Seria difícil exagerar a importância da mulher na alimentação diária angolana. Tanto nas zonas rurais como nas grandes cidades, são as mulheres que preparam as refeições da população; nas cidades, vêmo-las nas ruas a vender banana-pão grelhada ou mandioca com ginguba; são elas que preparam os almoços dos guardas, são elas que gerem o quase infinito número de quintais onde “há sopa e almoço”, são elas que comandam as barracas do país, e também são elas que garantem as refeições de grande parte da função pública.
Contudo, a influência feminina é muito menos vista nas cozinhas dos grandes restaurantes da capital e não só, nem na gestão ou liderança dos numerosos bares, cafés, restaurantes e hotéis que completam as nossas cidades.
Felizmente, esta realidade começa a mudar.
Cada vez mais é comum vermos mulheres em posições de destaque nos spots mais inovadores do país, trazendo com elas uma dinâmica diferente, moderna, e perspicaz.
Neste artigo partilhamos 16 lugares dentro e fora de Luanda que são liderados por mulheres, incluindo restaurantes, bares, cafés e resorts. Todos estes lugares têm algo em comum: são espaços de referência local ou nacional e bastante apreciados pela sua clientela. É óbvio que esta lista não é nem de perto nem de longe exaustiva, mas apenas uma pequena amostra da grande contribuição da mulher angolana no mundo da restauração.
Os Lugares
Restaurante dos Lagos, Pululukwa Resort | Chef: Ana Chombe
Ao nosso ver, há algum tempo que o restaurante do Pululukwa Resort é o melhor da região sul do país e um dos 10 melhores em Angola. A responsável da cozinha deste espaço é a Chef Ana Chombe, que ao longo dos anos conseguiu manter uma consistência incrível e a capacidade de nos surpreender a cada visita que aqui fazemos.
Restaurante Embarcad’ouro | Chef: D. Jacinta
Amplamente reconhecido como um dos restaurantes mais conceituados de Luanda, o Embarcad’ouro é um lugar especial muito por causa do trabalho da Dona Jacinta ao longo dos anos. Quem já provou o seu arroz de cherne, o tradicional bacalhau assado e o inesquecível pão de ló sabe bem do que falamos. Se ainda não provaste, dificilmente comerás um melhor pão de ló cá na banda.
Satiate | Chef e Proprietária: Beatriz Geraldo
O que a Beatriz Geraldo criou com este conceito é a possibilidade de viajarmos pelo paladar. Para amantes de comida asiática, mais concretamente comida coreana e taiwanesa, o Satiate é uma verdadeira benção, pois os sabores são realmente autênticos.
Kudia Bistro | Chef e Proprietária: Patrícia Marques
Antes de existir apps de entrega ao domicílio, nós já recebiamos hambúrguer em casa graças ao trabalho pioneiro do Kudia Bistro e da Patrícia Marques, que já teve passagem por algumas das melhores cozinhas de Portugal e Angola. Durante algum tempo esta era a única forma de saborear o Bacon Lovers, um dos nossos hamburgueres preferidos.
Café da Verena | Chef e Proprietária: Verena Góis
O caminho de Verena Góis no mundo da gastronomia e restauração em Luanda é longo e frutífero. Começou com uma cozinha caseira e entrega de refeições ao domicílio muito antes da Tupuca, Mamboo e COVID. Hoje, tem um restaurante multifuncional numa linda vivenda nas Ingombotas que é um verdadeiro oásis urbano.
Lewe | Chef e Proprietária: Xica da Silva
A cozinha multi-facetada deste restaurante de fusão localizado num simpático restaurante nos Coqueiros é da responsabilidade da Miriam Borges, ou Xica da Silva como é tratada nestas lides. É neste espaço que comemos criações únicas que não se encontram em mais lado nenhum nesta cidade.
Churrasqueira Talatona | Proprietária: Nelma Demba
Este restaurante é muito mais que uma churrasqueira e é dos lugares mais consistentes e procurados em Talatona neste momento. Para fãs de design interior, tem também uma das mais bonitas salas de jantar desta zona. Tudo isso é fruto do trabalho incansável da proprietária Nelma Demba, uma bancária emprestada à restauração.
Café del Mar | Proprietária: Edine Crespo
Quando cá vêm Presidentes ou Primeiros-Ministros, o Café del Mar é muitas vezes o lugar de escolha para uma refeição em solo angolano. Não é por acaso – este é seguramente um dos melhores e mais icônicos restaurantes no país. E a liderar este espaço desde a sua fundação há mais de 20 anos está Edine Crespo, um dos expoentes máximos deste sector.
Okupuyuka | Proprietárias: Vanda Tchimuondje, Kila Araújo e Iliana Gourgel
Com os seus pratos e sabores saudáveis e inovadores, feitos tanto para a barriga como para o Instagram, o Okupuyuka veio dar um outro ar ao cenário do brunch de Luanda. As três sócias tiveram a visão de tirar partido da crise imobiliária que assola esta zona, arranjaram um espaço num condomínio com falta de residentes e lá montaram o restaurante alegre e vibrante que os seus clientes adoram e enchem todos os fins de semana.
Lokanda do Cruzeiro | Proprietárias: Magda Almeida, Sara Bayyurt e Daniela Seixas
O Lokanda é um espaço sem igual em Luanda e um belo exemplo de empreendedorismo, pragmatismo e inovação com muito bom gosto à mistura. As 3 sócias criaram aqui vários lugares em um, onde o destaque vai para o lindo wine-bar chamado Round Table.
Restaurante Rua 11 | Proprietária: Anabela França
Não se pode falar sobre restaurantes de comida tradicional angolana e não falar sobre o Rua 11. Há 25 anos que a D. Anabela e a sua família proporcionam os melhores criações da nossa rica história gastronómica, com um respeito sempre presente à produção local – o óleo de palma, por exemplo, é feito de forma artesanal na Fazenda Kumbira. Fica a dica.
A Biológica | Proprietárias: Nair Sousa e Sara Ribeiro
O lugar é pequenino mas a sua alma é grande. A criação destas duas sócias, Nair Sousa e Sara Ribeiro, é totalmente dedicado ao consumo sustentável e amigo do ambiente, onde se destacam os pratos veganos e vegetarianos feitos com ingredientes locais. Até as embalagens de take-away são biodegradáveis.
La Vigia | Proprietária: Alexandrina Barros
É um dos nossos restaurantes preferidos para levar amigos recém-chegados à Luanda por causa do excelente peixe grelhado e ambiente acolhedor e descontraído. Durante vários anos consecutivos este espaço da Alexandrina foi considerado pelos luandenses como o melhor ‘quintal’ da cidade.
Mbawa | Proprietárias: Marinela Mendes e Filomena Felizardo
Depois da abertura desta loja de roupa com bar que por acaso também serve cocktail e comida deliciosa, a Rua dos Mercadores nunca mais foi a mesma. O espaço da Marinela Mendes e Filomena Felizardo continua a nos surpreender pela sua capacidade inesgotável de se reinventar.
Praia do Soba | Proprietária: Andreia Martins
Possivelmente o resort mais bonito do Namibe, e quem vai para Praia do Soba nunca mais se esquece. Este lindo e rústico espaço da Andreia Martins, situado na costa desértica e montanhosa do Namibe, faz excelente uso do sua localização numa das mais belas praias da província.
Minha Casa | Proprietárias: Cristina Anapaz e Mara Rodrigues
É mesmo a tua casa. Aqui és tratado com a informalidade de um membro da família, num local seguro, confortável, e bem decorado, e a Cristina e Mara fazem questão de fazer-te sentir que moras aqui há séculos. Não há alojamentos locais como este em Luanda.