Guia LNL: Onde ficar, onde comer e o que fazer em Benguela

Localizada no litoral centro-sul do país, Benguela é uma província com um potencial turístico enorme. Fora de Luanda, é a que tem a maior rede hoteleira e de restauração, e a única com duas cidades, nomeadamente Lobito e Benguela, com cerca de 500.000 habitantes (Benguela tem ligeiramente mais).

O corredor Lobito-Catumbela-Benguela dispõe do segundo maior porto do país, o segundo maior aeroporto em Angola, que já devia ser de categoria internacional há mais de uma década, o ponto de partida de um caminho de ferro que atravessa o continente (o famoso Caminhos de Ferro de Benguela), e uma rica história de mais de 400 anos: Benguela foi fundada em 1617 e cedo tornou-se o centro do comércio esclavagista na região.

É também nesta região onde encontramos alguns dos melhores restaurantes e hotéis em Angola, algumas das praias mais belas e inexploradas e um verdejante pulmão agrícola no interior, que ainda clama por imenso desenvolvimento e investimento. A malha hoteleira de Benguela inclui hotéis de praia, bungalows na savana semiárida, zonas de campismo ao pé do mar, safári e hotéis urbanos; a restauração é mais diversificada do que todas as outras províncias, tirando a capital, e mais desenvolvida.

Este guia, o único que precisas, ajuda-te a explorar o melhor deste que é um dos nossos destinos turísticos preferidos.

Navegação

A melhor altura para ir
Como chegar
Como se locomover
Os melhores hotéis
Os melhores restaurantes
O que fazer
Dicas adicionais

A melhor altura para ir

Não há uma má altura para ir a Benguela. Contudo, a cidade fica totalmente cheia nos meses quentes de verão, principalmente em dezembro, quando recebe inúmeros turistas vindos do Huambo, Huíla e, claro, Luanda. Estas mesmas enchentes ocorrem em fins de semana prolongados, em que encontrar um quarto de hotel pode ser um grande desafio, e nas festas das cidades de Benguela (17 de Maio) e Lobito (10 de setembro).

Os meses de Outubro, Novembro, Janeiro e Fevereiro são particularmente propícios para uma visita a Benguela: evitas as enchentes, mas ainda usufruis de um clima excelente para a praia e os encantos de cidades um pouco mais calmas.

Como chegar

Avião: Neste preciso momento, a única empresa que voa para Benguela é a TAAG, e o único aeroporto em funcionamento é o Aeroporto da Catumbela. No passado recente, a província já foi também servida pela FlyAngola, empresa que suspendeu temporariamente as suas operações.

Autocarro: As melhores empresas a ligar Benguela com diversos pontos do país, principalmente Luanda e Huambo, são a Macon e a Huambo Expresso. Já viajamos diversas vezes por ambas e podemos confirmar a sua utilidade.

Carro próprio: Benguela é um dos destinos mais fáceis e mais percorridos. A partir de Luanda, a EN100 leva-te ao teu destino, passando por Cabo Ledo, Porto Amboim, e Sumbe.

Como se locomover

Heetch: Felizmente, Benguela já conta com os serviços de táxi da Heetch, semelhante ao Uber; recomendamos vivamente que baixes o aplicativo e o uses tal como o usas em Luanda ou fora do país.

Kupapatas: De longe a forma mais rápida e conveniente de te deslocares entre os principais pontos da cidade de Benguela e Lobito é de mota, vulgo kupapata nesta região. As viagens começam nos 150 AKZ.

À pé: O centro da cidade de Benguela é pacato e foi pensado para peões; ainda é possível fazer uso de passeios. Já Lobito é uma cidade muito mais extensa, mas ainda achamos que há poucas coisas melhores do que andar à pé pela Restinga.

Transporte interurbano: Lobito, Catumbela e Benguela contam com uma robusta rede de transportes intraurbanos que fazem este trajecto; o melhor e mais confiável é operado pela empresa Rosalina Express, que também faz serviço de táxi: +244 927 030 437.

Com o motorista do hotel: Muitos hotéis em Benguela dispõe de serviços de motoristas, normalmente táxis privados que podem ser alugados por hora ou por dia. Basta informares-te na recepção do hotel onde te hospedares.

Rent-a-car: Neste preciso momento (Outubro 2023), Benguela conta com pelo menos três serviços de rent-a-car, mas estes serviços estão sempre num abre e fecha próprio da realidade Angolana. Tenta a tua sorte:

Serjob Benguela:
+244 937 486 600
serjov.limitada@gmail.com

Walter Xeno Rent-a-car
+244 929 004 440 | +244 923 916 158
walterxeno923@gmail.com

GoldCar Rent-a-car (Lobito)
+244 940 782 626
geral@goldcar-rent.com
GoldCar no Instagram

Os melhores hotéis

Lobito

Hotel Terminus

Com a sua ampla praia, rica história e quartos com vista para o mar, o Hotel Terminus é considerado um dos melhores hotéis de praia em Angola. Apesar de o serviço poder ser melhor, especialmente no restaurante e no bar, a localização do hotel e os pequenos detalhes, como camas confortáveis, compensam possíveis frustrações.

Rua Robert Williams, Restinga do Lobito
Tel: +244 973 784

Hotel Turimar

O principal business hotel do Lobito, o Turimar é especialmente concebido para viagens rápidas de negócio. Com 3 estrelas bem merecidas, tem 53 opções de alojamento, de diferentes tipologias, auditório e salas de reunião com tecnologia de ponta e um restaurante com pratos muito bem confeccionados.

Avenida da Independência, Restinga do Lobito
Tel: +244  272 222 303
Turimar no Facebook

Hotel Residencial Casa Rosa

Localizado na zona nobre da Restinga, este pequeno boutique hotel, que conta com piscina e vista para o mar, vale pela sua localização, pelos quartos espaçosos e confortáveis e pela proximidade a alguns dos melhores restaurantes da zona. Com manutenção adequada e um serviço mais célere, seria melhor aproveitado.

Avenida da Independência, Restinga do Lobito
Tel: +244 943 320 003 | +244 955 030 926
Casa Rosa no Facebook

H&L Albergaria

Das mais novas unidades hoteleiras na cidade, o H&L, no bairro Compão, tem 23 quartos amplos, modernos e confortáveis, e dois apartamentos T2; todos têm varanda. A zona não é tão pitoresca quanto a Restinga, e por isso o preço é menor do que os hotéis em frente ao mar, mas o Compão é mais perto do coração comercial da cidade.

Rua José de Anchieta, Bairro Compão, Lobito
Tel: +244 936 968 111
H&L Albergaria no Facebook

Catumbela

Colina Resort

Foto por Vasco Célio | STILLS | EDICENTER

A vista que se tem do topo do Morro da Catumbela, onde está localizado o Colina Resort, é especial: inclui o rio, a pacata vila e o mar. Esta unidade hoteleira moderna, com piscina, ginásio, campos de ténis, spa e jardins, fica a poucos minutos do Aeroporto. Os bungalows de vidro e madeira são espaçosos: têm sala, cozinha e um ou dois quartos, dependendo do tipo. O resort peca apenas pelo serviço inconstante.

Morro da Catumbela, Catumbela
Tel:  +244 923 231 662
Colina Resort no Facebook

Benguela

Aparthotel Mil Cidades

Localizado no centro de Benguela, o Mil Cidades é uma das melhores opções de hospedagem no sul do país. Conta com piscina, ginásio, salas de conferências e um restaurante de qualidade; todos os quartos são pequenos apartamentos de diferentes tipologias, equipados com cozinha, sala, e máquina de lavar. É dos hotéis mais procurados na província.

Av. Aires de Almeida Santos 9, Benguela
Tel: +244 933 292 560
milcidades-aparthotel.com
Aparthotel Mil Cidades no Facebook

Misinga Hotel

Moderno e simpático, o Hotel Misinga, de 3 estrelas, é uma excelente opção para estadias curtas no centro da cidade. Os quatro quartos superiores, em particular, são espaçosos e confortáveis; os quartos normais são mais pequenos, com casas de banho minúsculas, mas garantem uma estadia igualmente confortável.

Rua 31 de Janeiro, Benguela
Tel: +244 272 238 463

Hotel Luso

O Luso é um dos hotéis mais antigos da cidade, e o tamanho e qualidade dos quartos demonstram exatamente isso. Contudo, a localização do hotel, bem como a sua piscina, esplanada e restaurante, ajudam a mitigar a sua idade avançada e possíveis lacunas no atendimento. Come-se muito bem por lá.

Rua Aires de Almeida Santos, Benguela
Tel: +244 272 236 680
lusohotelbga.com

Hotel Praia Morena

Outro estabelecimento hoteleiro antigo em Benguela, o Hotel Praia Morena ainda vale a pena devido à parte nova do hotel (não recomendamos a parte mais antiga, pois os quartos não têm a mesma qualidade), à localização e às comodidades, que incluem piscina, cabeleireiro, lojas e um bar e lounge no terraço.

Rua José Estevão 25, Benguela
Tel: +244 949 437 464
hotelpraiamorena.com

Pensão NB

Benguela tem inúmeras pensões, guesthouses e residenciais espalhados pela cidade, como o Hotel Residencial Benguela, a Residencial A Sombra (que conta também com uma boa cozinha) e a Nancy’s Guest House. Mas uma que mais se destaca é a Pensão NB, localizada a escassos metros da Igreja Nossa Senhora do Pópulo, erguida em 1748. A Pensão NB oferece uma excelente relação preço-qualidade num espaço confortável e acolhedor.

Avenida Combatentes da Grande Guerra 47, Benguela
Tel: +244 923 521 966
pensao-nb.negocio.site

Baía Azul

CV Lodge

Localizado entre a cidade de Benguela e as praias da Baía Azul, o CV Lodge é um resort expansivo que se destaca pelo seu “safari” vedado (uma espécie de jardim zoológico ao ar livre em que apenas os leões estão efetivamente enjaulados), pelo seu próprio Cristo Rei com vista para a Baía Azul, a Baía Farta e a região circundante, e pelas várias atividades de lazer.

Baía Azul, Benguela
Tel: +244 925 419 767
CV Lodge no Facebook

Hotel Duas Faces

O Hotel Duas Faces é o único localizado a escassos metros da praia da Baía Azul, uma das mais bonitas da região. Tem instalações modernas, limpas e confortáveis, apesar de os quartos mostrarem já alguma idade. Durante as tardes de calor, após uma manhã na praia, nada melhor do que mergulhar na piscina do hotel.

Tel: +244 922 508 508
Hotel Duas Faces no Facebook e no Instagram

Talamajamba

Lodge Kapembawé

As infraestruturas, as atividades de lazer, o safari, a imensidão de espaço e o sossego fazem do Lodge Kapembawé um dos melhores resorts do seu género em Angola. É uma longa caminhada para lá chegar, e os preços são altos, mas o Lodge tenta compensar isso com um bom serviço, boa comida e bungalows com muito boas condições.

Parque Ambiental AMAC, Talamajamba, Benguela
Tel: +244 924 867 605
Kapembawé no Facebook e Instagram

Os melhores restaurantes

Lobito

Luna Ocean Club

O Luna Ocean Club é um lugar para comer, fazer praia, ouvir música ao vivo ou apenas saborear uma bebida no lounge ou bar à beira-mar. Localizado na Restinga do Lobito, o restaurante combina vários ambientes e tem um vasto areal típico da região. O menu é variado e serve almoços, jantares, refeições ligeiras e snacks.

Avenida de Lisboa, Lobito
Tel: +244 926 963 939
Luna Ocean Club no Facebook e no Instagram

Don Pedro

O Don Pedro é um restaurante que espelha bem a personalidade e paixão do Chef Pedro Teixeira, natural de Portugal mas com longa experiência na restauração angolana. Os pratos aqui servidos neste pequeno e acolhedor restaurante no Compão refletem as influências do Chef.

Rua Fragoso de Matos, Compão, Lobito
Tel: +244 935 731 717

Restaurante Batuk

O Batuk é um espaço convidativo, elegante e relaxante, ideal para apreciar o Atlântico e as baleias que ocasionalmente passam pela Restinga do Lobito. Durante uma recente viagem a Benguela, passamos várias horas no Batuk, desfrutando de um mergulho à tarde, várias entradas, pratos principais e sobremesas feitas com frutas locais, além de apreciar um belo pôr do sol. O Batuk é esse tipo de lugar.

Praça Luís de Camões 8, Restinga do Lobito
Tel: +244 222 718 413
Batuk no Facebook

D. Bina

Um clássico da restauração lobitanga, onde continua a servir clientes há mais de uma década, o D. Bina é um dos restaurantes mais procurados na cidade. Serve gastronomia portuguesa típica e bem confeccionada num ambiente acolhedor e caseiro, com bons vinhos para acompanhar.

Avenida da Independência 155, Restinga do Lobito
Tel: +244 936 458 282

Benguela

Tudo na Brasa

O Tudo na Brasa é um dos melhores restaurantes de Benguela, não apenas pelo seu leitão à Bairrada, possivelmente o melhor da região sul e arredores, mas também pela sua consistência ao longo de mais de uma década. É uma paragem obrigatória.

Rua Domingos do Ó, Benguela
Tel: +244 947 303 634
Tudo na Brasa no Instagram e no Facebook

Restaurante Mil Cidades

É uma das principais referências em Benguela. O restaurante Mil Cidades vai além das gastronomias angolana e portuguesa que se encontram na vasta maioria dos restaurantes angolanos: também serve comida indiana. Do melhor nível, mesmo. Tikka masala, butter chicken, biryani – as opções são diversas e deliciosas.

Av. Aires de Almeida Santos, Benguela
Tel: +244 941 786 147
milcidades-aparthotel.com

Marisqueira Sani

Não conhecemos na cidade de Benguela um melhor sítio para comer marisco. A Chef São é uma mestre na cozinha e as porções que ela serve neste quintal acolhedor e icónico são mais do que generosas. Há quem diga que o seu arroz de marisco por si só vale a viagem para Benguela…

Rua António José de Almeida, Benguela
Tel: +244 936 531 531

Restaurante Sal e Brasa

Arejado, espaçoso, e convidativo, este restaurante, localizado na saída da cidade de Benguela a caminho da praia de Santo António, tem se revelado uma das melhores opções gastronómicas na província. É uma referência pela qualidade dos seus produtos, tais como peixe e marisco da costa angolana, pela confecção dos pratos, pelas porções generosas e pelo atendimento simpático.

Campo de Tiro, EN 100, Benguela
Tel: +244 933 491 491
Sal e Brasa no Facebook

Jango Bar & Grill

Os pedidos às vezes demoram uma eternidade, mas o Jango serve muito bem e cobra pouco pela qualidade e quantidade da comida. É um espaço simples e descontraído, com porções generosas e um menu onde se destacam petiscos, pratos de tacho e uma deliciosa feijoada de leitão.

Rua Ilha da Madeira, Benguela
Tel: +244 934 146 716
Jango no Facebook

Tasca da Sé

Uma verdadeira tasca benguelense, este pequeno restaurante tem uma decoração rústica e cheia de personalidade – cachecóis do Benfica, máscaras africanas penduradas na parede, peças de arte – e é conhecida não só pelos seus petiscos, mas também por fabricar o seu próprio licor caseiro. Serve provavelmente o melhor fino de Benguela, em copos geladíssimos.

Rua Guerra Junqueira, Benguela
Tel: +244 923 511 125

Churrascaria Ana Comoto

Este quintal serve, sem dúvida, o melhor e mais procurado churrasco de galinha gentia da cidade. Tanto que em breve a Ana vai abrir uma sucursal em Luanda…

Mapa
Tel: +244 924 964 844
Churrascaria Ana Camoto no Instagram

O que fazer

Mergulho com a Ombissi

Localizada na Caota, em Benguela, a Ombissi Divers é o único centro de mergulho que conhecemos por aqui. Eles oferecem uma série de experiências aquáticas e subaquáticas, incluindo mergulho com cilindro, snorkeling e aulas sobre como fazê-lo.

Marco Vicente, o proprietário e instrutor certificado, diz: “A Caotinha oferece-nos uma fauna muito variada, desde o coral amarelo/laranja, as famosas gorgónias (plantas), os nudibrânquios (lesmas coloridas do mar), o polvo comum, os cavalos-marinhos, os cardumes de sargos, as garoupas, os peixes-balão, as moreias, o peixe-borboleta… A temperatura da água em média ronda os 22-23°C, a visibilidade varia entre 6-10 metros e a profundidade vai desde os 2 metros até aos 18 metros máximo. A Caotinha é um aquário natural. Imperdível!”

Reservas: +244 941 288 300
Ombissi Divers no Instagram
Ombissi Divers no Facebook

Visita guiada à fábrica da Caxaramba

A Caxaramba é uma marca de uma aguardente de cana (rum) angolana produzida exclusivamente no Lobito, numa antiga adega de vinhos. Se ligares com a devida antecedência, poderás visitar a fábrica da Caxaramba e conhecer o autêntico processo de produção desta bebida angolana de alta qualidade, desde a receção da cana fresca até ao envelhecimento. E claro, provar o produto…

Rua Principal da Canata, Lobito
Tel: +244 926 566 525
Caxaramba no Facebook

Visita ao Farol do Lobito

Localizado nas imediações do Porto do Lobito, no lado oposto da ponta da Restinga, o Farol do Lobito oferece-nos uma vista privilegiada da cidade e uma janela ao seu passado: foi construído em 1915, 10 anos após a fundação desta urbe.

Mapa

Museu Nacional de Arqueologia de Benguela

São poucos os museus a funcionar em Angola, e menos ainda com tão rica história. Erguido em finais do século 17, o edifício que hoje alberga o Museu Nacional de Arqueologia de Benguela funcionou durante longos anos como um armazém de escravos, que eram aqui depositados antes de seguirem viagem para o continente americano.

Após o fim da escravatura, pertenceu à Alfândega local, e depois da independência assumiu a sua função actual. Depois de um período de degradação avançada, o Museu foi alvo de profundas obras de reabilitação, tendo reaberto em Maio deste ano. Possui um acervo de mais de 9.000 peças e está localizado a escassos metros da Praia Morena, cartão postal desta cidade, e do Palácio do Governador.

Tel: +244 926 566 525
O Museu no Facebook

Andar à pé

Estamos a falar a sério. Andar a pé é uma das coisas que mais gostamos de fazer no centro da cidade de Benguela, na Restinga do Lobito e na vila de Catumbela. Todos estes locais são históricos, com centenas de anos de vida e segredos, bem como estilos arquitetónicos diversos (será que a Restinga é a melhor e maior montra de arquitetura Art Deco no país?). Nessas cidades, ainda se conservam alguns jardins, parques e largos que te convidam a abrandar o ritmo e talvez até pegar num livro para ler.

O site Destino Benguela tem mapeado um roteiro turístico com os principais pontos da cidade de Benguela, para quem particularmente goste de esticar as pernas.

Praias

Benguela tem inúmeras praias lindas por explorar, principalmente na região sul da província. A lista inclui a Praia do Binga (na foto acima), da Baía dos Elefantes, da Caota, da Caotinha (uma das mais famosa), e a do Chamume, só para citar estas. Não fiques apenas pela Baía Azul e a Restinga.

Tem atenção que o caminho para muitas destas praias, como a do Binga, por exemplo, exige um carro 4×4 e um condutor minimamente experiente; tem em mente também que estas praias não têm qualquer tipo de suporte para actividades turísticas. Vai preparado e prevenido, pois estás por conta própria.

Dicas adicionais

  • A cidade de Benguela tem um pequeno Xyami Shopping onde encontras um Cinemax, caso te dê na cabeça ver um filme.
  • Apesar da quantidade elevada de hotéis, residenciais, guesthouses, pensões e resorts, as principais cidades desta província ficam invariavelmente cheias em feriados e fins de semana prolongados. Reserva com antecedência e, se uma das cidades estiver cheia, tenta na outra. Apenas 30 minutos separam Lobito de Benguela. E não te esqueças: também existe Airbnb.
  • Esta província é um excelente ponto de partida para o centro e sul do país: tanto o Huambo como Lubango ficam a menos de 5 horas de distância (de carro). Toca a andar!
  • Para os mais aventureiros e possuidores de jipes 4×4 robustos, é possível também ir diretamente ao Namibe pela EN100, também conhecida como a Estrada da Lucira. Mas atenção: uma significativa parte do trajeto é por terra batida e rochosa, sem qualquer tipo de bomba de combustível, e só vale a pena fazer este trajeto com um condutor experiente (e que, de preferência, já tenha feito o trajeto antes).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *