As minhas pousadas do Sul: Um périplo hoteleiro pelo sul de Angola

Por Israel Campos

Durante os últimos meses de Julho e Agosto, a minha agenda profissional obrigou-me a fazer um périplo pelo sul de Angola. O regozijo de combinar trabalho com a idosa vontade de voltar ao sul levou-me a revisitar, depois de alguns anos, as províncias da Huíla e de Benguela, e a conhecer pela primeiríssima vez o Namibe e o misterioso Cunene.

Como acontece com muitos kaluandas com quem falo, sair de Luanda para qualquer outra paragem dentro do país acaba sempre por nos oferecer uma perspectiva diferente sobre aquilo que somos, enquanto país, e sobre aquilo que poderíamos ser. Não foi diferente comigo.

Por mais que tentasse, não consegui deixar de pensar em como uma estrutura melhor planeada, coordenada e realizada poderia transformar facilmente alguns pontos do nosso país em destinos turísticos de eleição para muitos nacionais e estrangeiros.

Além das dificuldades de circulação interprovincial aérea, que hoje é quase inexistente devido à incompreensível dependência do Aeroporto Doméstico de Luanda para voar para qualquer outro ponto do país, a acomodação foi um dos principais desafios com que me deparei no início da minha jornada no sul de Angola.

Depois de ter exposto no X (antes conhecido como Twitter) um dissabor que tive num dos mais célebres hotéis da cidade do Lubango, por considerar que a relação preço/qualidade era medíocre, um kamba enviou-me uma mensagem com uma dica que salvou a minha experiência. E que eu quero que salve a vossa também. As pousadas do sul.

Os Chalés | Lubango, Huíla

Localizada na Rua 10 de Dezembro, no Lubango, bem no coração da cidade, a pousada Os Chalés foi foi aquilo que em inglês chamaria de um ‘game-changer‘. Depois de ter estado alojado neste local durante quase dez dias, não consigo pensar em nenhum comentário negativo acerca da minha experiência.

O atendimento eficiente e personalizado é a principal característica deste lugar, que considero uma escolha adequada para pessoas que queiram poder caminhar pela cidade, uma vez que é circundado por bastantes restaurantes e estabelecimentos comerciais.

Limpo e asseado, este local oferece um pequeno-almoço delicioso (servido das 06:00 às 09:00) num ambiente exterior tranquilo, ideal para começar o dia ao som dos periquitos-de-encontro-amarelo que habitam o quintal.

Os Chalés disponibiliza acesso a um pequeno parque de estacionamento privado, caso os hóspedes tenham carros, e tem um dos melhores wi-fi que usei no Lubango.

O preço da diária, 14.000 AKZ, por uma suite com cama de casal, é apenas a cereja no topo do bolo.

Contactos

Tel: +244 261 224 100
pousadachales001@gmail.com

Residencial Oásis | Moçamedes, Namibe

Já obcecado com a experiência de casas e alojamentos, em vez de hotéis, fui brindado com a felicidade de ficar alojado no Residencial Oásis na província costeira do Namibe.

Sem elementos de comparação, sendo que foi a primeira vez que pisei em Moçâmedes, o Residencial Oásis foi, sem dúvida, uma experiência agradável de estreia. Um local simples, acolhedor e com uma parte exterior verde, ideal para sentar e ler um livro.

O quarto era limpo, espaçoso e devidamente equipado para receber um hóspede desprevenido, incluindo produtos de higiene pessoal.

Localizado na Rua Kaumba, este residencial é ideal para pessoas que estejam a visitar o Namibe por pouco tempo e queiram estar numa zona minimamente movimentada para sentir o ‘pulsar’ da cidade.

A minha única crítica, ou talvez recomendação, seria baixarem um pouco o volume do rádio, cujas colunas exteriores estão disponíveis nos espaços comuns.

Contactos

Tel: +244 924 876 240

A Sombra | Benguela

Ao contrário de outras localidades, Benguela já oferece uma oferta mais diversificada de acomodações para os visitantes. Ainda assim, permanecemos na mesma linha: pequenas pousadas, negócios locais, muitas vezes de família, onde, se tivermos sorte, podemos até ser atendidos pelos próprios proprietários.

“A Sombra Lda” é um espaço agradável para se estar pela sua estrutura acolhedora, higiene e qualidade do serviço prestado. Localizada na Rua Ilha da Madeira 2, está pertinho da praia e de edifícios interessantes onde funcionam órgãos da administração pública, como o governo provincial.

Além do atendimento eficiente, outro ponto alto deste local é a qualidade da comida servida. Apesar de comum, o serviço de pequeno-almoço destaca-se por ser feito no momento em que o hóspede solicita, o que significa que aqui vais sempre comer aquele omelete acabado de fazer especialmente para ti.

O preço de 12 mil kwanzas por dia numa suíte parece-me adequado, considerando a localização e qualidade do serviço. Voltarei, com certeza.

Contactos

Tel: +244 923 524 160

Pensão Escola do Kunene | Xangongo, Cunene

Finalmente, a Pensão Escola do Kunene. Ao contrário das mencionadas anteriormente, esta pensão é diferente por não estar localizada no centro da cidade capital, Ondjiva, mas sim na vila de Xangongo, a 96,7 km.

Numa vila com escassez de muitos serviços elementares para o fomento turístico, esta pensão é considerada pelos locais como “a melhor das melhores”. E não foi difícil perceber porquê.

Apesar de não ter ficado muito impressionado com o tipo de serviço prestado, as demoras no atendimento, a falta de um tratamento adequado aos clientes, entre outros, esta pensão oferece o mínimo de condições aos seus hóspedes.

Por favor, não se deixem enganar pelo nome do estabelecimento. Não é uma pensão como tal, mas sim uma pousada com mais de dez quartos.

Os quartos são higiénicos e há uma equipa destacada para fazer a limpeza diária. O pequeno-almoço, incluído no preço da estadia, é um pouco pobre, limitando-se ao básico: chá, leite, café, pão e ovo.

Surpreendentemente, ou talvez não, este foi o local com o preço mais elevado, com uma diária de um quarto suíte a 17 mil kwanzas.

Contactos

Tel: + 244 265 240 013

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *