Praia do Soba

Este lindo e rústico resort na costa desértica e montanhosa do Namibe faz excelente uso da sua localização numa das mais belas praias da província. Os bungalows da Praia do Soba enquadram-se tão bem no seu meio ambiente que fazem parte da paisagem; têm uma vista directa para o mar que é difícil de superar. Namibe é isto.

Mas o que mais gostamos neste pedaço de terra longe de tudo e todos é seguramente a hospitalidade da família que detém este espaço e que nos acolhe depois de longas horas de viagem pelo deserto afora. É o seu toque familiar e caloroso que torna esta experiência tão única.

O resort

Namibe é uma terra mágica. Como tantas outras províncias do nosso país, o potencial turístico desta região é enorme e o seu subaproveitamento também. Mas o que o Namibe tem em termos de falta de desenvolvimento é ofuscado pela sua beleza natural, a grande diversidade da sua fauna e flora, e paisagens “extraterrestres” que este deserto, o mais antigo do mundo, nos oferece.

Com a sua localização a beira-mar, a Praia do Soba oferece-nos uma junção única de deserto e oceano, com todas as vantagens que isto traz: peixe e marisco do melhor, grutas escondidas onde é possível ver a evidência de um vasto mar que cobria toda esta região, ravinas e colinas, rios secos, e muito mais.

O resort está colocado num pequeno monte com vista direta para o mar, no meio de duas praias (uma de mais fácil acesso do que a outra), e para além dos bungalows de diferentes tipologias e o restaurante, tem também uma área de camping com chuveiros e casas de banho com água corrente.

Os espaços comuns são abertos e arejados e a distância entre bungalows garante segurança, privacidade e comodidade. Importa realçar que os bungalows têm espaço para famílias inteiras (pais e filhos) ou casais num retiro romântico. 

O restaurante

O restaurante é o ponto central da vida na Praia do Soba. Para quem aprecia comer bem, as refeições aqui são o ponto alto do dia. Quase tudo é fresco – a família pesca o teu almoço pela manhã e o teu jantar pela tarde, pois os maravilhosos peixes e mariscos que degustamos são das águas locais. Grande parte do resto vem do Lubango, incluindo as carnes que são depois grelhadas no carvão.

Há também diversos vegetais, frutas, sumos, sobremesas e outros produtos da Huíla e do Namibe, o que faz com que todas as refeições, desde o pequeno-almoço ao jantar, são saborosas. A experiente equipa de cozinha sabe bem o que faz.

Para beber, o habitual: cervejas, vinhos, alguns cocktails, whiskeys e afins, bem como uma ou outra surpresa deixada por algum viajante generoso.

O que fazer

A melhor coisa a fazer quando se está por estas bandas é explorar o deserto. O recinto da Praia do Soba em si já é grande e dá para vários passeios, mas uma visita ao deserto é sempre necessária. O que recomendamos mesmo é que contrates um guia local – Okuya Adventures e Yona Safaris são os nossos preferidos – para teres uma verdadeira experiência do deserto que te rodeia. É inesquecível.

Preços

  • 30.000 AKZ para uma ou duas pessoas com pequeno-almoço incluído; cada pessoa extra são 9.500 AKZ.
  • As refeições são buffet e custam 9.500 AKZ por pessoa, sem bebidas incluídas.

Dicas soltas

  • Tanto a net como a rede são inexistentes. Estás no meio do deserto. No máximo, o restaurante oferece vouchers para acederes a net de péssima qualidade durante alguns minutos. A nossa sugestão: leva livros e jogos!
  • Da cidade de Moçamedes para a Praia do Soba são sensivelmente 2 horas (dependendo do teu carro), com pelo menos 1 hora de picada pelo deserto. Do Lubango, são quase 4. A rota é sinalizada.
  • É sempre boa ideia levar roupa quente, porque à noite faz frio…
  • O resort não tem TPA nem ATM, leva cash.

Considerações finais

Possivelmente o resort mais bonito do Namibe; quem vai para Praia do Soba nunca mais se esquece. Este lindo e rústico espaço, situado na costa desértica e montanhosa do Namibe, faz excelente uso do sua localização numa das mais belas praias da província e é uma excelente base para explorar o deserto.

Contactos

Tel: 922 502 665 (WhatsApp)
resortpraiadosoba.com
Praia do Soba no Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *