Flow Hotel: uma aposta no futuro de Benguela

P U B L I R E P O R T A G E M

Diz o ditado que “só se tem uma oportunidade para causar uma primeira impressão”. Ficamos com esta frase na mente ao recordar a primeira vez que entramos no Flow Hotel e nos deparamos com a sua recepção. Não é uma recepção luxuosa, repleta de ornamentos brilhantes e exageros desnecessários. Pelo contrário, é uma recepção elegante, moderna e discreta, com um bom gosto evidente que transmite uma sensação de serenidade — como se tivéssemos chegado à sala de estar de uma amiga zen.

Ao entrar, os nossos olhos são imediatamente atraídos pela parede vermelha à nossa frente, onde se lê “FLOW HOTEL”. Em seguida, o olhar desloca-se naturalmente para a esquerda, onde notamos sofás convidativos, o espaço amplo, o verde das plantas e duas mesas, cada uma com duas cadeiras, onde se faz o check-in. Não há balcões nem clichés hoteleiros — apenas sorrisos e um caloroso “bem-vindos!”. É uma primeira impressão que fica gravada na memória.

O Hotel

Inaugurado em março de 2024 pela OnTour, uma subsidiára do Grupo Omatapalo, o Flow Hotel é uma aposta no futuro promissor de Benguela. A sua localização estratégica merece destaque: situa-se a apenas 13 km do Aeroporto de Catumbela (em vias de se tornar internacional), a 5 km do centro de Benguela, a cerca de 20 km do Polo de Desenvolvimento Industrial de Catumbela e a 30 km da Restinga do Lobito, do terminal do Corredor do Lobito e do seu porto. E claro, está a escassos 5 minutos do Estádio Nacional de Ombaka, palco da mais importante feira de negócios da região e de diversos outros eventos. O Flow é, por isso, uma excelente base para explorar uma das zonas urbanas mais dinâmicas do sul de Angola, seja para negócios ou lazer.

E agora os números. O hotel dispõe de 132 quartos, incluindo 30 twins, 6 suítes, 3 adaptados para pessoas com mobilidade reduzida e 93 quartos duplos. Todos são climatizados, modernos, espaçosos e confortáveis. Os quartos standard estão disponíveis com cama de casal ou duas camas individuais. Como o hotel está localizado fora do centro urbano, as noites pacíficas são preenchidas por um delicioso silêncio.

O Flow dispõe também de uma sala de conferências com 345 metros quadrados, divisível em duas áreas distintas através de divisórias móveis com isolamento acústico. Esta configuração flexível permite a realização simultânea de até dois eventos ou sessões independentes. No mesmo corredor, encontramos três salas de reuniões e uma inovação que muito apreciamos: um espaço de coworking para trabalhadores independentes. É a primeira do género que vemos num hotel em Angola.

Restauração e Lazer

Um dos maiores trunfos do Flow Hotel é o seu restaurante. Com uma equipa liderada por chefs com larga experiência em unidades hoteleiras de renome dentro e fora de Angola, o Flow tem a capacidade comprovada de fornecer refeições de elevada qualidade – come-se bem por aqui.

Todas as refeições do Flow, desde o pequeno-almoço ao jantar, são servidas em formato buffet – não há menu à la carte. E quase nem se dá por isso. Há sempre disponíveis três tipos de carne, dois tipos de peixe, diversos acompanhamentos, sopas deliciosas e variadas, e uma excelente seleção de sobremesas. Frutas frescas e da época estão sempre disponíveis, o que não surpreende, sendo esta uma região agrícola de referência. Sabemos de casais e famílias que se deslocam do Lobito, Benguela e arredores apenas para almoçar ou jantar no Flow.

A vasta zona exterior, com sua enorme piscina, é provavelmente a área que mais se destaca neste hotel. Nesta área encontra-se também o ginásio, instalado num edifício próprio. O espaço é tão amplo que pode facilmente acomodar cerimónias de casamento. Aos sábados, o hotel oferece aulas de yoga, enquanto nos feriados e fins de semana, a espaçosa esplanada do restaurante é animada com música ao vivo.

O atendimento

Desde o primeiro momento da nossa estadia no Flow, notamos a qualidade do atendimento e do serviço da equipa deste hotel, desde os funcionários de limpeza aos empregados de mesa no restaurante. É uma equipa coesa, com uma formação evidente e uma disponibilidade para servir — e servir bem. Vários membros da equipa do Flow são poliglotas, o que é essencial num hotel que quer servir não só uma província ou um país, mas toda uma região onde os países limítrofes falam francês e inglês. Este é um dos aspectos que mais diferencia o Flow. Oficialmente, este é um hotel de três estrelas. Mas com esta equipa, parece ter mais…

Considerações finais

Quando pensamos em Benguela, associamos principalmente ao turismo de sol e mar. O Flow, por enquanto, ainda não tem acesso direto à praia, mas em breve terá uma zona balnear para os seus hóspedes. Os mais jovens pensam nas festas, mas o Flow não está situado dentro de um centro urbano, a escassos metros de bares e restaurantes. O edifício onde se encontra tem mais de uma década, tendo sido construído para ser um dos extintos hotéis do Infotur. Mas perante estes desafios, a equipa do Flow criou um conceito único, que supera todas estas presumíveis lacunas com originalidade e vontade de fazer diferente.

O Flow apostou na formação, na qualidade da sua oferta, e no seu posicionamento de mercado. Com isto, tem atraído clientes diversos: famílias com crianças pequenas à procura de sossego, homens e mulheres de negócios que primam serviços acima da média, empreendedores que apreciam uma localização conveniente, e até benguelenses que querem escapar a rotina do dia a dia. É uma aposta ganhadora.

Contactos

Tel: +244 941 289 890
flowhotel.ao
reservas.flowhotelbenguela@ontour.ao
Estrada Lobito – Benguela, Km. 32 (em frente ao Estádio Nacional de Ombaka)
Flow Hotel no Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Chat Icon