços do restaurante demasiado altos tendo em conta a qualidade do que é servido e do atendimento.

Considerações finais

Ao saírmos do Curinge, ficou a pergunta no ar: voltaríamos? É importante realçar que fomos muito bem tratados pela equipa, desde a recepção, ao passeio pelo resort, ao restaurante. Mas é notória a falta de uma gestão capaz, é notória a falta de formação do staff do restaurante, e é notória a ausência de um gerente que segure as pontas do Resort. Falta um atendimento digno de um espaço deste envergadura…e com este preço.

Contactos

Tel: +244 943 531 719
Rio Curinge Lodge no Instagram
riocuringelodge.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *