Onde sair com o “mor” quando estás pobre

A falta de dinheiro não pode ser, necessariamente, sinônimo de ficares em casa. Principalmente com a parceira ou o parceiro a fazer pressão. Entre muitos problemas de vários tipos, o bom de Luanda é que esta cidade ainda nos permite ser criativos e nos divertirmos com a carteira uns coxe rota. Neste artigo, ajudamos-te a dar asas a tua imaginação para encontrarmos, juntos, soluções práticas e sugestões de onde sair com o ‘mor quando estás pobre. Porque não está mesmo fácil.

Nota: É óbvio que a pobreza é relativa, e o termo “pobre” aqui é usado de forma claramente exagerada. Para os propósitos deste guia, estamos a assumir que tens até 10.000 AKZ na carteira.

Palácio de Ferro + Teimosa da Banda

Porquê o Palácio de Ferro: Para além da sua arquitectura única, da sua rica e misteriosa história (este Palácio é mesmo da lavra de Gustave Eiffel?), e da sua beleza, o Palácio de Ferro é dos melhores destinos para amantes de cultura, e muitos dos seus eventos são totalmente grátis. Tem de tudo: noites de cinema, exposições artísticas, concertos e festivais musicais, feiras gastronómicos, e mais.

Porquê a Teimosa da Banda: As bifanas custam cerca de 3.900 AKZ cada e dão para enganar o estômago. Ao ires lá depois de visitares o Palácio, mostras que és cool, que sabes algumas coisas, que és bem informado, e que tens bom gosto. A melhor parte: fica a menos de 5 minutos à pé do Palácio à Teimosa.

Preço médio da saída: 3.900 AKZ por pessoa (assumindo que o evento no Palácio de Ferro é grátis)

Palácio de Ferro no Instagram
Teimosa da Banda no Instagram

Nossa Sombra + Galeria Jahmek ou Museu de História Natural

Porquê a Nossa Sombra: A Nossa Sombra é então romântica, duns coros! Localizada no coração do Kinaxixi, este espaço invulgar permite-te ter um almoço, jantar ou lanche entre as árvores deste pequeno oásis urbano que funciona também como loja de plantas. Os pratos são acessíveis – na sua maioria custam bem menos de 5.000 AKZ – e o ambiente é descontraído e sossegado.

Porquê a Galeria Jahmek: É, para nós, uma das melhores galerias de arte em Luanda. Adoramos os artistas que por aqui passam, a qualidade das exposições e o facto de a galeria estar localizada no antigo Hotel Globo, um lugar icónico na capital. Felizmente, todas as exposições na Jahmek são gratuitas. Da galeria até à Nossa Sombra são apenas 8 minutos a pé.

Porquê o Museu de História Natural: Nada nos une tão bem como criticar o governo, e uma visita ao Museu de História Natural é uma excelente oportunidade para lamentares com o “mor” a gritante falta de investimento nos nossos museus. Não há nada romântico em percorrer as salas dilapidadas do museu e apreciar as exposições quase inexistentes, mas é romântico queixarmo-nos das mesmas coisas!

Preço médio da saída: 3.000 AKZ por pessoa para uma refeição ligeira na Nossa Sombra. O preço de entrada no Museu é irrisório.

Nossa Sombra no Instagram
Jahmek no Instagram

Instituto Guimarães Rosa + Mbawa ou Araújo’s

Porquê o Instituto Guimarães Rosa: Originalmente conhecido como Casa Cultural Brasil Angola, o Instituto Guimarães Rosa está localizado no antigo e centenário Grande Hotel de Luanda. O instituto oferece uma rica variedade de eventos culturais, e muitos deles são focados no intercâmbio cultural entre Brasil e Angola. A grande maioria dos eventos no IGR Luanda são gratuito ou com valores de entrada irrisórios.

Porquê a Mbawa ou Araújo’s: Ambos estes lugares estão localizados a menos de 3 minutos a pé do Instituto Guimarães Rosa. Na Mbawa, podes saborear um fino ou um cocktail enquanto conversas sobre o que acabaste de ver no IGR. Já no Araújo’s, os teus Kwanzas rendem mais e podem até incluir um petisco.

Preço médio da saída: Até 6.000 AKZ por pessoa para um cocktail na Mbawa ou um fino e petisco no Araújo’s. A vasta maioria dos eventos no IGR Luanda são grátis.

Instituto Guimarães Rosa no Instagram
Mbawa no Instagram
Araújo’s no Instagram

Cine Geração + Nosso Sítio

Porquê o Cine Geração: Todas as quintas-feiras, a Geração 80 abre as portas do seu quintal no Alvalade para exibir filmes africanos numa tela gigante. É uma das melhores formas de aproveitar o fim de tarde de quinta-feira e começar a sentir as primeiras vibrações do fim de semana que se aproxima. E não é só cinema: às vezes, há também lançamentos de livros e sessões de perguntas e respostas. Os bilhetes custam a módica quantia de 1.500 AKZ; no pequeno bar vendem cerveja e vinho, entre outras opções.

Porquê o Nosso Sítio: A 6 minutos a pé do Cine Geração encontra-se o Nosso Sítio, um minúsculo restaurante junto à sede da OMA, com uma decoração tradicional encantadora. Entre os detalhes mais memoráveis, destacam-se os candeeiros de conchas do mar, o barco de madeira no teto e as diversas máscaras. Os bancos exteriores ostentam nomes de bairros de Luanda: Corimba, Camama, Mutamba, entre outros. O Nosso Sítio é o local ideal para deixar o trânsito acalmar enquanto saboreiam um chouriço do Lubango e um ou dois finos, debatendo o filme que acabaram de ver.

Preço médio da saída: Até 5.000 AKZ por pessoa com filme, petisco e fino incluído.

Cine Geração no Instagram

MAAN + Otawa

Porquê o MAAN: Concertos intimistas, exposições artísticas e conversas com personalidades culturais, tudo gratuito: eis a proposta do Memorial António Agostinho Neto, e a razão pela qual este lugar especial figura nesta lista. Praticamente nenhum outro espaço em Luanda oferece tal variedade e qualidade de eventos culturais por zero Kwanzas. Ideal para casais com a carteira vazia!

Porquê o Otawa: O Otawa é, sem dúvida, o melhor restaurante e bar nas redondezas do MAAN. Fica a 8 minutos a pé e a 4 minutos de carro; a comida é boa, o ambiente é descontraído e divertido, e os preços são razoáveis. É perfeito para um petisco e uma bebida após o concerto.

Preço médio da saída: Até 5.000 AKZ por pessoa com concerto, petisco e fino incluído.

MAAN no Instagram
Otawa no Instagram

Liga Africana + Doce Recanto ou Jobs

Porquê a Liga Africana: Já assistimos a várias peças de teatro no anfiteatro da Liga Africana, um local reconhecido como ideal para apreciar o teatro nacional em Luanda. Mas a Liga não se limita ao teatro: é palco de diversos eventos culturais, incluindo concertos musicais, lançamentos literários e debates académicos, entre outros.

Porquê o Doce Recanto: Apenas dois minutos separam a Liga Africana do Doce Recanto, um restaurante versátil com personalidade forte. É frequentemente palco de “after-works” com DJs alternativos, noites de karaoke e outros eventos. Aqui, podes divertir-te sem esvaziar a carteira.

Porquê a Churrasqueira Jobs: Um date que acaba em churrasco kuya muito. A Churrasqueira Jobs é apenas isso: uma verdadeira churrasqueira, sem xuxutices e pretensões para ser algo mais que isso, com bom churra e bons acompanhantes a preços minimamente acessíveis. Dividam um frango para duas pessoas e vão pra casa com a barriga cheia.

Preço médio da saída: Até 8.000 AKZ por pessoa com concerto, churrasco e fino incluído.

Liga Africana no Facebook
Doce Recanto no Instagram
Churrasqueira Jobs no Instagram

Fundação Arte e Cultura + Kintal da Tia Guida ou Wine O’Clock Bistro

Porquê a Fundação Arte e Cultura: Situada na Ilha do Cabo, a Fundação Arte e Cultura alberga a Galeria Tamar Golan, que apresenta frequentes exposições artísticas, e o Anfiteatro Wyza, palco de inúmeros concertos de estilos musicais variados. A grande maioria dos eventos na Fundação tem entrada gratuita, com alguns concertos a custarem, no máximo, 3.000 AKZ. Segue a Fundação no Instagram para ficares a par da sua diversificada agenda cultural.

Porquê o Kintal da Tia Guida: O Kintal da Tia Guida é um dos nossos sítios preferidos para almoçar ou jantar na Ilha do Cabo. É o típico restaurante ilhéu onde o forte é a gastronomia local. Por ser um estabelecimento tradicional, que mantém a sua identidade e clientela há muitos anos, os preços são acessíveis.

Porquê o Wine O’Clock Bistrô: O Wine O’Clock Bistrô é um restaurante convidativo e honesto: serve comida saborosa a preços razoáveis, as porções são generosas – uma porção pode ser dividia por duas pessoas – e o ambiente é tranquilo. É o tipo de lugar onde se pode passar a tarde em total calma. Vale a pena segui-los no Instagram, porque de vez em quando fazem eventos vínicos e culturais. Um lugar a ter em conta na tua próxima ida à Ilha, antes ou depois de visitares a Fundação.

Preço médio da saída: Até 10.000 AKZ por pessoa com concerto e almoço ou jantar incluído.

Fundação Arte e Cultura no Instagram
Wine O’Clock Bistrô no Instagram

Resgarte Teatro Bar

Porquê o Resgarte: É um espaço versátil e acessível, bem como um destino único: aqui podes comer, beber e ver um espetáculo ou peça de teatro, tudo no mesmo local.  O ambiente intimista e acolhedor do Resgarte é ideal para quem procura uma experiência cultural com um toque angolano único, lembrando os famosos comedy clubs de Manhattan ou Londres, mas com uma pitada de sabor local. Os preços praticados pelo Resgarte são mais do que justos. Diríamos até que, pelo serviço prestado e a qualidade dos pratos, chega a ser um grande achado. Ótima relação preço-qualidade.

Preço médio de saída: Até 10.000 AKZ por pessoa com concerto e jantar incluído. Com cocktails, pode rondar os 15.000 AKZ, muito menos que outros lugares em Luanda.

Resgarte Teatro Bar no Instagram

Praia + Rabugento

Há tempos escrevemos um guia sobre as praias de Luanda, que pode ser consultado aqui; pouco tempo depois, escrevemos um guia sobre as nossas geladarias preferidas da cidade. Pois bem, das melhores atividades baratas que podes fazer com o “mor” nestes tempos difíceis de carteira furada é o célebre combo praia + gelado; depois da saíres da Ilha, sobe até ao Rabugento do Mutu que é de longe o que fica menos cheio. De nada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Chat Icon