48h no Lobito: Onde ficar, comer e o que fazer na cidade da Restinga

Escrito por Hernany Geraldo

*Fotos da autoria do autor e das páginas sociais dos estabelecimentos mencionados.

A CIDADE

O Lobito é uma cidade e município da província de Benguela, em Angola. Localizada no litoral, tem 3648 km² de extensão e cerca de 805 mil habitantes. Terra de clima tropical quente e húmido, com uma temperatura média de 25˚C, o Lobito é maioritariamente habitado por povos Ovimbundo, tendo como como principal língua local o Umbundo.

COMO CHEGAR

Existem várias alternativas para se chegar a cidade do Lobito:

  • Por via aérea: as companhias aéreas TAAG e SonAir disponibilizam voos domésticos semanais;
  • Por acesso ferroviário: temos os CFB (Caminhos de Ferro de Benguela);
  • Por acesso rodoviário: existem autocarros e miniautocarros com viagens interprovinciais diárias, geridos por companhias como a Macon, AngoReal, SGO, entre outras.

ONDE FICAR

A cidade do Lobito dispõe de uma variedade de opções de alojamento, desde hotéis, e aparthotéis, até albergues. Vejamos abaixo algumas destas opções:

Hotel Executivo

Tendo tido a oportunidade de ficar neste hotel por várias ocasiões, o LNL recomenda seguramente que o experimente, não só pelos seus quartos bonitos e bem cuidados, mas também pela vista paradisíaca que oferece da Restinga e pela comida muito bem confeccionada.

Endereço: Rua Dr. Vieira Machado, Lobito, Benguela – Angola
Tel.: +244 931 870 987
Email: reservas@hexecutivo.com
Veja aqui a reportagem completa

Hotel Turimar

Um dos hotéis mais antigos do Lobito, o Hotel Turimar não só tem o conforto que precisa, mas também oferece serviços de conveniência que tornarão a sua visita mais prazerosa, principalmente se estiver na cidade à negócios.

Endereço: Av. da Independência, 77, Restinga, Lobito, Benguela – Angola
Tel.: +244 272 222 303
Email: geral@turimarhotel.com
Website: www.turimarhotel.com

Veja aqui a reportagem completa

Hotel Restinga

Localizado na famosa Restinga do Lobito, está construído diante da praia com o mesmo nome. O hotel possui 115 quartos, sendo 50 Twins, 63 Duplos e 2 Suítes, e dispõe de um restaurante com capacidade para 120 pessoas, aberto todos os dias para serviço de pequenos-almoços, almoços e jantares.

Endereço: Av. Da Independência, Bairro Restinga, Lobito, Benguela – Angola
Tel.: +244 930 650 628
Horário: Das 07h às 02h

Albergaria H & L

É a mais recente unidade habitacional da cidade do Lobito, localizada perto da estação ferroviária, a 5 minutos das praias da Restinga e da área comercial. Tem 23 quartos e 2 apartamentos T2, todos com varanda e modernamente equipados, oferecendo serviços de atendimento 24 horas, pequeno-almoço, buffet, serviço de limpeza de quarto, lavandaria e acesso a wi-fi.

Endereço: Rua José de Anchieta, Bairro Compão, Lobito, Benguela – Angola
Tel.: +244 935 996 592
Horário: Das 11h às 23h

TRANSPORTE

A cidade oferece Táxis Privados (Rosalina Express), Táxis “Azuis e Brancos” (vulgo Candongueiros), moto táxis, autocarros públicos, os CFB (que oferecem rotas diárias entre Lobito-Catumbela-Benguela e vice-versa) e Rent-a-Car.

Nota: Os preços dos táxis no Lobito são mais baratos comparativamente aos preços praticados em Luanda.

ONDE COMER

Existe uma série de restaurantes e espaços convidativos para um almoço ao fim de tarde, havendo alguns cujos menus têm ênfase na comida local. Mencionamos abaixo dois restaurantes bem recomendados nesta região:

Restaurante Batuk 

Aberto no Cacimbo de 2018, o Batuk já se tornou num dos melhores restaurantes na província de Benguela e uma das melhores aberturas neste ramo a nível nacional. É um espaço convidativo, sem compromisso com o tempo, elegante e relaxante; é um sítio para se deixar estar, para contemplar o Atlântico e as ocasionais baleias que se passeiam pelas águas da Restinga do Lobito.

Endereço: Praça Luís de Camões n°8, Restinga do Lobito
Tel.: +244 222 718 413
Horário: Todos os dias, das 09h à meia-noite

Veja aqui a reportagem completa

Samirana Snack Café

Se não tomar o pequeno-almoço no hotel, ou mesmo se quiser somente um lanche apetrechado, com direito à panquecas deliciosas e cafés sorridentes, visite este simples e simpático café, pois não terá do que reclamar.

Endereço: Avenida Governador Silva Carvalho, Compão, Lobito, Benguela – Angola
Tel.: +244 924 242 408
Horário: Todos os dias, das 08h às 22h

Veja aqui a reportagem completa

Restaurante Zulu

É um ponto de paragem obrigatória, de onde se pode apreciar o espetacular pôr-do-sol. O restaurante oferece um leque variado de escolhas no que diz respeito a pratos de carne e peixe (preferencialmente grelhados), mariscos, petiscos e bebidas.

Endereço: Largo 28 de Agosto, Bairro Restinga, Lobito , Benguela – Angola.
Tel.: +244 917 262 037
Horário: Aberto de Terça aos Domingos, das 09:10h às 23:50h

Alfa Beach Bar

É um dos mais conhecidos e dos mais antigos restaurantes do Lobito. Construído à beira-mar, este é sobretudo, um ícone do turismo, embora tenha um atendimento um pouco moroso.

Endereço: Avenida de Lisboa, Bairro Restinga, Lobito – Benguela
Tel.: +244 923 350 351
Horário: Aberto de segunda à quinta das 06:30 às 03:30 da manhã; de sexta à sábado das 07:00 às 06:00 da manhã

Veja aqui a reportagem completa

O QUE FAZER

Sendo que a cidade do Lobito tem um clima tropical, o mais recomendado é que se visitem as famosas praias, tanto da cidade como arredores. O Lobito não se resume apenas a praias, e oferece uma série de opções para melhor aproveitar a sua estadia. Assim sendo, seguem-se abaixo algumas sugestões para actividades diurnas e noturnas:

Actividades Diurnas:

Praias

A Cidade do Lobito oferece uma das mais belas praias da província, com águas límpidas e areia branca que se estende desde a famosa Colina da Saudade até ao ponto final da Restinga;

Passeio Pela Cidade

Ao passear pela cidade, visite os seus variados monumentos históricos, tais como, o Barco-Zaire, localizado na ponta da Restinga, que foi utilizado pelo 2º Presidente da República de Angola, na sua fuga do país para a República da Zâmbia e hoje se convertera num museu.

Ainda na restinga, há de se deparar com a famosa Igreja Secular da Arrábida e o famoso Cine Imperium. Aproveite para apreciar a arquitetura da época; poderá ver casas construídas durante o tempo colonial, ainda bem conservadas. Ao sair da Restinga, terá acesso a icónica Colina da Saudade (Cartão Postal da cidade), local que serve de ponto de convergência entre a Restinga, a Zona Comercial (28) e a Zona Académica (Compão). A Zona comercial é a zona mais economicamente desenvolvida da cidade, onde se encontra o segundo maior Porto de Angola e o segundo edifício do Banco Nacional de Angola.

Actividades Nocturnas:

Bares e Clubs

Por ser uma das cidades mais desenvolvidas do país, a vida noturna nesta região não foge muito do que se encontra na cidade capital. A cidade do Lobito oferece uma rede de bares e discotecas que se estendem por toda a cidade. Alguns dos lugares de eleição para sair a noite e ir tomar um copo são o Pub Restinga, LUNA Lounge & Ocean Bar, Delta Club, entre outros.

O QUE LEVAR

  • Recomenda-se que leve vestuário leve, apropriado para o Verão (fatos-de-banho, sunga, etc.);
  • Algum proctetor solar;
  • Um agasalho para se proteger da brisa nocturna;
  • É sempre útil levar um mapa com os pontos de referência bem localizados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *