Guia LNL: Onde ficar, onde comer e o que fazer no Lubango (e arredores)

Com um clima ameno resultante da sua altitude (1.760 m), paisagens deslumbrantes e várias atrações turísticas a uma curta distância, Lubango é uma cidade única em Angola e um dos nossos destinos preferidos. Fundada oficialmente em 1885 por imigrantes da Ilha da Madeira, que encontraram aqui diversos grupos étnicos, Lubango é hoje uma cidade moderna, cosmopolita e em franco crescimento: é a segunda mais populosa em Angola. É também a capital mais fria!

Devido ao seu clima e elevação, a região do Lubango oferece diversos produtos agrícolas difíceis ou mesmo impossíveis de encontrar noutras regiões do país; por isso, uma visita ao vibrante mercado municipal é obrigatória. Por outro lado, a sua localização estratégica proporciona viagens relativamente rápidas para Moçâmedes, Benguela, Huambo, Ondjiva e até mesmo para a Namíbia, para citar apenas estes. E quem sabe, num futuro próximo, o Aeroporto da Mukanka poderá receber voos internacionais; é uma intenção que está no papel há bastante tempo.

A cultura da pecuária nestas bandas é forte e não é à toa que o chouriço caseiro do Lubango, bem como a alheira e outras iguarias do género, são conhecidas nacionalmente.

Poucas áreas no país têm uma malha hoteleira com a qualidade que se encontra aqui; os restaurantes fora dos hotéis ainda não estão ao nível de Luanda ou Benguela, mas caminham nesse sentido.

Este guia, o único que precisas, ajuda-te a explorar o melhor deste que é um dos nossos destinos turísticos preferidos.

Navegação

A melhor altura para ir
Como chegar
Como se locomover
Os melhores hotéis e restaurantes
O que fazer
Dicas adicionais

A melhor altura para ir

Não há uma má altura para ir ao Lubango, mas é importante realçar que os meses de Junho e Julho são os mais frios; as temperaturas à noite podem rondar os 5 graus centígrados ou menos. Nos meses mais quentes, nomeadamente Setembro, Outubro e Novembro, a temperatura média durante o dia ronda os 26-28 graus centígrados.

A cidade fica no seu melhor por altura das Festas da Nossa Senhora do Monte, que começam a partir do dia 15 de Agosto todos os anos. Se quiseres ir nesta altura, recomendamos que reserves com antecedência pois os hotéis e hospedarias ficam abarrotados.

Como chegar

Avião: Neste preciso momento, a única empresa que voa para Lubango é a TAAG. No passado recente, a província já foi também servida pela FlyAngola, empresa que suspendeu temporariamente as suas operações.

Autocarro: As melhores empresas a ligar Lubango com diversos pontos do país, principalmente Luanda, Mocâmedes, Benguela e Huambo, são a Macon e a Huambo Expresso. Já viajamos diversas vezes por ambas e podemos confirmar a sua utilidade. Há também diversos mini-autocarros a ligar Lubango e Mocâmedes, uma das rotas mais procuradas.

Carro próprio: Lubango é um dos destinos mais fáceis e mais percorridos. A partir de Luanda, a EN100 leva-te até Benguela, e depois a EN105 coloca-te no Lubango. Se vieres de Moçâmedes, a EN280 liga a província do Namibe ao Lubango.

Como se locomover

Heetch: Felizmente, Lubango já conta com os serviços de táxi da Heetch, semelhante ao Uber; recomendamos vivamente que baixes o aplicativo e o uses tal como o usas em Luanda ou fora do país.

Kupapatas: A forma mais rápida e conveniente de te deslocares entre os principais pontos do casco urbano do Lubango é de mota, vulgo kupapata nesta região. As viagens começam nos 150 AKZ.

Transporte interurbano: Lubango e Humpata contam com uma robusta rede de transportes interurbanos, denominada Chela Express, operada pela empresa Rosalina Express. Esta mesma empresa também faz serviço de táxi privado, o Chela Shuttle: +244 942 235 514 | +244 933 338 805 | +244 933 321 779.

Com o motorista do hotel: Alguns hotéis no Lubango dispõe de serviços de motoristas, normalmente táxis privados que podem ser alugados por hora ou por dia. Basta informares-te na recepção do hotel onde te hospedares.

Rent-a-car: Neste preciso momento (Dezembro 2023), Lubango conta com pelo menos três serviços de rent-a-car:

Hertz Rent-a-car (Travelgest)
+244 934 260 102 | +244 934 260 118
travelgest.co.ao/en/contacts
geral.lubango@travelgest.co.ao

Fórmula Sul
+244 937 632 348 | +244 943 066 444
formulasul.cars@gmail.com | geral@formulasul.com
formulasul.com

Unawi Rent-a-car
+244 944 740 457
inf.unawi@gmail.com
Unawi no Facebook

Os melhores hotéis e restaurantes

Vários dos principais hotéis do Lubango albergam também os melhores restaurantes na cidade. Por isso, juntamos os hotéis e restaurantes numa só secção neste guia.

Pululukwa Resort (hotel e restaurante)

Não se precisa de muito tempo para se chegar a conclusão que o Pululukwa é o melhor resort do seu género em Angola. Incrivelmente extenso e de uma beleza singular, este aldeamento turístico cobre uma área de 100 hectares, reaproveitando assim o que era antigamente uma fazenda agrícola.

As refeições são feitas no lindo Restaurante dos Lagos, que consideramos ser o melhor restaurante na região sul de Angola em termos de qualidade.

Mapunda, Lubango
Tel: +244 932 565 017
Pululukwa no Facebook e no Instagram

Casper Resort (hotel e restaurante)

Com uma localização privilegiada numa das zonas mais nobres do Lubango, a Nossa Senhora do Monte, o Casper Resort é provavelmente o mais procurado hotel no centro da cidade pela comodidade dos seus quartos, a limpeza e beleza do seu espaço, e o profissionalismo da sua gestão.

Gostamos de dizer que o Casper Resort tem o mais conceituado pequeno-almoço na cidade, uma cornucópia de frutas frescas, cereais, compotas, queijos diversos, enfim, o melhor que esta rica região agrícola tem para oferecer.

Complexo Turístico Nossa Senhora do Monte, Lubango
Tel: +244 261 245 015 | +244 923 521 546
casperresort.com

Hotel Serra da Chela (hotel e restaurante)

Nos últimos meses, a Serra da Chela passou por uma remodelação profunda (esperamos pelo mesmo upgrade no serviço ao cliente, que pode ser muito lento). As áreas comuns deste hotel de quatro estrelas foram transformadas, tornando-as mais modernas, arejadas e sofisticadas. Além disso, o hotel continua a oferecer um dos melhores salões da região, frequentemente utilizado para casamentos, conferências e outros tipos de eventos, e um restaurante com gastronomia diversificada.

Possui também uma piscina externa para os mais corajosos que não se importam com o clima fresco da cidade.

Complexo Turístico Nossa Senhora do Monte, Lubango
Tel: +244 930 970 878 | +244 927 146 363
Hotel Serra da Chela no Facebook e no Instagram

Kimbo do Soba (hotel e restaurante)

Diferente dos outros hotéis da cidade, o Kimbo do Soba integra-se à natureza, incorporando elementos característicos na decoração. Localizado próximo à Capela da Nossa Senhora do Monte, este resort possui uma decoração singular, com colmo, palha, laje e carcaças de animais, proporcionando um ambiente selvagem. Felizmente, os quartos e o restaurante sofreram uma remodelação recente, e nota-se o upgrade na decoração e comodidade dos espaços.

O restaurante, com carcaças de animais espalhadas pelo local e sabugos de milho na entrada, é memorável. A carne de caça é trazida da Namíbia e os frutos do mar vêm da Praia da Mariquita, no Namibe.

Complexo Turístico Nossa Senhora do Monte, Lubango
Tel: +244 922 396 462
Kimbo do Soba no Facebook

Flor de Lis (pousada)

Localizada a 2050 m acima do nível do mar e a 6 km do centro de Lubango, já a caminho da Humpata, a Pousada Flor De Lis oferece quartos espaçosos com Wi-Fi gratuito e casa de banho privativa. Rodeada por um jardim bem cuidado, esta propriedade possui quartos simples mas modernos, área de estar e frigorífico. Os hóspedes podem desfrutar de comodidades para churrasco e relaxar no jardim sombreado. É considerada uma das melhores opções no Lubango em termos de relação qualidade-preço.

Entroncamento Cristo Rei, Lubango
Tel: +244 923 361 790
Flor de Lis no Facebook

Hospedaria Os Chalés (guest house)

No coração da cidade do Lubango, na rua 10 de Dezembro, a hospedaria Os Chalés é o que poderíamos chamar de um ‘game-changer’ em inglês. Sua principal característica é o atendimento eficiente e personalizado. É uma excelente escolha para pessoas que desejam explorar a cidade, pois está cercada por restaurantes e lojas.

Além disso, é limpa e arrumada, com um delicioso pequeno-almoço servido ao ar livre das 06:00 às 09:00. Os Chalés também oferece estacionamento privado e um dos melhores wi-fi do Lubango. E o preço da diária por uma suite com cama de casal é muito competitivo para a região.

Rua 10 de Dezembro, Lubango
Tel: +244 261 224 100
Hospedaria Os Chalés no Facebook

Lubango Hills (apartamento self-catering)

Quando está disponível, é um autêntico mimo. Concebido para quem viaja a trabalho ou passeio, o Lubango Hill é um apartamento em regime self-catering com uma vista privilegiada sobre a cidade do Lubango, fácil acesso aos principais pontos turísticos da cidade e “o encanto da Cordilheira da Chela à distância de um olhar”. Uma casa fora de casa.

Bairro Comandante Nzagi, Lubango
Tel: +244 921 335 500
O Lubango Hills também está disponível no Booking.com e no AirBnb

Hotel VIP Huíla (hotel e pub)

O Hotel VIP Huíla tem duas vantagens de relevo: uma localização privilegiada no Bairro Comercial do Lubango, ao pé dos principais supermercados, bancos, escolas, e repartições públicas da capital, e o bar Zavula Terrace, palco do quinzenal Jazz às Quintas; é dos melhores eventos de música ao vivo na cidade.

Avenida Dr. Agostinho Neto, Lubango
Tel: +244 925 755 555
Hotel VIP Huíla no Facebook e no Instagram

Zoom’s Lodge (hotel)

Uma das mais novas unidades hoteleiras na região do Lubango, o Zoom’s Lodge fica localizado no município da Humpata, há 30 minutos do Aeroporto da Mukanka, 15 minutos do centro da capital provincial e 15 minutos do Mercado Municipal da Humpata. Dispõe de 16 suites simpáticos e um ambiente sereno rodeado pela natureza huilense.

EN 280, Humpata
Tel: +244 924 085 007
Zoom’s Lodge no Facebook

Vihua Lodge (safari)

Localizado na região da Tunda dos Gambos, no coração da fazenda Três N, o Vihua Lodge é a opção perfeita para quem quer passar alguns dias longe (bem longe!) do Lubango. O resort surpreende pela arquitetura simples e acolhedora, oferecendo um ambiente tranquilo e relaxante. Com bungalows e suítes confortáveis, o Vihua Lodge mantém a simplicidade rústica que harmoniza com a natureza.

Além disso, o safari permite aos visitantes fotografar e filmar de perto diversas espécies de animais selvagens. Avestruzes, girafas, zebras, palancas vermelhas, olongos, gazelas, impalas, vacas-do-mato, águias e pássaros coloridos são alguns dos animais que tornam a biodiversidade uma realidade.

Fazenda Três N, Parque Nacional do Bicuar, Huíla
Tel: +244 931 152 999 | +244 928 511 824
Vihua Lodge no Facebook
vihualodge@gmail.com

Sá da Bandeira (restaurante)

O Sá da Bandeira oferece um menu de gastronomia internacional, com um atendimento gentil e pontual. O ambiente do local é restrito e muito acolhedor, transportando-nos para a atmosfera vibrante dos famosos street bars de Cape Town, que já tivemos o prazer de visitar. Cada detalhe do espaço é cuidadosamente pensado, desde a originalidade na decoração até à seleção da música ambiente, proporcionando uma experiência memorável.

Rua 1° de Agosto, Lubango
Tel: +244 941 202 666
Sá da Bandeira no Instagram

Café do Monte (restaurante)

Localizado numa das principais artérias do Lubango, no complexo comercial da Shoprite, o Café do Monte oferece uma certa diversidade gastronómica à cidade. Por conta dos donos sul-africanos, o restaurante serve uma variedade de pratos que são impossíveis de encontrar noutros lugares da capital huilana, incluindo os melhores nachos na região sul de Angola, um pequeno-almoço inglês como deve ser, com salsichas e chouriço caseiro, e dos melhores hambúrgueres nestas bandas.

Parque da Shoprite Lubango
Tel: +244  946 697 236

Liopa (restaurante)

Um dos restaurantes mais procurados do Lubango, o Liopa tem um ambiente ímpar, com forte personalidade, e uma decoração rústica com diversos cachecóis de clubes de futebol de vários pontos do mundo. A melhor coisa a comer aqui são as carnes grelhadas.

Avenida 4 de Fevereiro, Lubango
Tel: +244 946 332 988
Liopa no Instagram

O Pote da Tia Odete (restaurante)

Localizado fora do casco urbano do Lubango, perto do Aeroporto da Mukanka, O Pote da Tia Odete oferece boa comida de tacho e grelhados a preços convidativos num ambiente acolhedor e divertido. Serve gastronomia angolana e portuguesa num espaço feito quase todo de granito e mármore.

EN 105, rua em frente à Omatapalo
Tel: +244 928 640 129

Medara (restaurante)

Para além dos seus famosos T-bones e outros cortes importados da Namíbia, que são depois grelhados na chapa, o Medara é conhecido como o único espaço de karaoke na cidade.

Bairro da Lage, Lubango
Tel: +244 222 748 864

O que fazer

Explorar o sul com a Okuya Adventures

O sul de Angola é uma terra mágica e poucos a conhecem melhor do que a Okuya Adventures. A empresa cria pacotes personalizados com base nos desejos da sua clientela, mas inclui sempre alguns segredos que só ela conhece. Encantos escondidos da Serra da Leba, visitas ao pôr do sol à Fenda do Bimbe, o ponto mais alto da Huíla, passeios às piscinas naturais e ao azul profundo das águas da Praia do Piambo, no Namibe, e outras experiências inesquecíveis são apenas algumas das opções.

Cascatas, riachos, rochas, praias, paisagens incríveis, diversas histórias, contacto com os povos e churrasco de galinha nacional fazem parte da experiência destes tours. Sem esquecer, claro, o registo fotográfico profissional. “As nossas viagens promovem o contacto íntimo com a natureza, são desenhadas a pensar em si e nos grupos de amigos, afinal, as viagens não são só os lugares, mas também as pessoas, os momentos…”, diz Adilson, um dos responsáveis da Okuuya.

Reservas: +244 925 319 128
Okuya Adventures no Instagram
Okuya Adventures no Facebook

Passeio pela Serra da Leba

É impensável viajar para o Lubango e não passear pela Serra da Leba, um dos cartões-postais mais reconhecidos não só da região sul, mas também do país. Tecnicamente, tanto a Serra da Leba como o seu Miradouro estão localizados na província do Namibe, após a fronteira com a Huíla (a cerca de 40 minutos do centro do Lubango) mas a malta da Huíla não gosta muito de ouvir esses fatos, e por isso não vamos insistir! A estrada que serpenteia por esta maravilha foi concluída no final dos anos 60, e em 20 km e cerca de 30 curvas faz um desnível de mais de 1000 metros.

A melhor forma de apreciar a Serra da Leba é a partir do Miradouro da mesma, onde podes também aproveitar e almoçar o churrasco de galinha nacional, típico da região. É a partir do Miradouro que, com o tempo e com paciência, começas a descobrir os outros encantos desta Serra, como a cascata, os pássaros, e mais…

Mapa

Piquenique na Fenda da Tundavala

É aqui, neste abismo fulminante em formato de V, onde acaba o Planalto Central de Angola e, eventualmente, começa a imensidão do deserto mais antigo do mundo – o Deserto do Namibe.

Na Fenda da Tundavala, o planalto atinge uma altura impressionante de mais de 2200 metros e depois cai abruptamente para cerca de 1000 metros, o que proporciona uma visão ao mesmo tempo vertiginosa e deslumbrante da paisagem ao redor, que se estende por vários quilómetros pelo Namibe adentro. Aproveita e faz um piquenique no enorme parque à tua volta, cheio de rochas, monolitos e paisagens.

Mapa

Pôr do Sol na Fenda do Bimbe

Poucos a conhecem, talvez devido ao seu acesso ainda difícil, mas a Fenda do Bimbe é um dos segredos mais bem guardados da região. Ainda mais impressionante que a Fenda da Tundavala, é o ponto mais alto da província da Huíla e a queda para a planície em baixo é ainda mais abrupta e cativante. O pôr do sol aqui é simplesmente mágico.

Infelizmente, o acesso tem de ser com uma viatura 4×4 e é melhor feito com quem conhece a zona (por isso recomendamos a Okuya ou outra agência turística da Huíla); não há qualquer tipo de infraestrutura turística na Fenda, incluindo miradouros seguros. Mas vista maravilhosa mais do que compensa.

Mapa

Tábua de queijos e enchidos no Le Chalet

Rodeado de verde num cenário idílico abençoado pelo sossego, o Le Chalet é um café e ponto de venda de produtos lácteos produzidos ali mesmo na Queijaria Serra N’Tandavala. É um dos orgulhos do Lubango. A marca é nacionalmente conhecida por produzir queijo curado, queijo fresco, iogurte natural, natas, manteiga, leite fresco pasteurizado e enchidos. Tem três pontos de venda, dois no Lubango (incluindo este café) e um na Torre Dipanda no Largo da Independência, em Luanda.

Uma das coisas que mais gostamos de fazer é pegar uma tábua de queijos e enchidos, uma garrafa de vinho e apreciar o cenário com amigos e familiares.

Estrada da Tundavala, Lubango
Tel: +244 931 915 544
Le Chalet no Facebook
Loja online

Aprender sobre os povos locais no Museu Regional da Huíla

Reaberto ao público em Setembro de 2022 após um longo período de requalificação, o Museu Regional da Huíla é o mais importante da região sul de Angola. Fundado em 1957, é um pequeno tesouro cultural que preserva e exibe os costumes, crenças e tradições dos povos da Huíla, Cunene, Cuando Cubango e Namibe. Conta com um acervo entnológico de 1.530 peças.

Rua Dr. Agostinho Neto, Lubango
Tel: +244 939 625 266
Museu Regional da Huíla no Facebook

Apreciar a vista da cidade ao lado do Cristo Rei e do Letreiro Gigante do Lubango

Construído em 1957 e concebido pelo arquiteto madeirense Frazão Sardinha, o Cristo Rei do Lubango é uma das principais atrações turísticas da cidade e oferece uma vista única sobre a mesma. Inspirado pelas estátuas de Cristo no Rio de Janeiro, no Brasil, e em Almada, Portugal, o Cristo da Huíla fica a 2100 metros de altitude, no topo da Serra da Chela.

Já o Letreiro Gigante, mesmo ao lado da estátua, rapidamente tornou-se um símbolo da cidade e faz lembrar o letreiro de Hollywood. Infelizmente, tanto o letreiro como a estátua sofrem constantes vandalizações.

Mapa

Turismo religioso na Capelinha Nossa Senhora do Monte e na Sé Catedral do Lubango

As fortes raízes católicas do Lubango fazem-se sentir em dois ícones da cidade: a Capela da Nossa Senhora do Monte, construída por colonos madeirenses e inaugurada ainda inacabada em 1902 (e depois reabilitada em 1921), e a Sé Catedral do Lubango, designada Sé Catedral de São José, construída em 1955 pelo arquiteto português Fernando Batalha.

As duas estruturas têm sofrido obras de restauração ao longo dos anos e hoje apresentam-se no seu máximo esplendor; são locais fundamentais para as Festas de Nossa Senhora do Monte, as mais importantes da capital huilense.

Mapa Capela Nossa Senhora do Monte

Mapa Sé Catedral do Lubango

Refrescar-te nas Cascatas da Huíla e da Estação Zootécnica da Humpata

Ambas estas cascatas – uma na Estação Zootécnica da Humpata (na foto acima), a cerca de uma hora (34 km) do centro do Lubango, e outra na sede do Município da Huíla, a 40 minutos do centro (30 km) – dependem inteiramente da quantidade de chuva que caiu sobre a região na altura. Sem a água da chuva, o fluxo é demasiado fraco para se avistarem grandes quedas de água.

Contudo, o ambiente de ambas vale a pena a visita. A Cascata da Estação Zootécnica, a 2200 metros de altitude, é de difícil acesso por um caminho cheio de pedras e pontes de madeira, mas é possível banhar-se no lago e explorar a caverna por trás da cascata.

A da Huíla é rodeada de muito verde: árvores antigas e frondosas, um jardim bem cuidado com algumas estruturas e até um pequeno restaurante para saborear uma cerveja N’gola e um petisco.

Mapa Cascata da Estação Zootécnica da Humpata

Mapa Cascata da Huíla

Namorar no Parque Nossa Senhora do Monte

Os autores deste guia vivem em Luanda e deslumbram-se sempre que vêm um parque urbano numa cidade em Angola. É que a capital do país está pessimamente servida neste aspeto. Mas para os lubanguenses, parques urbanos são perfeitamente normais e o da Nossa Senhora do Monte é particularmente lindo; é comum ver estudantes a ler e casais a namorar. O amplo espaço que inclui quadras esportivas, áreas de camping, restaurantes, um enorme lago artificial e outras atrações é um dos grandes destaques da capital de Huíla.

Mapa Parque Nossa Senhora do Monte

Compras nos Mercados Municipais do Lubango e da Humpata

A espectacular produção agrícola desta região do país faz com que os mercados municipais do Lubango e da Humpata sejam dos mais variados em Angola, onde se compram produtos que não aparecem noutros lugares. O do Lubango, ainda albergado na estrutura colonial original, fica mesmo no centro da cidade, e o da Humpata dista a 25 km (20 minutos) do centro.

Mapa Mercado Municipal da Humpata

Mapa Mercado Municipal do Lubango

De comboio até ao Menongue

O comboio expresso entre Lubango e Menongue foi reinaugurado em Dezembro 2023, e hoje a viagem à capital da província do Kuando Kubango dura cerca de 8 horas, e não as 12 horas no comboio normal. Este novo comboio expresso semanal está dividido em 3 classes diferentes, com vários níveis de conforto, e conta com restaurante climatizado, música ambiente e televisão. Sai do Lubango sábados às 7h00; parte de Menongue às segundas, regressando ao Lubango por volta das 15h30.

Caminho de Ferro de Moçamedes no Facebook

Na foto: O Rio Cuebe Lodge, principal unidade hoteleira do Kuando Kubango.

E o Namibe aqui ao pé…

O Namibe terá o seu próprio guia, como é óbvio, mas vale sempre a pena lembrar que o mar e todos os outros encantos desta magnífica província ficam a cerca de duas horas do centro da cidade do Lubango. Ou seja, é inteiramente possível ir ao Namibe de manhã, passar o dia a explorar a cidade de Moçâmedes, mergulhar nas águas da Baía das Pipas ou mesmo da Praia do Soba, e regressar ao Lubango a tempo de jantar.

Dicas adicionais

  • A cidade do Lubango tem um pequeno Xyami Shopping onde encontras um Cinemax, caso te dê na cabeça ver um filme.
  • Apesar da quantidade elevada de hotéis, residenciais, guesthouses, pensões e resorts, Lubango fica invariavelmente cheio em feriados e fins de semana prolongados. Reserva com antecedência e não te esqueças: também existe Airbnb.
  • Esta província é um excelente ponto de partida para Cunene e Namíbia, e a estrada está em boas condições. Toca a andar!

*A foto de capa deste artigo e a foto na secção “A melhor altura para ir” são da autoria de Nelson Dunduma. Podes segui-lo aqui.

*A foto do Cristo Rei é de Eric Lafforgue; a da Cascata da Estação Zootécnica da Humpata é do Angola Image Bank.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *