Vegetariano em Luanda: 6 restaurantes que servem pratos vegetarianos

January 22, 2017

Durante muitos anos foi bastante difícil encontrar restaurantes em Luanda que servissem pratos vegetarianos para além do “omelete com batata frita” ou “mufete sem peixe”. Felizmente, hoje esta situação começa a mudar. Existem mais pessoas vegetarianas entre nós e mais sensibilidade por parte de alguns restaurantes em lidar com estas pessoas. Sim, na maioria dos restaurantes os garçons ainda abrem os olhos com um olhar confuso quando a pergunta é “servem pratos vegetarianos?”. Mas nos 6 restaurantes que descrevemos aqui neste artigo, esta falta de conhecimento já não é um problema. Saiba onde pode comer pratos vegetarianos em Luanda; brevemente faremos a segunda edição deste artigo com ainda mais escolhas.

Pimm’s

Um jantar nesta grande casa de restauração Luandense é uma experiência sem igual na cidade. Não é à toa que o espaço recebeu o Prémio LNL de Melhor Restaurante do Ano em 2014. O que torna o Pimms diferente não é propriamente a qualidade da comida, sempre fresca e saborosa. Não é propriamente o ambiente sofisticado ou a decoração requintada, moderna, mas tradicional. O que torna o Pimm’s diferente é a qualidade do atendimento. É simplesmente impecável. No verdadeiro sentido da palavra. O restaurante tem três pratos vegetarianos na sua ementa: esparguete com molho de tomate e queijo, penne com vegetais, soja granulada e molho de natas, e a deliciosa lasanha de espinafres.

Artigo LNL

Habesha

O Habesha não tem menu e os funcionários mal falam português ou inglês. Por isso, a melhor opção é pedir Mahberawi, um dos mais famosos pratos da cozinha etíope. O mahberawi é típicamente comido nas épocas festivas e inclui um pouco de tudo –  guisados e estufados de carne de vaca, frango, peixe, lentilhas, diversos legumes, e salada – servido por cima de uma base de injera (pão etíope). A ideia é enrolar a comida dentro do pão; come-se com as mãos. Normalmente os funcionários perguntam, em português de difícil compreensão, se quer carne, peixe, frango, vegetais, ou tudo. Peça apenas vegetais. Felizmente as palavras “vegetariana” e “só vegetais” são compreendidas pelo staff aqui.

Artigo LNL

Pizzaria Capricciosa

Desde que o Luanda Nightlife começou com os Prémios LNL em 2013, prémios estes que contam quase exclusivamente com a votação do público, que a Pizzaria Capricciosa tem ganho a categoria de Melhor Pizzaria do Ano. E foram vitórias expressivas. Mas para além das suas deliciosas pizzas vegetarianas, entre elas as pizzas Mussulo (queijo mozzarella e beringela grelhada), Gabela (queijo mozzarella, cogumelos e cebola), Camacupa (queijo mozzarella, manjericão e tomate) e a Massangano (queijo mozzarella, tomate, gimboa, pimento verde e pimento amarelo), entre outras, tem ainda a opção de saladas (recomendamos a salada de queijo grana padano com nozes, legumes na chapa, tomates e mix de folhas) e o cannelloni de espinafres e nozes, todo ele besuntado com fondue de queijos.

Artigo LNL

ArtBurguer

Quando pensamos em restaurantes que servem pratos vegetarianos, a palavra “hamburgueria” não vem a mente. Mas o ArtBurguer é a única hamburgueria que conhecemos cá em Luanda que tem um hamburguer vegetariano (e vegano): o Avareza, composto por 160 gramas de vegetais, alface, tomate e cebola confitada com hortelã. Não esqueça de pedir extras: batata doce frita com molho de maionese e algo, aros de cebola frita, salada coleslaw, ou a banana pão frita, entre outros. De realçar que o ArtBurguer tem duas localizações: Maculusso e Baía de Luanda.

Artigo LNL

O Fazendeiro

É actualmente um dos melhores restaurantes em Luanda e durante o Angola Restaurant Week 2016, foi o espaço que mais menus vendeu. Dos pratos que mais apreciamos no Fazendeiro são as suas massas frescas, feitas a mão no recinto, e a suas pizzas, feitas no seu forno de lenha. A pizza no Fazendeiro é, na nossa opinião, a melhor em Luanda (os nossos leitores preferem a Capricciosa). O menu do Fazendeiro muda com alguma frequência, mas encontrará sempre opções vegetarianas entre as entradas, as massas e as pizzas. Valem muito a pena.

Artigo LNL

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *