A primeira vez que escrevemos um artigo sobre o brunch no LNL foi em 2015, quando o conceito ainda era algo raro na nossa cidade. Na altura, ainda explicámos o que significava o brunch, tal era a novidade. Dos restaurantes sobre os quais escrevemos naquela época, apenas o Café del Mar e o Coral (Hotel Trópico) mantêm um menu de brunch robusto.
Tal como outros conceitos gastronómicos em Luanda, o brunch passou por várias fases: o desconhecimento, a novidade, a febre, a saturação, a consolidação e, por fim, a especialização. Hoje, já nos podemos dar ao luxo de escrever um guia completo sobre os nossos brunches preferidos, espalhados por toda a cidade. Como os tempos mudam!
O que faz um bom brunch? Procurámos pelas seguintes características:
- Variedade do menu e diversidade de opções (incluindo escolhas vegetarianas);
- Utilização de ingredientes locais e disponíveis (por favor, não nos venham dizer que “já não temos ovos”);
- Ambiente descontraído (não apreciamos muito barulho, nem música tão alta que impeça a conversa);
- Atendimento atencioso e simpático;
- Bebidas de qualidade, incluindo sumos naturais e a clássica mimosa.
Com base nestes pressupostos, estes são os lugares que nos fazem ansiar pelo fim de semana.
Cidade
Restaurante Coral (Hotel Trópico)
Remodelado no final de 2023, o Coral é hoje um restaurante vibrante e elegante, com cores vivas, cozinha aberta e acesso ao exterior, onde se encontra a piscina do Trópico. Como qualquer brunch de hotel, oferece uma grande variedade para todos os gostos, incluindo diversos pratos de almoço que já nem sequer fingem ser para o mata-bicho. Leia-se: funge!
Quando?
Todos os domingos, das 11h30 às 16h00.
Quanto custa?
30.000 AKZ por pessoa.
O que posso comer?
Um pouco de tudo. Ovos de todas as maneiras, incluindo omeletes feitos na hora e com ingredientes escolhidos por ti, saladas, fruta fresca, waffles, panquecas, massas feitas na hora, posta de atum grelhado na hora, funge com diversos molhos, enfim…a lista é mesmo extensa.
O que é que mais gostamos?
As mimosas e a variedade da oferta. É onde vamos quando estamos indecisos e com desejos díspares.
Contactos
Reservas: +244 226 570 100
Hotel Trópico no Instagram
Hotel Trópico no Facebook
Hotel Trópico online
Café del Mar
O Del Mar é um clássico na cidade: possui um dos brunches mais antigos de Luanda, tendo sido pioneiro neste conceito. Saborear um excelente brunch à beira-mar e depois deitar-nos numa espreguiçadeira a escutar as ondas é o tipo de programa de domingo que adoramos.
Quando?
Todos os sábados e domingos, das 09h00 às 12h00.
Quanto custa?
30.000 AKZ por pessoa.
O que posso comer?
O Café del Mar respeita o conceito de brunch e criou uma ementa própria; em vez do buffet, optou por pratos individuais. Encontras clássicos como ovos benedict com bacon, várias opções de panquecas, waffles e iogurte caseiro com granola, mas também shakshuka com pão naan de alho, quesadillas com ovos mexidos e chouriço, ou ainda bruschetta de ovo com bacon picado.
O que é que mais gostamos?
De ir lá cedinho antes de ficar cheio, saborear uns ovos benedicts como deve ser e apreciar a manhã calma da Ilha.
Contactos
Reservas: +244 947 364 254
Café del Mar no Instagram
Café del Mar online
Hotel Intercontinental
O brunch do Intercontinental é tão vasto que mereceu um artigo exclusivo aqui no LNL. Distingue-se não só pela diversidade da oferta, que inclui especialidades japonesas e chinesas, mas também pela vista deslumbrante: o brunch é servido no 24.º andar daquele que é o hotel mais alto de Luanda.
Quando?
Todos os sábados e domingos, das 12h00 às 16h00
Quanto custa?
Se preferir uma mesa com vista, o valor será de 40.000 AKZ por pessoa; caso contrário, terá de pagar 35.000 AKZ.
O que posso comer?
Para petiscar, há uma variedade de sanduíches, doces e salgados, que podem ser acompanhados por sumos e/ou refrigerantes. Depois, para o almoço, há uma diversidade de escolhas que chamam a atenção, com opções que vão desde pratos tradicionais nacionais, como o calulu de carne e a cabidela, até pratos europeus como o bacalhau com natas e o arroz de pato, além de uma suculenta picanha. Também são oferecidos pratos asiáticos de alta qualidade, como sushi, massas e bolos chineses.
O que é que mais gostamos?
Sem dúvidas, da vista. É simplesmente única.
Contactos
Reservas: +244 949 702 463
Intercontinental Luanda no Instagram
Intercontinental Luanda online
Hotel Continente Horizonte
O brunch do Continental Horizonte destaca-se pela diversidade da sua oferta. É servido em formato buffet e inclui uma variedade de pratos, desde o tradicional pequeno-almoço inglês até ao sushi mais fresco. Merece especial destaque a padaria e pastelaria de fabrico próprio, o buffet de bebidas, as mimosas, uma suculenta picanha na chapa e os granizados de autor. Uma experiência verdadeiramente deliciosa num dos hotéis mais novos da capital.
Quando?
Todos os domingos, das 12h00 às 16h00.
Quanto custa?
29.000 AKZ com uma bebida, e 40.000 AKZ com bar aberto de bebidas selecionadas. As crianças com até 12 anos de idade pagam 14.500 AKZ.
O que posso comer?
O que mais se destaca na cozinha de brunch do Continental Horizonte, já mencionado anteriormente, é o pequeno-almoço inglês e as sobremesas. Este espaço é um verdadeiro paraíso para quem gosta de se deliciar com doces logo na primeira refeição do dia. Será pecado?
O que é que mais gostamos?
Do atendimento e dos doces, claro.
Contactos
Reservas: +244 923 166 710
Hotel Continental Horizonte no Instagram
Hotel Continental Horizonte no Facebook
Hotel Continental Horizonte online
Cozy Café
É possível comer brunch no Cozy Café todos os dias – não há um dia específico. E ainda bem. Os vários menus brunch do Cozy Café estão sempre disponíveis, bem como as opções daquilo que chamamos de pequeno-almoço.
Quando?
Todos os dias!
Quanto custa?
O Cozy tem três menus dedicado ao brunch: o Light, o Cozy e o Premium. Menu Light custa 12.600 AKZ, o Menu Cozy custa 18.600 AKZ, e o Menu Premium
O que posso comer?
O Menu Light, mais indicado para quem prefere o seu brunch um pouco mais saudável e nutritivo, contém frutas frescas, charcutaria fatiada, compotas, granola e ovos escalfados. O Menu Cozy inclui opções mais calóricas e deliciosas como ovos benedict e flûte de bellini ou espumante. Por último, o Menu Premium oferece-lhe requintes como Benedict de Trufa e Lagosta, entre outras iguarias.
O que é que mais gostamos?
Apreciamos poder ir ao Cozy em qualquer dia da semana e deliciarmo-nos com o Menu Premium ou, caso seja após um treino a sério, optar pelo Menu Light para fingirmos por breves instantes que queremos manter a linha.
Contactos
Reservas: +244 925 218 449
Cozy Café no Instagram
Menu Cozy Café
Biológica
A Biológica serve possivelmente os pequenos-almoços e brunches mais saudáveis da cidade. O menu é focado em bowls, tostas e panquecas, ovos, sumos naturais, e smoothies. São usados ingredientes sazonais, o que significa variedade no que é servido (bowls semanais diferentes, sumos feitos com as frutas disponíveis), e os preços são justos. É um lugar a ter em conta mesmo se és um carnívoro sem salvação.
Quando?
O menu Meu Brunch da Biológica está disponível todos os dias. Aos sábados e domingos, o restaurante abre das 08h30 às 15h00.
Quanto custa?
O menu Meu Brunch ronda os 20.000 AKZ, mas sempre podes escolher pratos individuais e escolheres o teu próprio brunch.
O que posso comer?
Panquecas, ovos diversos, vários tipos de saladas, bowls, tofu, smoothies, e muito mais.
O que é que mais gostamos?
Da consistência da Biológica. O menu evolui, mas os ingredientes são sempre de excelente qualidade. E tem opções veganas, sempre e sem falha. Consistência!
Contactos
Reservas: +244 931 291 249
A Biológica no Instagram
Morro Bento, Talatona e Patriota
Embarcad’ouro
O brunch do Embarcad’ouro é dos mais completos da cidade, destacando-se pela excelente qualidade. A oferta do pequeno-almoço é bastante diversificada, com uma transição harmoniosa para o almoço. O ambiente simultaneamente descontraído e sofisticado contribui para o charme único deste espaço.
Quando?
Todos os domingos, das 09h30 às 14h00.
Quanto custa?
O brunch de domingo custa 22.000 AKZ para adultos e 12.000 AKZ para crianças.
O que posso comer?
Como deves imaginar, o brunch inclui vários pratos quentes e frios do pequeno-almoço ao almoço, e é uma boa forma de experimentar a comida de tacho do restaurante: moamba de galinha, mufete, leitão à bairrada, feijoada à transmontana e caldeirada de cabrito, por exemplo.
O que é que mais gostamos?
Do espaço em si, e da variedade da comida. Gostamos também do ambiente sossegado, da decoração elegante e do atendimento eficiente. E, quando nos sentimos aventureiros, gostamos daquele transfer fácil para a Roça das Mangueiras, uma propriedade dos mesmos donos no Mussulo.
Contactos
Reservas: +244 930 547 273
O Embarcad’ouro no Instagram
Palmeiras Suite Hotel
Quem tem filhos certamente já se deu conta que o brunch do Palmeiras é dos mais kid-friendly na cidade: os mais pequeninos tem espaço para brincar, correr e usufruir do dia. Para os mais velhos, vale a consistência de um hotel de quatro estrelas e a segurança e oferta diferenciada que o mesmo oferece. E se planeares com antecedência, há sempre tempo para um spa…
Quando?
Todos os domingos, das 11h00 às 16h00.
Quanto custa?
O brunch do Palmeiras custa 30.000 AKZ para adultos e 15.000 AKZ para crianças de 5 a 11 anos.
O que posso comer?
Uma variedade de pratos de pequeno-almoço com a qualidade que já conhecemos da cozinha do Palmeiras, complementada por uma seleção de pratos internacionais pratos típicos angolanos para o almoço. Se não comeste o teu funge no sábado, encontraste o lugar certo. Realce também para o já mencionado entretenimento para os mais novos e a estação de culinária ao vivo.
O que é que mais gostamos?
Do ambiente convivial, do entretenimento para as crianças, e da possibilidade de beber um cocktail no rooftop do hotel com uma vista para Talatona e o Mussulo pós-brunch. Porque a produtividade no domingo é para esquecer.
Contactos
Reservas: +244 930 363 968
Palmeiras no Instagram
Palmeiras no Facebook
Palmeiras Hotel online
Okupuyuka
Espaço lindo, acolhedor, bem-decorado e despretencioso, o Okupuyuka é um restaurante em Talatona especializado no serviço brunch. Todos os dias. Este espaço também oferece uma série de serviços de bem-estar – banhos de imersão, yoga, massagens, vaporização, e pilates, o que pode tornar o teu sábado ou domingo num dia verdadeiramente único. Panquecas e massagens? Yes please!
Quando?
Todos os dias, de segunda a domingo, das 08h30 às 16h00. O serviço de spa é de segunda a sábado.
Quanto custa?
O brunch completo, com um menu predefinido, custa 18.900 AKZ.
O que posso comer?
As escolhas no Okupuyuka são bastante diversificadas. Podes escolher o Menu Brunch, que inclui panquecas, taça de iogurte caseiro com granola, sumo natural, tosta de abacate ou amendoim e uma salada da casa, ou montar o teu próprio menu com uma série de escolhas de acordo com o teu “estalo”.
O que é que mais gostamos?
Do espaço em si: dá a sensação de estarmos na casa da nossa melhor amiga, num cenário arejado e simpático, onde reina a boa disposição e uma clara atenção ao detalhe. E dos assentos que são baloiços!
Contactos
Reservas: +244 931 758 012
Okupuyuka no Instagram
Fuba de Milho
A Fuba de Milho é um fenómeno. Sempre que lá vamos, quase sempre aos fins de semana para um pequeno-almoço reforçado ou um brunch , o espaço está totalmente abarrotado; há vezes até que tem uma fila de pessoas à espera. E esperam mesmo numa linda calma. Qual a razão da popularidade deste pequeno e moderno espaço na Zona Financeira do Patriota? Temos a resposta na ponta da língua: a variedade do menu, a qualidade da comida, e o atendimento sempre simpático.
Quando?
Sábado, domingo e feriados, das 07h30 às 13h00.
Quanto custa?
Depende das tuas escolhas – não há um menu fixo de brunch. As panquecas custam cerca de 3.200 AKZ, o English breakfast fica por 4.500 AKZ e o ovo benedict com salmão fumado, o item mais caro no menu, fica por 4.800 AKZ. Tudo o resto é abaixo deste valor.
O que posso comer?
No extenso menu, há certos pratos que valem mesmo a pena destacar. No topo da lista estão as deliciosas e elaboradas panquecas, feitas com fruta da época e toppings variados ou, caso não sejas muito de doces, panquecas com ovo estrelado e bacon; outro destaque são os excelentes ovos benedict com salmão fumado (há também opções com bacon, fiambre de frango e à Fuba de Milho, com abacate, molho holandês e cebola crocante).
O que é que mais gostamos?
Da qualidade da comida. Nota-se o esmero e o amor em cada prato, apesar do clichê. As filas não mentem.
Contactos
Reservas: +244 942 601 583
Fuba de Milho no Instagram
O Bom Bocado
Será esta a patisserie mais chique de Luanda? É bem possível. A abertura do Bom Bocado no início deste ano passou-nos ao lado, o que foi uma negligência grave da nossa parte, pois esta pastelaria nos Jardins do Patriota é uma verdadeira jóia. Além da grande variedade de bolos, cookies, pastéis e afins, o menu também contém diversas opções únicas para o pequeno-almoço, brunch, lanche e almoço, e até cocktails deliciosos.
Quando?
Todos os dias são dias de brunch no Bom Bocado. De segunda a sábado, o espaço abre das 8h00 às 18h00. Aos domingos, é das 8h00 às 15h00.
Quanto custa?
Os pratos de brunch e pequeno-almoço variam; o menu Bom Bocado Deluxe custa 40.800 AKZ por pessoa. Tudo o resto ronda os 13.000 AKZ.
O que posso comer?
No menu Bom Bocado Deluxe, podes comer ovos ao teu gosto (mexidos ou estrelados), uma variedade de pães, salsichas, frutas cortadas, panquecas com mel, iogurte caseiro, jarra de sumo de fruta e um encerramento com café expresso. O Menu Bom Bocado é algo mais comedido: um pequeno almoço clássico com ovos mexidos suaves, salsichas, fatias de fruta fresca, pão artesanal e uma fatia do bolo do dia. Podes escolher entre um sumo natural ou um galão tradicional para acompanhar.
O que é que mais gostamos?
Do requinte. É dos espaços mais bonitos para comer um brunch em Luanda. Trés chic!
Contactos
Reservas: +244 923 803 708
O Bom Bocado Patisserie no Instagram