Tocota Restaurante

“A fazenda vai até si.” Este é o lema do Tocota, um restaurante cheio de personalidade localizado no Maculusso; é detido pelos donos da Fazenda Rio Uíri, no Kwanza-Sul. A decoração faz mesmo lembrar certos aspetos da fazenda, e o cardápio também: predominam pratos de tacho, receitas caseiras e clássicos das gastronomias portuguesa e angolana. De vez em quando, o restaurante proporciona noites de música ao vivo; todas as últimas sextas de cada mês é noite de fados.

O que comer e beber

É verdade que o Tocota tem um menu fixo, mas raramente pedimos o que lá está; preferimos aventurar-nos pelos vários pratos do dia, que mudam todos os dias e todas as semanas. Há repetições, claro, mas a cozinha tem criatividade e variedade suficientes para nos manter sempre entretidos. Ora são rojões à moda da fazenda, ora é espetada de javali, arroz de peixe à moçambicana ou ainda ensopado de borrego; sabemos que teremos sempre 4 opções de pratos do dia por onde escolher.

Contudo, há certos pratos que não saem do menu semanal, incluindo o polvo à lagareiro, a posta de garoupa, a tranche de lombo e caras de bacalhau, para citar apenas estes. E as porções? São enormes… é difícil não sair daqui totalmente satisfeito.

Entre as bebidas: vinhos portugueses (de boa qualidade), fino, sumos naturais e alguns cocktails, incluindo excelentes gins tónicos.

O atendimento

Por vezes a comida pode ser um pouco demorada (se não for um dos pratos do dia), mas em geral o serviço é atencioso, rápido e simpático.

Preços

Tendo em conta as porções servidas e a qualidade da comida caseira, os preços do Tocota são bastante em conta. Os pratos do dia rondam os 4.000 a 7.000 AKZ, e os pratos do menu definitivo tendem a ser mais caros.

Considerações finais

O Tocota é uma opção sólida para quem procura receitas caseiras, comida de tacho e gastronomia de campo. As porções são generosas, os preços são justos e a variedade dos pratos é uma mais-valia. O atendimento e o ambiente do restaurante (que conta também com uma esplanada) são simpáticos, e as noites de fado valem mesmo a pena.

Contactos

Tel: +244 924 075 895
Tocota no Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *