Chegar até ao Kahombo faz parte da aventura: o resort fica dentro da Fazenda Terras de Koló, cujo desvio fica na berma da estrada que liga a vila de Cacuso às Quedas de Kalandula. Do desvio a porta principal do resort são cerca de 20 minutos de terra batida, passando por várias aldeias, campos agrícolas, e paisagens magnifícas. Quando finalmente desligas e sais do carro, és abraçado pelo cheiro único de terra, natureza, e campo. E o silêncio…o sossego…
O resort
Em termos de infraestrutura hoteleira, serviço e experiência, o Kahombo Resort é neste momento o melhor que há na província de Malanje, e um dos melhores a nível nacional. Conta com 42 quartos, sendo 6 suites (150.000 AKZ) e 35 duplos twin ou standard (90.000 AKZ). Entre os quartos duplos/twin, 12 são comunicantes, o que ideal para famílias ou grupos de amigos.
Os quartos duplos e as suítes dispõem de uma cama king size bastante confortável que, aliada ao silêncio da noite, proporcionou-nos várias das melhores noites de sono dos últimos tempos. As suítes são especialmente espaçosas e incluem uma sala ampla com televisão, sofá e uma pequena mesa de jantar, bem como uma segunda televisão no quarto. As casas de banho são perfeitamente funcionais: as suítes têm banheira, os outros apenas chuveiros.
O restaurante
Um dos grandes destaques da estadia no Kahombo é o restaurante. Num país onde somos frequentemente desapontados por refeições que não têm qualquer relação com o seu meio envolvente, foi gratificante usufruir de um pequeno-almoço recheado de produtos locais, muitos dos quais produzidos na própria fazenda, e diversos sumos naturais feitos a partir das frutas que mais se consomem na região.
Tanto os almoços como os jantares foram mais do que satisfatórios, principalmente no que toca a carne grelhada e os pratos tradicionais angolanos. Realce também para as sobremesas. Há várias opções de bebida disponível, incluindo vinho angolano (o famoso Vale do Bero, proveniente do Namibe) e aguardente de milho Das Ponteiras, feito aqui mesmo nesta região.
O que fazer
É possível fazer várias actividades de lazer dentro e fora do Kahombo Resort. Para começar, este lugar é a melhor base para explorar as mais procuradas atrações turísticas da região, nomeadamente as Quedas de Kalandula, as Pedras Negras de Pungo Andongo, e as Pegadas da Rainha Nzinga (que ficam a pouco mais de uma hora do resort) e os Rápidos do Kwanza, que fica a menos de duas horas.
O resort em si tem ao seu dispor um ginásio ao ar livre, passeios de barco pelo rio, playground para as crianças, um business center, uma sala de reuniões, amplo espaço para caminhadas, birdwatching, e, em breve, uma piscina.
A fazenda
A Fazenda Terras do Koló é vasta, até perder de vista. Tem 20.000 héctares, uma pista de avião com 1.700 metros, e vários animais. Mas os reais mestres desta fazenda são os bóis – actualmente alberga mais de 3.000 cabeças de gado bovino – de alta qualidade, provenientes maioritariamente do Brasil. Sendo este o principal negócio da fazenda, o resort organiza um tour onde pode ver em acção algumas etapas do tratamento destes animais.
Dicas soltas
- A net é precária, a rede inexistente;
- Infelizmente as estradas para as Quedas de Kalandula e as Pedras Negras de Pungo Andongo encontram-se em estado de degradação;
- Chove constantemente na região.
Considerações finais
De Luanda até ao Kahombo Resort Rural, é uma viagem tranquila de pouco mais de 5 horas, porta a porta. Nesta região, praticamente não existem resorts com esta qualidade, tranquilidade e comodidade. É a base ideal para explorar uma das províncias mais ricas em turismo do país. Vale a pena recarregar as baterias aqui.
Contactos
Tel: +244 932 757 876
reservas@kahomboresort.com | hotel.manager@kahomboresort.com
Kahombo Resort